Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 25 janeiro 2011

Obama fará hoje discurso mais importante do ano nos EUA

25 de janeiro de 2011 0

Dentro de algumas horas, o presidente dos EUA, Barack Obama, fará seu mais importante discurso do ano, o pronunciamento sobre o Estado da União, tradicional fala do comandante-em-chefe americano a cada início de ano legislativo. O pronunciamento começará às 21h em Washington, 0h de quarta-feira em Brasília. Será um discurso eminentemente econômico, mas com nuanças políticas, já que, pela primeira vez, Obama enfrenta a Câmara dos Deputados sem maioria democrata.

O presidente buscará um pronunciamento acima das tensões políticas entre o seu partido e o Republicano. Tentará encontrar aquilo que há de comum com seus adversários para criar empregos e promover o crescimento econômico.

Criar empregos é a meta de Obama em 2011 e sua plataforma para começar a trilhar o caminho da reeleição em 2012. O nível de desemprego chega a 10% nos EUA, e para muitos analistas, essa é a única questão que pode barrar sua permanência no poder por mais quatro anos.

A despeito da retórica mais positiva do que de confronto, Obama e os republicanos mantêm profundas divisões sobre como conter o déficit público que até 31 de março deve atingir o limite máximo previsto em lei, US$ 14,3 trilhões. Os republicanos são favoráveis a cortes de gastos, enquanto democratas preferem aumentar impostos sobre os americanos mais ricos.

O discurso é aquele em que, a cada frase ou ideia lançada pelo presidente, os congressistas tradicionalmente aplaudem, algumas vezes de pé. Faz parte da tradição americana. Este ano, porém, uma novidade: alguns grupos de democratas e republicanos planejam sentar-se lado a lado durante o discurso – contrariando o usual, que é ficarem em lados opostos.