Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2010

O último post...

31 de dezembro de 2010 1

… de 2010!!

Festa e festa pelo mundo. O primeiro local do planeta a comemorar a virada foi parte das Ilhas da República de Kiribati, no Oceano Pacífico, que começou a celebrar 2011 quando aqui no Brasil eram 8h da manhã. E depois as celebrações se seguiram lá pelo outro lado do planeta, acompanhando o fuso-horário. Na Austrália, a tradicional explosão dos fogos na ponte da Baía de Sydney. Ano-Novo um pouco mais triste, o país enfrenta a pior enchente em anos. 200 mil pessoas atingidas, alagamentos ocupam uma área equivalente aos territórios de França e Alemanha juntos.

Também celebrações em Pequim e Hong Kong, na China, e em Manila, onde o novo ano chegou às 2h da tarde por aqui.

Réveillon nas cidades de Tóquio, no Japão, Seul, na Coreia do Sul, e Pyongyang, na Coreia do Norte, de onde se espera um pouco mais de paz neste ano que está começando. Por lá também já é 2011.

Agora, às 18h50min aqui no Brasil, começa a 2011 no Oriente Médio. O continente europeu começa a entrar em 2011 também daqui a pouquinho…. Festas bonitas, como Londres, Paris, na Champs de Elysée… Muito champagne, como é tradicional.

Em Nova York, a expectativa é de que até 1 milhão de pessoas acompanhem a festa em Times Square. Com o aumento das temperaturas na cidade, foi possível retirar a neve da região de Times Square, para facilitar as comemorações.

Amigos, para todos os meus leitores, telespectadores, ouvintes, seguidores do Twitter, Facebook, internautas… um grande, um abençoado, feliz ano-novo!

Novo impasse entre EUA e Venezuela

30 de dezembro de 2010 0

2010 vai terminar como começou, com as velhas rusgas diplomáticas entre EUA e Venezuela. Hoje, circulou a informação, vejam só, pelo Twitter do vice-chanceler da Venezuela, Temir Porras, de que o governo americano teria cancelado o visto do embaixador venezuelano nos EUA, Bernardo Álvarez Herrera. A ação do Departamento de Estado americano seria uma represália à decisão do presidente Hugo Chávez de ter se recusado a aceitar a indicação de Larry Palmer para o cargo de embaixador dos EUA em Caracas.

Logo após sair no Twitter, a mensagem foi retirada pelo autor, mas vários jornais já confirmam a informação baseados em “fontes diplomáticas”. Chávez está irritado com os comentários feitos por Palmer sobre a Venezuela. Ele disse certa vez que o moral do exército estava baixo e disse temer a presença de guerrilheiros das Farc no território venezuelano. Os EUA justificam sua decisão baseados no princípio da reciprocidade.

As brigas entre EUA e Venezuela são antigas, e atingiram o auge durante o governo de George W. Bush, lembram? Chávez foi à tribuna da ONU dizer que o local ainda estava cheirando a enxofre.

- O diabo esteve aqui – afirmou, referindo-se a Bush, que um pouco antes havia discursado na Assembleia-geral.

A situação teria dado sinais de melhora após a eleição de Barack Obama, mas algum tempo depois Chávez declarou que o presidente americano era “uma grande decepção” e que ele tinha “o mesmo fedor de George W. Bush”.


Padre belga foi um dos mentores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre

29 de dezembro de 2010 0

François Houtart é um dos mais conhecidos sociólogos antiglobalização. Marxista, adepto da teologia da libertação, foi um dos mentores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre em 2001. Hoje, o jornal belga Le Soir divulgou que o padre de 85 anos confessou ter praticado pedofilia 40 anos atrás, contra um menino de oito anos.

Houtart disse ao jornal que ele é o “canônico A”, acusado por uma das 475 denúncias apresentadas este ano perante uma comissão criada pela Igreja belga para tratar casos de sacerdotes pedófilos. Apelidado de “o papa da antiglobalização”, Houtart foi inscrito por seus partidários em outubro como candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 2011. A campanha a seu favor perdeu força logo depois das denúncias.

Em outubro, depois que partidários deram início à campanha apoiando o sacerdote para o Nobel da Paz, uma mulher entrou em contato com a ONG que ele fundou, a Cetri (na sigla em francês) e disse que ele teria abusado sexualmente de seu irmão há 40 anos, de acordo com o diretor da organização, Bernard Duterme. No e-mail que enviou à ONG e ao comitê que fazia campanha pela nomeação de Houtart ao Nobel da Paz, a irmã da vítima fornece detalhes sobre os supostos abusos. Segundo ela, Houtart – que era amigo de seu pai – entrou no quarto de seu irmão duas vezes “para estuprá-lo”.

Segundo ela, seu pai conversou com o padre sobre o incidente alguns dias depois e disse que ele deveria se desculpar, mas o sacerdote se recusou e disse “que aquilo era normal”. A família cortou então qualquer contato com Houtart.

Hoje, ao jornal belga “Le Soir”, o padre admitiu que abusou do garoto em duas ocasiões na casa dos pais do menino em Liege, no leste da Bélgica.

“A. entrou duas vezes no quarto do meu irmão para estuprá-lo”, conta a autora da denúncia. O padre, considerado um dos mais influentes do mundo católico belga, confessou parcialmente seu crime.

- Ao atravessar o quarto de uma das crianças da família, de fato toquei suas partes íntimas por duas vezes, o que o acordou e assustou – declarou.

A mulher, no entanto, fala claramente em “estupro”.

- Evidentemente foi um ato impensado e irresponsável – admitiu, afirmando jamais ter abusado de outros menores.

Ex-professor da Universidade Católica de Leuven (UCL), Houtart é especialista do Concílio Vaticano II. Em 2002, ao ser questionado sobre a herança do fórum de Porto Alegre, afirmou:

“Porto Alegre 2001 foi um evento de grande força simbólica. Em Porto Alegre não se criaram novas estruturas ou um contrapoder nem econômico nem político, mas Porto Alegre criou uma nova cultura. Também permitiu a movimentos de tipos muito diferentes encontrarem-se, e a fazer contatos e intrerconexões fortes. O ano que vem vai ser realmente crucial, para ver se se encontra o tipo de organização eficaz, e não pesado demais, se se encontra a pedagogia para ir além e se podemos chegar realmente a propostas reais que são de diferentes tipos, umas mais utópicas, mas também propostas alternativas a curto e médio prazo para realmente propor mais do que uma simples regulação da economia, da ecologia, do poder político e uma construção, a longo prazo, de outra lógica econômica, outra organização do mundo, para responder às necessidades dos seres humanos e não somente da acumulação do capital.”

Big Ben e Abadia de Westminster de Londres eram alvos do terror

28 de dezembro de 2010 0

Enquanto a Itália se inquietava com as explosões de pacotes-bombas em embaixadas, na semana passada, silenciosamente, a polícia antiterrorista da Grã-Bretanha realizava uma megaoperação para prender uma célula extremista no centro do país. De um grupo de 12 pessoas detidas, nove foram formalmente acusados de conspiração. Eles têm idades entre 19 e 28 anos e estariam colocando em operação um plano iniciado em 28 de outubro e cujo auge seria o fim deste ano.

O desarticulação do grupo ocorre em um momento de inquietação na Europa por causa da descoberta de vários planos terroristas. Dos nove, pelo menos cinco têm origem em Bangladesh. Com eles foram encontrados manuais da Al-Qaeda. Hoje, veio a tona a informação de que os homens pretendiam atacar pontos famosos de Londres, como o Big Ben, a London Eye e a Abadia de Westminster. Também estavam na mora a Bolsa de Valores, o escritório do prefeito, Boris Johnson e a embaixada dos EUA. As informações foram divulgadas durante audiência em tribunal de Westminster e foram reveladas pelo jornal Daily Telegraph.

Gaúcho chefe da OEA no Haiti diz que voltará ao país do Caribe apenas para se despedir

26 de dezembro de 2010 0

Um dos homens mais corretos que conheço, Ricardo Seitenfus praticamente já não é mais o chefe da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti. O gaúcho, professor de Relações Internacionais, chegou na noite de sábado de Porto Príncipe para férias em Arroio do Tigre.

Em contato hoje, por e-mail, ele me disse:

- Não me demiti, nem fui demitido. Simplesmente Insulza me pediu que gozasse férias a que tinha direito.

Ele refere-se a José Miguel Insulza, secretário-geral da OEA. Seitenfus explicou:

- Devo retornar ao Haiti ao final delas para despedir-me pois não assumirei novamente o posto. Estes são os fatos. A partir deles, cada um interpreta como bem entende.

O diálogo entre Seitenfus e Insulza teria ocorrido na segunda-feira, quando o secretário-geral da OEA teria se referido a uma entrevista concedida pelo gaúcho ao jornal suíço Le Temps. Seitenfis teria ditto que permaneceria no Haiti, que enfrenta uma crise de segurança e a epidemia de cólera, mas Insulza teria ditto para que tirasse ferias. Nos bastidores, sabe-se que Seitenfus teria estranhado a ordem para tirar ferias. Ele planejava permanecer no Haiti até 31 de março de 2011.

Na entrevista ao Le Temps, Seitenfus disse que o país caribenho pagou por sua proximidade com os EUA, afirmou também que várias ONGs só existem às custas da desgraça hatiana e que o Haiti é testemunho do fracasso da ajuda internacional.

Tudo o que afirmou, é verdade. Mas Insulza não gostou. O gaúcho também criticou a atuação das tropas de paz da ONU, lideradas pelo Brasil.

- É necessário construir estradas, represas, um sistema jurídico, mas a ONU diz que não tem jurisprudência para isso – disse.

Insulza afirmou hoje:

- Não é verdade que pedi sua renúncia. O senhor Seitenfus há tempos anunciou que ia embora. É sempre efetuou declarações bastante fortes sobre a distribuição da ajuda no Haiti. Eu o fiz ver que é representante da OEA e que não é bom que faça essas declarações. Mas não foi essa a razão da saída.

A mensagem de Natal de Obama

25 de dezembro de 2010 0

Obama e a mulher, Michelle, gravaram uma mensagem especial para os americanos neste sábado de Natal. Confira no YouTube, clicando aqui

Neve paralisou Londres, conta gaúcho

24 de dezembro de 2010 0

Enquanto aqui no Rio Grande, faz uma tarde quente, na Europa, novas nevascas. Aeroportos parados, mais de 50% dos voos com problemas no Charles de Gaulle, por exemplo. Deve ser o White Christmas, o Natal branco, como o pessoal gosta de dizer. Recebi mais um relato de um gaúcho que está por lá. Agora, quem dá uma ideia do friozão é o Luiz Neto., há dois anos morando em Londres.

Londres é uma cidade de temperaturas amenas, de modo que raramente faz muito calor ou frio. Quase todos os anos temos neve, mas raramente neva como este ano. Eu vivo na cidade desde 2008, e pra falar a verdade jamais tinha visto algo parecido com isso antes. Comenta-se muito que a razão da neve ter voltado a cair desta maneira e acumular tanto na cidade se deve a despoluição que a cidade vem promovendo. Dizem que não neva assim há quase 20 anos.

A neve aqui é quase sempre comemorada e um acontecimento feliz para os londrinos. Vale lembrar que a cidade é imensamente habitada por estrangeiros, muitos deles provenientes de países onde jamais neva, então acaba sendo uma oportunidade única para eles verem de perto o fenômeno. Como aqui quase nunca acontece algum acumulo de neve, vale pela beleza de ver os parques e telhados todos brancos, como cenas de filme. Especialmente agora no Natal, a neve inicialmente foi muito festejada. Os estudantes brasileiros da cidade vibraram e brincaram muito.

Horas depois da primeira nevasca, vimos montes de relatos no Twitter, Orkut, Facebook e afins, com direito a fotos de bonecos de neve e de guerras de bolas de neve. Durante os primeiros dias, foi literalmente uma festa.

Porém o caos causado por esta nevasca foi inédito, e, comparavem com o que a “ash cloud” do ano passado causou. Durante toda última sexta e sábado, tivemos grandes transtornos e muito comércio fechado por conta das dificuldades que o transporte enfrentou. Diferentemente do que se pensa, não é só a aviação que sofre com a neve, mas também os trens e especialmente o transporte rodoviario. Muitas linhas de metro e trem fecharam, e engarrafamento tomou conta de das principais ruas da cidade.

Londres não conta com estrutura para limpar as ruas da neve, afinal é algo bem incomum. Apesar de sempre jogarem sal nas ruas e calçadas quando há previsão de gelo, desta vez a quantidade usada não foi suficiente, e a temperatura próxima a zero favoreceu para que os flocos que caíam logo formassem uma camada lisa que tornou qualquer rua extremamente perigosa, e qualquer subida literalmente invencível para um veiculo com pneus comuns.

Eu mesmo tive de ajudar a “estacionar” alguns carros, empurrando-os para a calçada e travando pneus com pedras para que não escorregassem descida abaixo. Para piorar, a temperatura se manteve rigorosamente abaixo de zero, o que impedia a neve de derreter e facilitar o trabalho de limpeza.

Acredito que a situação que Londres vive será inedita. Depois deste transtorno e dos milhões perdidos, duvido muito que os aeroportos não se preparem melhor para o próximo inverno. A opinião pública criticou muito a situação, comparando com outros países muito mais frios e atingidos pela neve onde não houve contratempos. Vale lembrar também que outra nevesca assim não deverá acontecer tao cedo, pois o inverno até o momento tem se mostrado atipicamente frio.

Mas para mim, assim como para a maioria dos brasileiros, com ou sem caos, vale a emoção de finalmente curtir um “white christmas”.

Música internacional, direto de Dublin

24 de dezembro de 2010 0

Neste fim de tarde de véspera de Natal, nada como boa música para relaxar, depois do corre-corre das compras. Espero que você que me lê já esteja em casa, descansando, preparando a ceia com a família. Chega de correria. O gaúcho Sérgio Cesar, colaborador do blog, que mora em Dublin, fez um vídeo com uma banda de rua, nesta manhã, que ele curte. E agora divide com os nossos leitores. Abraços!


Notícias do Natal 2010 pelo mundo

24 de dezembro de 2010 0

Papai Noel do bem

Usando um disfarce de Papai Noel, um policial italiano prendeu no estacionamento de uma loja um homem suspeito de cobrar uma taxa para a proteção do estabelecimento.

A prisão aconteceu na cidade de Catania, na Sicília. O dono da loja pagava mensalmente 260 euros como taxa imposta pela organização mafiosa Santapaola. A extorsão vinha ocorrendo nos últimos 10 anos.

**

Papai Noel do mal

Tem o Papai Noel do mal também. Os papais noéis, no caso… A polícia afirmou nesta sexta-feira que dois homens vestidos de Papai Noel roubaram o rifle de um dos guardas do Castelo de Estocolmo, na Suécia. A dupla atacou o guarda nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, entrando na zona de segurança do castelo. Eles espancaram o guarda antes de fugir do local com um rifle AK5 carregado.

**

Renas sinalizadas

Autoridades norueguesas instalaram equipamentos refletores em renas para tentar reduzir o número de acidentes envolvendo esses animais. A notícia é do jornal britânico Daily Telegraph. Foram colocados colares refletores e etiquetas nos chifres de cerca de 2 mil renas. Testes feitos em veículos que circulam sobre a neve mostraram que as renas com os refletores são bem mais visíveis no escuro do que os animais sem os dispositivos.

**

Êxodo de cristãos

Levantamento das Nações Unidas revela que está reduzindo o número de cristãos justamente na região que é berço do cristianismo: o Oriente Médio. Milhares estão deixando os países países como Iraque, Síria e Líbano por conta da instabilidade política.

Esta parte do mundo conta com 20 milhões de cristãos, cinco milhões deles católicos, entre os 356 milhões de habitantes da zona, segundo as cifras difundidas num sínodo sobre o Oriente Médio em outubro, no Vaticano.

Conflitos, instabilidade política, dificuldades econômicas, discriminação, perseguição ou crescimento do Islã radical são algumas das causas que fazem com que muitos deles decidam ir embora do país, principalmente do Iraque.

**

Esperança natalina

Neste dia 24, uma esperança de menos armas nucleares no planeta. A Câmara Baixa do parlamento russo, a Duma, aprovou, de forma preliminar o novo Start (sigla em inglês para Tratado de Redução de Armas Estratégicas) assinado com os EUA em abril e aprovado pelo Senado americano na quarta-feira. Falta ainda a aprovação da Câmara Alta, mas já é alguma coisa.

Identificado grupo que atacou embaixadas

23 de dezembro de 2010 0

Um grupo anarquista autoproclamado Federação Anarquista Informal (FAI) reivindicou a autoria dos ataques com pacotes-bombas lançados hoje contra as embaixadas do Chile e da Suíça em Roma. O grupo é bastante conhecido das autoridades e é considerado a principal ameaça terrorista nacional. Em 2009, a FAI reivindicou um atentado a bomba em um túnel sob a Universidade Bocconi, em Milão.

A polícia identificou a autoria dos ataques depois que um bilhete foi encontrado na embaixada do Chile. Na representação da Suíça, nenhuma identificação foi localizada, mas os pacotes são muito semelhantes, o que leva a concluir que os dois ataques têm o mesmo autor.

As explosões ocorrem em um momento de tesão na Itália. Na semana passada, uma manifestação contra uma reforma universitária terminou em prisões no centro de Roma. A crise econômica também pode ter insuflado grupos de extrema esquerda. Há uma relação entre grupos anarquistas na Itália, Grécia e Espanha.

A mensagem encontrada:

“Decidimos fazer nossa voz ser ouvida com palavras e fatos,

vamos destruir o sistema de dominação, viva a FAI, viva a Anarquia”

"Nevascas paralisam aeroportos", conta gaúcho em Dublin

23 de dezembro de 2010 0

O leitor Sérgio César acaba de fotografar o aeroporto de Dublin e enviar estas fotos para o blog. Se por aqui o problema era a ameaça de greve dos aeroviários, lá a dificuldade é a neve.

“Diferente do Brasil que enfrenta uma possível greve dos aeroviários, aqui em Dublin,o problema é uma das piores nevascas que atingem a Irlanda , e a Europa em geral. Muitos voos foram cancelados, causando tumultos nos aeroportos do continente.”

Relato de um gaúcho sobre o frio na Estônia

23 de dezembro de 2010 1

Jorge Eduardo Pedrozo mora na Estônia e também manda seu relato do frio na Europa:

Moro e trabalho na Estônia há dois anos. Por aqui, o inverno é bem intenso, com temperaturas chegando a 30 graus negativos. A neve se acumula por todos os lados, pois este ano tem caido muito forte. Mas acho que por aqui o país é mais estruturado para suportar o inverno. Tudo funciona normalmente, é muito raro algum lugar ou meio de transporte parar. O vestuario é adequado, e as moradias aquecidas. Quando me lembro das vezes em que deixei de fazer alguma coisa ou sair por causa do frio aí do Rio Grande do Sul, acho até graca, pois aprendi com o povo daqui que  não é empecilho. Em um clube de futebol da primeira divisão daqui, jogam dois brasileiros. Às vezes, nescessitam treinar ou jogar com neve no campo e a temperatura negativa, como aconteceu no último inverno. Por duas semanas, oscilou entre -20C e -24C. Eles dizem já estar acostumados. Nos primeiros dias quando aqui cheguei sofri algumas quedas, mas depois, observando os mais velhos, aprendi a caminhar no gelo,o passo tem de ser bem curtinho. Feliz natal a todos!

Sunday Blood Sunday

22 de dezembro de 2010 1

O blog convidou gaúchos que estão no friozão da Europa, enfrentando o dia-a-dia de nevascas, para contar como está a situação. Veja o relato de Sérgio Cezar, que mora em Dublin, na Irlanda.

Na minha casa nos viramos bem, pois é bem quente. Os problemas começam quando você sai na calçada, pois a neve vira gelo e para cair no chão não custa muito. Os hospitais têm um grande aumento no número de atendimentos de pessoas que sofrem quedas e até quebram o braço. Os ônibus  simplesmente param, e você tem que conseguir um taxi. Os trens são mais difíceis de parar, mas acontecem problemas também

Aqui vão algumas fotos que fiz da sacada do meu prédio em frente ao Croke Park Stadium local do SUNDAY BLOOD SUNDAY.


No momento temperatura de -7 graus e sensação de -13 graus , e ônibus começam a parar, aulas canceladas, e, segundo a imprensa britânica, em Londres, é a pior nevasca desde 1910. E  a pior na Irlanda desde 1972.


Natal feliz para Obama

22 de dezembro de 2010 0

Depois de um 2010 difícil, com derrota no Congresso, o Papai Noel deve ser gordo para o presidente dos EUA, Barack Obama. Ainda hoje, ele deve conseguir que o Senado aprove o Start, acordo entre os EUA e Rússia para a redução de arsenais nucleares. Será sua segunda vitória no mesmo dia. Hoje, ele cumpriu uma de suas principais promessas de campanha: o fim das restrições a homossexuais nas forças armadas. A medida sepulta a política do Don’t ask, don’t tell (Não pergunte, não conte), uma espécie de pacto de silêncio que permitia a presença de militares gays desde que os candidatos não fossem questionados sobre sua orientação sexual na hora da convocação. Agoram alén de poderem servir, eles também poderão assumir sua opção sexual.

O que é notícia no fim de semana pelo mundo

19 de dezembro de 2010 0


Notícia da noite, a explosão em um oleoduto no México matou pelo menos 27 pessoas, entre elas 12 crianças. Mantida pela Pemex, a tubulação explodiu em San Martín Texmelucan, uma pequena comunidade do Estado de Puebla. Carros e casas foram destruídas. A causa do incidente pode ter sido uma abertura feita de forma ilegal no oleoduto.
**
Novos vazamentos do site Wikileaks, mais uma vez citando o Brasil. Agora, um telegrama da embaixada americana sugeriu que o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu foi “captado” em mensagens confidenciais pela diplomacia dos EUA, sugerindo que ele estaria envolvido em caixa 2. A informação foi revelada pelo próprio Dirceu ao amigo Paulo Coelho durante almoço realizado no sábado e acabou vazando no blog do escritor antes mesmo do Wikileaks. Outra revelação do site de Julian Assange: MST teria espiões no Incra para orientar invasões.
**
Fortes nevascas fecharam aeroportos e afetaram o tráfego rodoviário na Europa durante todo o fim de semana. Paris ficou coberta de neve – uma raridade que se repetiu várias vezes nas últimas semanas por conta do inverno excepcionalmente frio. Cerca de 25% dos voos foram sido cancelados no Charles de Gaulle. O aeroporto de Heathrow, em Londres, estava fechado para pousos e permitia apenas algumas decolagens. Em Frankfurt, mais de 500 voos dos 1.330 voos planejados para hoje foram suspensos. Ainda que as pistas estivessem liberadas, as operações foram interrompidas por problemas em outros lugares da Europa, com alguns passageiros esperando pelo voo desde sexta-feira.
**
O Conselho de Segurança da ONU realizou uma sessão de emergência na tentativa de amenizar as tensões na península da Coreia. O mau tempo adiou exercícios militares sul-coreanos na disputada fronteira com o Norte.