Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Um mártir para o MST

22 de agosto de 2009 63

ABERTURA DA PÁGINA 10 DE ZH

Não há justificativa aceitável para a morte de um sem-terra pela Brigada Militar, durante cumprimento de uma ordem judicial de desocupação da Fazenda Southall. O uso de arma de fogo em uma ação de desocupação potencializa o risco de um desfecho com mortos e feridos. Pelo clima de confronto que se estabeleceu nas relações da BM com o MST, até que demorou para morrer alguém.

A ação desastrada da Brigada Militar produziu um mártir para o MST e fez o Rio Grande do Sul virar notícia nacional, mais uma vez, por um fato negativo. Caiu no colo da governadora Yeda Crusius o cadáver de Elton Brum da Silva.

Ter de conviver com o fantasma de um sem-terra morto em conflito com as forças policiais costuma ser um dos maiores temores de quem governa o Rio Grande do Sul. Antônio Britto tinha tanto medo de um incidente grave em desocupações de áreas invadidas, que seu secretário da Segurança, José Eichenberg, retardava ao máximo o cumprimento das ordens de desocupação, na tentativa de ganhar tempo para uma saída negociada.

Seu sucessor, Olívio Dutra, não teve problemas porque o governo tinha boa interlocução com o MST e fazia qualquer coisa para evitar o confronto. Afinado com o MST, Olívio terminou o governo odiado pelos produtores rurais.

No governo de Germano Rigotto, a tática era apelar para a liderança do deputado Frei Sérgio Görgen (PT) para esgotar todas as possibilidades de negociação antes de desocupar à força uma área invadida. Na hora de cumprir a ordem judicial, o governador mandava filmar toda a ação da Brigada, para em caso de incidente saber exatamente o que aconteceu.

No atual governo, as relações sempre foram tensas, por conta da política linha-dura do coronel Paulo Roberto Mendes, o que valeu à governadora o apoio dos produtores rurais e o repúdio do MST. Ontem, as imagens de colonos ajoelhados no chão com o rosto no barro ou andando em fila indiana com as mãos na nuca provocaram indignação de entidades de direitos humanos, da mesma forma como as depredações promovidas pelo MST nas fazendas invadidas revoltam os que condenam as invasões.

Postado por Rosane

Comentários (63)

  • maicon pontes diz: 23 de agosto de 2009

    É muito PTista desempregado escrevendo pra tua coluna Rosane,…..que gente desocupada e burra, meu Deus!

  • van-poa-rs diz: 22 de agosto de 2009

    O GOVERNO YEDA CRUSIUS E O ¨PIG¨ SÃO OS VERDADEIROS CULPADOS PELO ÓDIO E VIOLÊNCIA, QUE ESTÃO ASSOLANDO ESTE ESTADO!

  • Adauto Américo Castelbianco diz: 22 de agosto de 2009

    Entrementes em visita a Bolivia , lula empresta 380 milhões(já havia perdoado 400 milhões) para Evo plantar coca e fazer estradas. Rodem pelas nossas estradas federais e chorem, porque cantar pneus não dá.

  • Ary diz: 22 de agosto de 2009

    Um, não. Dois. Em breve, a prova do segundo, que, na realidade, foi o primeiro. Hehehehe… Esse gover-ninho é de morte!

  • Maia diz: 22 de agosto de 2009

    Uma pergunta que fica depois deste incidente em que segundo o ex-ouvidor do Estado Paiani, um oficial discutiu com o Sem Terra e passou fogo. Agora eu pergunto, se você vè um Brigadiano armado em tua direção, tu passa a foice ou não passa? Foi o que aconteceu em agosto de 1990. Este é mais um assassinato de camponês do Governo LULA. O tiro foi pelas costas!

  • Júlia Pedroso diz: 23 de agosto de 2009

    Meu nome é Júlia Pedroso e não comungo de alguns pensamentos fantasiosos e mentirosos expostos neste BLOG. Nem tampouco tenho inveja dessas meídocres criaturas que escrevem coisas por impulsos perversos de intrigar pessoas inocentes. Como se pode acusar alguém sem provas? Cristo foi acusado com provas forjadas. Foi açoitado e flagelado de um modo cruel e depois foi conduzido à morte como um cordeiro manso e inocente. Clamam por justiça! Mas atirem a primeira pedra quem for isento de interesses!

  • jose manoel vega garcia diz: 22 de agosto de 2009

    a brigada militar esta virando uma gestapo pois ate nos cidadões comuns somos desrespeitados em barreiras dizem palavras como desce do carro mão na cabeça não sabem distinguir as passoas e mal educados esta nahora de uma autoridade maior pararlos senão dentroi de pouco teremos tragedias na cidade eu rodo muito e sempre nas barreiras existe a ma educação as vezes da vontade de arrancar mas ai eles mandam bala pelas costas. chega de policia politica abaixo a GESTAPO da yeda

  • Nelson diz: 22 de agosto de 2009

    Isso é tática do MST. Lá em El Dourado dos Carajás elles(MST) avançaram contra a PM do Pará que portava fuzil e metralhadora, atacando com facões e foice. Inclusive foi retirado do vídeo uma voz em off que dizia: “vamo pegá vamo pegá”. Imaginem se os PMs fugissem e largassem as armas…? seriam todos degolados. Em Pernambuco uns meses atrás o MST executou 4 seguranças de uma fazenda invadida. O que falou o min.Tarso Genro a respeito>>? ele disse” as vezes os companheiros do MST exageram um pouco

  • sidnei Jesus Antunes Rodrigues diz: 22 de agosto de 2009

    E desta vez o crime não foi “queima de arquivo”. Eu sempre achei que essa paulista vinha governar o Rio Grande do Sul para se vingardos farrapos.

  • joao carlos diz: 22 de agosto de 2009

    O MST lutou, até que conseguiu um mártir para continuar a sua luta de bagunça e destruiçao; eles deixam de cumprir as ordens da justiça para desocupaçao de areas invadidas até arrumar um pretexto para os seus atos insanos; quer crime maior do que colocar crianças a frente; isto os seus defensores nao veem; uma pergunta? será que a vítima era sem terra ou fazia parte dos 70% que nunca pegaram uma enxada e sao recrutados pelo movimento para invasoes?

  • Hélio Ademar Schuch diz: 22 de agosto de 2009

    Cara jornalista Rosane de Oliveira,

    Primeiro, meus parabéns ao fotógrafo Fernando Ramos que produziu a imagem estampada na capa de Zero Hora deste sábado. É impressionante. Segundo, o golpe militar de 64 impediu a reforma agrária. O Brasil perdeu esta oportunidade. Dificilmente esta questão agrária terá uma solução. É pena, porque o país seria extremamente melhor, economica e socialmente, se a reforma agrária ocorresse no país que tem a quinta extensão de terra do mundo.

  • lu diz: 22 de agosto de 2009

    Nada contra movimentos socias,mas,daí a acharem que não pode nem andarem am fila indiana,,ficarem ajoelhados como forma de se ter certeza que não vão fazerem movimentos bruscos,como correr,agredir… Aí já é falso pieguismo,então a polícia deve contê-los como? Pedindo por favor que não desobedeçam suas determinações na retirada,quando foram dados dias pra que eles obedecessem a ordem judicial e nada. O ´problema foi o tiro em si,mas,estou notando faz horas que qualquer coisinha jé é humilhà-los

  • Marcelo Buzetti diz: 22 de agosto de 2009

    Enganam-se os que pensam que este foi um fato isolado. A “linha-dura”, prefiro linha-fascista, esta exposta a todos os que querem ver, principalmente para os que não são aliados, produzirá mais mártires.
    A mídia, provavelmente, tentará induzir que trata-se do mártir que o MST desejava, escondendo e/ou protegendo a casta ruralista/donos do poder.
    Quando será divulgado que este cidadão foi morto pelas costa?

  • ROBERTO diz: 22 de agosto de 2009

    O PESSOAL DOS DIREITOS HUMANOS, POR ACASO, PROCUROU SABER ATÉ HOJE SE ALGUM PROPRIETÁRIO DE TERRA OU ALGUM FAMILIAR SEU, SOFREU PROBLEMAS DE SAÚDE, TEVE ALGUÉM QUE FALECEU REPENTINAMENTE POR CAUSA DA INVASÃO DE UMA PROPRIEDADE?

  • Oiram diz: 22 de agosto de 2009

    Nas próximas invasões do MST a Sra. Rosane de Oliveira tem que ser chamada para resolver o conflito, e ensinar a brigada a agir quando alguém com uma foice parte para cima da outra. É havia muito diálogo no governo Olívio,quando O MST foi invadir o Incra e encontrou a brigada para impedir, só telefonaram pro governo na época e foi dada uma ordem e brigada teve que se retirar e o MST pode invadir tranquilamente.

  • Joao diz: 22 de agosto de 2009

    “Política linha dura” = Estado facista.

  • helena diz: 22 de agosto de 2009

    É mais um ser humano morto pela açao desenfreada da Brigada. A que ponto chegamos neste estado. A corja que roubou este estado é protegida por estes vândalos, enquanto os únicos movimentos sociais que hoje em dia pensam no futuro das novas geraçoes (MST e CPERS) são perseguidos, espancados, aprisionados.Em nenhum momento a chefia dos brigadianos afirmou que houve o assassinato, apenas dizem que há “grandes indícios”.Em entrevista, hoje pela manhã, disseram que coronel havia saído em férias!!!

  • Elvis diz: 22 de agosto de 2009

    Quero ver se a RBS vai dar a mesma importância que deu ao assassinado do jovem Thomas Engel, também assassinado por um brigadiano (só que pela frente, pelo menos) em 2001.

  • operário metalúrgico diz: 22 de agosto de 2009

    Rosane: reportagem de Cyanara Menezes na revista Carta Capital, comprovou que no dia 19/12, Dilma estava no Rio de Janeiro num evento na Petrobrás, e que a “leoa” Lina, tinha voado para Natal. Como sua coluna deu cobertura ao assunto “Lina”, seria republicano e ético jornalisticamente, que essa informação constasse em sua coluna, como também o fato de que o marido da Lina foi Ministro de FHC, e que trabalha com Agripino Maia (Aquele que Dilma desmoralizou no fiasco dos cartões corportivos).

  • Jaco diz: 23 de agosto de 2009

    Pelo menos teremos um santo agora no RS, já que o policial militar degolado pelo MST nem coroa ganhou, este que infelizmente perdeu a vida será sempre lembrado como nosso mártir.

  • Ribeiro diz: 22 de agosto de 2009

    Lamento pela morte do sem terra,porém tu terias que lembrar como mártir o PM que foi decaptado na praça da matriz décadas atrás,um cidadão cumprindo seu dever,o PM Valdecir não escolheu ser mártir,estava ali trabalhando pela comunidade rio grandense, e esse rapaz que infelizmente faleceu,estava ali a trabalho?pra quem?E será que os sem terra também receberam ordens de usar somente armas não letais? E a Governadora?Porque vinculá-la a tal fato?O MPF vai oferecer nova denúncia?Que coisa chata.

  • antonio carlos alves leao diz: 22 de agosto de 2009

    Tremendamente infeliz e, maldosa a afirmativa de que caiu no colo da governadora, o cadáver de Elton Brum da Silva. Neste lamentável episódio da desocupação da fazenda Southal,fico com o editorial de Zero Hora,(22/8), que com isenção e, sensibilidade, e, rara fidelidade,interpreta o lamentável acontecimento. A governadora,que de imediato condenou o acontecido em São Gabriel é comandante em chefe e, não operadora em chefe da Brigada Militar.

  • antonio carlos alves leao diz: 22 de agosto de 2009

    Tremendamente infeliz e, maldosa a afirmativa de que caiu no colo da governadora, o cadáver de Elton Brum da Silva. Neste lamentável episódio da desocupação da fazenda Southal,fico com o editorial de Zero Hora,(22/8), que com isenção e, sensibilidade, e, rara fidelidade,interpreta o lamentável acontecimento. A governadora,que de imediato condenou o acontecido em São Gabriel é comandante em chefe e, não operadora em chefe da Brigada Militar.

  • Júlia Pedroso diz: 22 de agosto de 2009

    Meu nome é Júlia Pedroso e não comungo de alguns pensamentos fantasiosos e mentirosos expostos neste BLOG. Nem tampouco tenho inveja dessas medíocres criaturas que escrevem coisas por impulsos perversos de intrigar pessoas inocentes. Como se pode acusar alguém sem provas? Cristo foi acusado com provas forjadas. Foi açoitado e flagelado de um modo cruel e depois foi conduzido à morte como um cordeiro manso e inocente. Clamam por justiça! Mas atirem a primeira pedra quem for isento de interesses!

  • Valdemir Garcia diz: 23 de agosto de 2009

    Muito engraçado este Cel Mandes ser linha dura contra o MST quando esteve no Comando da BM. Quando mataram o Sd Valdeci ele ficou no quartel atras de uma mesa, só fazendo rabiscos em uma parede de vidro dizendo que aquilo era o palco do conflito, onde era traçado as estratégias do policiamento, e depois vem posar de linha dura, façam-me o favor, quem não te conhece te compra.

  • lucia maria diz: 22 de agosto de 2009

    Acho lamentável que tenha morrido um ser humano vítima da guerra criada pelo mst.
    Esse bando de meliantes ao invadir propriedades ferem a lei,criam tensões no campo,justamente atrapalhando quem move a economia desse pais.
    Já não deviam estar na cadeia?quem comete crime não é mais penalizado?
    E o tiro foi dado por arma roubada ?de caso pensado?
    A brigada estava fazendo VALER A LEI.

  • suzana dornelles diz: 22 de agosto de 2009

    Cadáver no colo?uma pessoa é ASSASSINADA pelas COSTAS,por quem deveria proteger sob o camando do Estado, e tu me diz uma pérola desta?Morro e não leio tudo que uma pseudo-elite pensa.

  • Telmo Alves diz: 22 de agosto de 2009

    Eu sou do tempo em que se respeita a lei e a ordem, pois, qualquer ser racional sabe perfeitamente o risco que corre ao enfrentar forças de repressão. O RS chora por um filho morto ao atender as orientações dos seus líderes, ao invés de reunir os seus e acatar a ordem emanada de uma autoridade judicial.

  • jaime dartanha diz: 22 de agosto de 2009

    esses ,,,,que se dizem sem terra porque nao fizeram nenhuma manifestaçao em brasilia ,,,afinal o partido deles esta no poder , em 9 anos o lula deu menos que outros em 20 como ele sempre diz sem cerebrTERRA.massa de politicos se nao conseguirem agora so” na outra encarnaçao se existir o pt ate e` bom fazer um curso de tecnicas acricolas ,para ao menos saber plantar um pe` de feijao

  • Roberto Carlos diz: 22 de agosto de 2009

    No mundo inteiro lugar de assassino é na cadeia. No RS a coisa tá tão medonha que os assassinos estão na polícia.

  • anônimo diz: 22 de agosto de 2009

    Acabei de ler num blog uma chamada: “Mais cabeças!” por isso vou colar aquí o comentário que postei lá: “O momento é altamente emocional. Que houve um operativo desastrado, que a midia insuflou glamourizando o Cnel Mendes e sua “doutrina”, que a Promotora Lisiane foi cúmplice (por omissão e preconceito), está claro. Mas agora, é preciso calma e uma profunda discussão, republicana e democrática, para que fatos como esse não se repitam. Nunca mais”. Chega de violência!

  • PROFESSORA POBRETONA diz: 22 de agosto de 2009

    São três mártires: um sem-terra (2009), um policial militar (1990) e o sapateiro representante do Sindicato das Sapateiros de Igrejinha (2005). Vai mudar alguma coisa? Resposta = N-Ã-O!

  • Tarcísio diz: 22 de agosto de 2009

    Rosane, qdo prendem a elite do governo, vocês consideram abuso o uso de algemas nessas “pessoas de bem”.Agora, matam um sem-terra, brasileiro e tudo que se diz é que p mst ganha um mártir? É um sem-terra, um número, não é gente, como eram os amigos do DETRAN que foram “humilhados” pelas algemas. Nenhuma letra pelas pessoas de cara no barro. Aí não há sensacionalismo da PM. Quanta hipocrisia.

  • José Alberto Corrêa diz: 22 de agosto de 2009

    POR QUE A BRIGADA MILITAR FOI AÚNCIA POLÍCIA,A NÃO ACEITAR O MANULA DE REINTEGRAÇÕES DE POSSE EM CONFLITOS SOCIAIS? NÃO HÁ COMO DIZER QUE A MORTE DO COLONO FOI UM FATO FORTUITO. GOSTARIA DE UM POSICIONAMENTO DO BLOG, CONDENANDO O FATO E NÃO SIMPLESMENTE FAZENDO “RELAÇÕES PÚBLICAS”. QUERO JORNALISMO COMPROMETIDO COM A VERDADE. NÃO VOU DIZER INFANTILMENTE QUE NÃO VOU MAIS LER O BLOG. VOU CONTINUAR LENDO, NA ESPERANÇA DE QUE A RBS INAUGURE UM TEMPO A ALTURA DO AMADURECIMENTO DEMOCRÁTICO DO BRASIL.

  • Jorge Tomas diz: 22 de agosto de 2009

    É uma estupidez promovida pelo Estado!!!!

  • abreu diz: 22 de agosto de 2009

    Creio qinvadir propriedades alheias,é crime.Ñquerer desocupa-las é crime tbm.Se são “só colonos”,(oq ñ acredito)prq usam foices e outras armas,p/enfrentar uma decisão da justiça?Esse “movimento”já deveria a muito ter sido extinguido.Mas o gov do molusco e seus “camaradas”ainda saem em defesa desse absurdo,bem como a igreja católica.Interessante:tds bem agasalhados,tênis Nike,etc.Ganham salários do gov p/invadir e criar revolução nos campos.Chavez tmb patrocina disturbio,lá ele usa os funcspublic

  • Raul diz: 22 de agosto de 2009

    A midia “glamourizou” o Cnel Mendes e sua doutrina facistóide. Deu no que deu. A Policia e o Ministério Público devem servir aos interesses republicanos (o conjunto da sociedade) e não aos interesses de grupos oligárquicos ou grupos políticos, ou sindicais ou de qualquer tipo. No caso de São Gabriel, nem a Brigada Militar, nem o Ministério Público atuaram de forma republicana. É desejável que as investigações sirvam não somente para apontar responsáveis, mas para uma reflexão. Republicana.

  • paulo battaglin diz: 24 de agosto de 2009

    Falando em Mártir: Já canonizaram aquele inocente e indefeso soldado que estava no centro de PoA quando foi cercado por uma turba de terroristas do MST? Este tipo de márir não interessa á CNBB!Ela criou este monstro chamado MST!Este mártir foi mais um dos desocupados recrutados para aumentar a fileira desses terroristas;o azar se encarregou do resto.Poderia ter sido uma criança ou uma mulher,usados por esses covardes para se escudarem.O resto é político procurando holofotes!

  • joselmo vaich dos anjos diz: 22 de agosto de 2009

    Ate que demorou.

  • Carlos/PAlegre diz: 22 de agosto de 2009

    Essas desocupações sempre beiraram à crônica de uma morte anunciada.Neste governo, se tornou a cada dia ainda mais possível,dado como a Brigada foi comandada.Infelizmente a des-governadora tem em suas costas o envolvimento em duas mortes:a do Marcelo em Brasília,e agora. a do Elton sem-terra.Li que o comandante da operação tinha uma rusga antiga com o MST.Então,contra-indicado para comandar uma ação desse porte e risco.Infelizmente,vai sobrar para o pobre soldado que estava com a arma assassina.

  • Luiz diz: 22 de agosto de 2009

    Não se exasperem: vai ver o membro do MST se suicidou, e tudo o mais “é culpa do PT”.

  • Tibiriçá José Giannechini diz: 22 de agosto de 2009

    A violência deve ser sempre reprimida e repudiada. Mas o Estado não pode ser refém do crime e silenciar diante da baderna e do desrespeito.O MST tem liberdade até para não cumprir ordem judicial, e sai quando bem e como quer. Desmoraliza 0 MP com seu descaso. Quando eles queimam, matam,depredam ninguém paga, aliás nós pagamos. Deve sim se dar a terra para aqueles que dela dependem. Uma sugestão,as terras onde plantam maconha, desapropieam e direcionem essas ao MST, ou será que essas….!

  • Diogo Costa diz: 23 de agosto de 2009

    AVISO AOS INTERNAUTAS: Tem um tal de Maia, de Porto Alegre, postando em vários blogs. Trata-se de um nazista. Insiste em dizer que o assassinato é responsabilidade do Lula. Não me interessa a visão política das pessoas… Mas, não dá pra tergiversar, o assassinato de São Gabriel foi perpetrado pela Brigada Militar do RS, subordinada à quem? Esse tal de Maia utiliza técnicas amplamente conhecidas, e nazistas! Por exemplo, repetir uma mentira 1 000 vezes, até que supostamente vire verdade…

  • eu acuso diz: 22 de agosto de 2009

    Um mártir do povo brasileiro, eu diria.

  • Ricardo Pinto diz: 23 de agosto de 2009

    A indole fascista desse desgoverno yeda é simplesmente REPUGNANTE!Fora yeda e sua claque de reacionarios saudosistas da ditadura!

  • CARLOS ANDRÉ diz: 22 de agosto de 2009

    Discordo de você Rosane que esse colono seja um mártir. É sim fruto da própria existência desse movimento, ou seja: RESISTIR. Desrespeitar as ordens legais, ignorar as autoridades, depredar o patrimônio público e privado. Mas, produzir muito pouco. É lamentável a morte, no entanto quantos policiais tombam no dia a dia tentando fazer e/ou restabelecer a ordem, para que cidadãos como nós (eu e vocês) possamos ter um pouco de tranquilidade numa sociedade tão interesseira.

  • lucio diz: 22 de agosto de 2009

    Para quem nomeou o senhor paulo mendes comandante da brigada, já era de se esperar um assassinato, sera que o proximo vai ser um professor?

  • QUE CAPACIDADE!!! diz: 24 de agosto de 2009

    COM CERTEZA ESSE “GOLPE”ESTÁ SENDO COMEMORADO PELA CÚPULA DO PT,PRINCIPAL FINANCIADORES DESSE MOVIMENTO(MOVIMENTO?)É ENGRAÇADO QUE ESSE MOVIMENTO NUNCA INVADE TERRA ONDE O PT GOVERNA,POR QUE ELE NÃO INVADE A FAZENDA QUE O FILHO DO LULA(LULINHA JUNIOR)COMPROU EM VALPARAISO POR 40 MILHÕES OU NO PARÁ ONDE COMPROU VÁRIAS EM SOCIEDADE COM DUDA MENDONÇA E DANIEL DANTAS NO VALOR ACUMULADO DE 100 MILHÕES?POR QUE SERÁ HEÍMMM??

  • Boris Crelso diz: 22 de agosto de 2009

    Quem invade propriedade alheia e resiste à ordem judicial está sujeito a levar um tiro. Culpar a Brigada ou o Governo pela delinqüência alheia é pura balela.

  • alexandro diz: 22 de agosto de 2009

    Sou contra a forma e conteúdo do MST mas convenhamos que a brigada além de assassinar um “sem terra” criou um Martir para o movimento e Seria justo que são gabriel passe a se chamar Elton Brum. As imagens mostram uma brigada Nazista, Debochada e comandada por alguns marginais. Não são todos mas os que não são tem que cumprir ordens… O comando maior da Brigada cabe a Yeda, ela é a mentora desse estado policialesco e repito NAZISTA. as imagens são aterradoras, falam tanto em respeito…

  • Ismael de Oliveira Façanha diz: 22 de agosto de 2009

    É, mas a governadora não é medrosa como os outros governadores. Ademais, quer o que; SOLDADOS SUICIDAS? AS FOICES NÃO SÃO ARMAS LETAIS? Os senhores comunicadores estão de brincadeirinha?
    Ismael

  • ricardo pinto diz: 22 de agosto de 2009

    Rosane, como em um email depois que se escreve e aperta o botão de enviar, não temos mais o poder de retroagir, novamente pensa, depois que escreves e publicas, vidas podem estar sendo seifadas(reputaçÕes também são vidas). Uma l´stima teu começo FOI maravilhoso.Quando poucos te liam eras minha leitura preferida,não tinhas essa ÂNSIA pelo resultado que pensas ser o correto.Seguramente pensavas, hoje és usada pelas fontes, lástima!

  • Adriano Lopes diz: 23 de agosto de 2009

    Parabéns! A Brigada Militar é claro, que tenta manter a ordem e espulsar quem invade, destrói, roubam as pessoas de bem.

  • MONIZ BIELLAWSKI diz: 23 de agosto de 2009

    Olha, sobre a morte, realmente é lamentavél, uma forma sem volta de falta de preparo e treinamento. Agora não me venham dizer que o movimneto é ordeiro, e que eles estão no direito, isso é um ABSURDO!!! ENTENDERÃO, OU MELHOR ENTEDERAM…POXA, O BRASIL, O RIO GRANDE DO SUL É MUITO, MUITO, GRANDE. Existem áreas enormes para se ocupar, claro, longe de água, luz, estradas deficíl acesso, então o que fica mais facíl e querer provar dentro do que o MOVIMENTO ACHA, qual área MELHOR PARA ELES…

  • quixote diz: 22 de agosto de 2009

    A postura parcial da RBS quando se trata de conflitos sociais fica ainda mais evidente. Adotar a retórica da direita mais reacionária, que inventou este discurso de que o MST força confrontos para criar mártires é uma vergonha, além de não corresponder à realidade. É uma maneira de desqualificar o movimento, de demonizá-lo. A experiência mostra que foi apenas através da luta que a Reforma Agrária andou neste país, e quem vive na condição de sem-terra, tem o direito e o dever de reivindicar.

  • ERIC RODRIGUEZ diz: 22 de agosto de 2009

    NÃO RESTA MAIS DÚVIDA, ESTA POLITICAZINHA GUASCA TÃO ODIOSA QUANTO A ESQUERDA MAIS RADICAL QUE SE INSTALOU AQUI NESTE NOVO JEYTO SO PODIA DAR NISSO. 4 ANOS ABSOLUTAMENTE PERDIDOS, CORRUPÇÃO BROTANTO POR TODOS OS LADOS , GOV AUTORITÁRIO E PREPOTENTE, BRIGADA ABSOLUTAMENTE RETROGATA, OU SEJA O RS VIROU PIADA NACIONAL, SÓ FALTA OS CORONEIS SAIREM DO ARMARIO E TOMAREM O PODER.

  • Maia diz: 23 de agosto de 2009

    Diogo Costa, te esqueces que a Reforma Agrária é um dever do governo federal. Estas pessoas invadiram uma área lindeira onde estavam assentadas, porque foram jogadas encima da terra sem beira-nem-eira. Vais me dizer que a culpa é só da Yeda (e também é). Deves ser do time que anda com dinheiro nas cuecas. Não sou nazista, mas tu tens claras orientações stalinistas. Tú e teu time acabam de salvar o Sarney, e não tem vergonha de ter o Collor e o Roberto Jefferson de cumpadre.

  • O Arroto diz: 24 de agosto de 2009

    Depois dessa, o MST deveria invadir as terras dos maganos da direitalha acusados de corrupção do governicho `novo jeyto`.

  • Elvio Silveira diz: 22 de agosto de 2009

    Não vai dar vida ao colono (ASSASSINADO) outra vez, mas que tal um MONUMENTO dedicado a ele, na Esquina Democrática.
    Aí ism, ficaria bem democrático, não é CEL MENDES?????

  • edinardo diz: 22 de agosto de 2009
  • José Alberto Corrêa diz: 22 de agosto de 2009

    Rosane,fazerjornalismonão épisar em ovos. Não há problemaem ser parcial,como o Políbio Braga,por exemplo.Ler oBlog dele dá náuseas.É manifesto o comprometimento dele.Não queremos quetu apoieo MST. Somente qe dê à matéria uma postura mais comprometida com a de quem quer, realmente, uma sociedade melhor. Para isso é necessário, sinceramente afirmar que, maiscedo ou mais tarde, ofato lamentável aconteceria. Que acondutado governo Yeda está tornando a Brigada pior e não melhor. Dizer que joga….

  • José Alberto Corrêa diz: 22 de agosto de 2009

    ….não quero sentir quando leio o tu Blog.

  • Garibaldino Brasil diz: 22 de agosto de 2009

    Um martir? Estás muito enganada. Um bandido a menos. Da maneira que tratas a Brigada, quando assaltarem e invadirem tua casa, os brigadianos vão torcer pelos bandidos.

Envie seu Comentário