O porto-alegrense Rodrigo Lopes, 36 anos, é editor de Zero Hora e repórter internacional do Grupo RBS. Formado em Comunicação Social pela UFRGS, é jornalista profissional, com especialização em Jornalismo Ambiental pelo International Institut for Journalism, de Berlim, e em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. É professor de Redação e deJornalismo Investigativo, Político e Internacional na UniRitter (Laureate International Universities).
Como enviado especial do Grupo RBS, cobriu mais de duas dezenas de fatos internacionais, entre eles a morte de João Paulo II, a eleição e renúncia de Bento XVI no Vaticano, a catástrofe do furacão Katrina, em New Orleans, os terremotos no Peru e no Haiti, a guerra entre Israel e o Hezbollah, no Líbano, as duas eleições de Barack Obama, o resgate dos mineiros no Chile, a guerra na Líbia e a retomada das relações diplomáticas entre EUA e Cuba. Pela cobertura da crise na Argentina, ganhou o Prêmio Rey de España de Jornalismo, em 2003.
O livro Guerras e Tormentas - Diário de um Correspondente Internacional, da editora BesouroBox, é uma oportunidade de mergulhar nos bastidores de alguns dos principais fatos deste início de século. Em relato testemunhal, Rodrigo Lopes revela as dúvidas internas, as reflexões que não aparecem nos jornais ou imagens de TV, as questões práticas que o repórter precisa lidar no front, as vitórias, as dores e as conquistas de um jornalista internacional. A obra foi finalista do Prêmio Jabuti em 2012.