Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 10 julho 2011

O que é notícia neste domingo pelo mundo

10 de julho de 2011 0


O constrangedor fim do jornal News of The World, tabloide britânico, marcou o fim de semana. Repórteres deixaram a redação nesta noite, e receberam ordens da polícia para que saíssem sem levar nada, apenas seus celulares particulares. Ou seja, a redação será tratada como cena de crime. O jornal é investigado pelos grampos de telefones que abalaram a mídia britânica, a polícia e o próprio governo. E agora, essas gravações de conversas de atores, membros da realeza e do governo ameaçam o império de Rupert Murdoch, dono da News Corporation, que administra o jornal. Uma curiosidade: o bar da esquina do News ofereceu bebidas de graça para os antigos funcionários do jornal, que se reuniram ali.
**
O fim de semana também foi de nascimento de um novo país. Trata-se do Sudão do Sul, o mais novo país no mapa-múndi, que teve seu primeiro dia na sexta-feira. No sábado o líder Salva Kiir prestou juramento como o primeiro presidente da nação africana, que se desmembrou do Sudão. Foi oferecida anistia aos grupos rebeldes e assinada uma Constituição provisória. Várias personalidades compareceram à posse, como o secretário geral da ONU, Ban Ki Moon, o ex-secretário de estado americano Colin Powell e o ditador do Sudão, Omar al-Bashir.
**
Aqui, na América Latina, nossos vizinhos argentinos que moram na capital, Buenos Aires, foram às urnas para escolher o novo prefeito da cidade. A eleição é uma espécie de teste para a presidente Cristina Kirchner para as eleições presidenciais de outubro. Deve haver segundo turno: entre o atual prefeito e candidato à reeleição, Maurício Macri, e o candidato do governo federal, o candidato de Cristina, o senador Daniel Filmus, ex-ministro da Educação.
**
E depois de Grécia, Irlanda, Espanha e Portugal, a crise da dívida desembarca na Itália e líderes da União Europeia convocaram para esta segunda-feira, uma reunião de emergência para tentar frear o contágio. Agora é a terceira maior economia da zona do euro que sofre os ataques do mercado.
**
Por fim, o governo dos Estados Unidos disse que irá suspender o auxílio militar equivalente a US$ 800 milhões que destinaria ao Paquistão. Ainda reflexos da operação que culminou na morte de Osama bin Laden…