Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Marine Le será fiel da balança do segundo turno na França

22 de abril de 2012 0

Os incríveis 19% de Marine Le Pen, que superou até a votação de seu pai em 2002, irão decidir o segundo turno, no dia 6 de maio, na França. François Hollande e Nicolas Sarkozy terão pouco tempo para conquistar os apoiadores de Marine, mas quem conseguir sairá vitorioso. Com o resultado apertado do primeiro turno, aquele que angariar pelo menos uma parte dos votos da candidata da extrema direita leva a disputa.  Pesquisas mostram que cerca de metade dos simpatizantes da Frente Nacional apoiaria Sarkozy no segundo turno.

A grande quantidade de votos de Marine surpreendeu os franceses, os europeus e o mundo. O bom resultado reflete a ascensão de partidos populistas de oposição ao sistema em países da zona do euro.

Os votos de Marine foram a única surpresa de um pleito que já se sabia iria para o segundo turno. Sarkozy, que nos últimos dias despencava nas pesquisas, conseguiu aparentemente estancar a sangria. E entra mais forte no segundo turno.

Hollande, caso vença a batalha final, como apontam todas as pesquisas, seria o segundo presidente da esquerda francesa desde a fundação da Quinta República, em 1958, e o primeiro desde François Mitterrand, que derrotou Valéry Giscard-d’Estaing em 1981.

Envie seu Comentário