Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Duas tragédias em menos de 15 dias

24 de setembro de 2015 0

f_316814

Antes mesmo de o Haj começar, este ano, a peregrinação anual à Arábia Saudita já estava marcada por uma tragédia. No último dia 11 de setembro, um acidente com um guindaste dentro da Grande Mesquita de Meca matou pelo menos 107 pessoas e feriu mais de cem.

A queda do guindaste ocorreu em meio a fortes ventos na cidade. Mas existe uma infestigação em andamento, ordenada pelo príncipe Khaled al-Faisal, governador de Meca. A Grande Mesquita de Meca é o local mais sagrado do Islã e passou por uma grande reforma este ano. Lançadas há quatro anos para ampliar a superfície do lugar  em 400.000 metros quadrados, o equivalente de 50 campos de futebol, para que possa abrigar 2,2 milhões de peregrinos.

O local fica a cerca de 30 quilômetros de Mina, onde ocorreu o tumulto desta quinta-feira. Os sauditas têm feito investimentos para expandir os lugares sagrados e para melhorar o sistema de transporte. Também o número de peregrinos é controlado. Mesmo assim, não foram suficientes para evitar duas tragédias em menos de 15 dias.
Sobre o acidente com o guindaste, uma curiosidade: a obra de reforma da Grande Mesquita era feita por uma construtora saudita vinculada ao BinLadin Group. Fundada nos anos 1930 pelo pai do ex-líder da Al Qaeda Osama bin Laden, o grupo foi excluído de novos projetos públicos.

Envie seu Comentário