Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Erro de estratégia

21 de agosto de 2010 27

Texto de abertura da página 10 deste domingo

Seria precipitado atribuir exclusivamente à propaganda eleitoral no rádio e na TV a ampliação da vantagem de Dilma Rousseff sobre José Serra para 17 pontos percentuais, detectada na ultima pesquisa do Datafolha, mas é inequívoca a influência do horário gratuito. O resultado reflete um conjunto de erros do tucano, combinado com acertos da campanha petista, que tem como âncora a popularidade recorde do presidente Lula.

O Datafolha não captou todos os efeitos da propaganda eleitoral, porque a pesquisa foi realizada na sexta-feira, com apenas dois dias de programas da eleição presidencial. Registre-se, no entanto, que Dilma teve exposição maior porque de norte a sul do país os candidatos aliados badalam sua candidatura, enquanto Serra é ignorado até pelos tucanos.

O maior erro da propaganda de Serra, na avaliação de especialistas em marketing, é citar nominalmente a adversária, mesmo que negativamente, e tentar surfar na popularidade de Lula, a quem o PSDB sempre criticou. Lula aparece em todos os programas dizendo que a candidata dele é Dilma.

Os próprios aliados reconhecem que outro grande problema da campanha de Serra é o comportamento do próprio candidato, excessivamente centralizador, o que torna difícil o diálogo com quem o apoia. A ala que queria Aécio Neves como candidato alertava, antes da definição do candidato, que Serra era parecido demais com Dilma, pela falta de carisma, e não tinha atrás dele um Lula para dar suporte. Nunca se saberá se a história seria diferente com Aécio, mas o ex-governador mineiro teria pelo menos a vantagem de se apresentar como novidade, enquanto Serra já foi candidato e perdeu para Lula em 2002.

Comentários (27)

  • M. Melo diz: 21 de agosto de 2010

    Erro de estratégia cometeu também José Fogaça, ao não assumir a aliança que seu partido, o PMDB, fez com o PT no plano nacional. Agora não adianta querer pegar carona na “onda Dilma”. Esse barco passou e quem subiu (e acreditou) nele foi Tarso Genro.

  • Ary diz: 21 de agosto de 2010

    Mil teorias, menos aquela que importa: O Brasil melhorou – e muito! O grande responsável foi o presidente Lula. Dilma sempre esteve ao lado de Lula e comandou a equipe de governo no rumo da implementação de importantes políticas sociais e econômicas. O povo não quer mudar. O povo quer continuidade com alguém de confiança do presidente. Simples, assim. Nesse quadro, é impossível fazer oposição propositiva ao governo Lula. Nem Aécio, nem FFHH, ninguém ganha uma eleição num quadro tão favorável. A TV não tem esse poder todo. O perigo: Os Aliados de José Erra passarem a apoiar a Marina. Um prognóstico: Zé Erra, nesse ritmo, deverá enconstar nos 205 em pouco tempo. Pense que desmoralizada!

  • Maia diz: 21 de agosto de 2010

    Nossa! Entregaram os pontos, tão fácil assim. Não vão criar “um amante” para Dilma, ou uma amante. Nenhum jogo baixo. Dizem que o mineiro só é solidário no cancer. Bom, a mulher é mineira.

  • Vilma diz: 21 de agosto de 2010

    Dilma não vai ganhar (estas pesquisas são falsas) porque a maior parte da populaçào é contra aborto, que ela aprova, eutanásia, que ela programou no PHDH-3, censura à imprensa, casamentos esp[urios, e etc. Ela não tem competência para nada nunca teve cargo público, não sabe nem falar, nunca leu um livro. E não viajar porque é persona non grata em 11 paises.

  • Giovanne diz: 21 de agosto de 2010

    Excelente a leitura do momento que vivem os dois principais candidatos à presidência. Notadamente a equipe de marqueteiros do Serra ainda não encontrou o filão a ser explorado, então deram ao candidato uma metralhadora giratória atirando para todos os lados, de repente ele acerta o ponto fraco do oponente. As campanhas eleitorais também deveriam ser objeto de estudo numa urgente reforma política. O horário nobre da televisão, que é o mais caro, tem que ser melhor aproveitado, deveria ser obrigado a apresentação de projetos com a devida explicação, sem fantasias, de onde sairiam os recursos para efetivação das promessas (isso para candidatos ao executivo), e canditados a cargos legislativos não poderiam prometer fazer aquilo que não lhes compete, apenas o que é obrigação do legislador, que com certeza a maioria dos candidatos não sabe. Também não dá mais para aguentar a falta de criatividade das campanhas, onde são apresentadas umas musiquinhas ridículas, com personagens sem graça, sem se importar com o público alvo, substimando a inteligência do eleitor. Parece que estão se dirigindo à crianças do ensino fundamental.

  • Flordomal diz: 21 de agosto de 2010

    Muito além de centralizador, o “Zé” já se revela um cacique ao dar claras demonstrações de que, na sua concepção, antiguidade é posto. Não foi por outro motivo que alijou o Aécio e, em ridícula tentativa de emendar o soneto, quis tê-lo como coadjuvante; uma segunda demonstração de que se tem como o dono da bola, ou seja, o guri que toma a bola e, se ele não puder jogar, ninguém mais joga… E tudo isto sem ter cacife, ao menos, pra entrar em campo. \ora, faça-me o favor!…

  • Mari diz: 21 de agosto de 2010

    Bem, acho que agora o Serra desiste de ser candidato a presidência e nos poupa de sua figura cansativa e sem graça.

  • jo diz: 21 de agosto de 2010

    rosane:estamos diante de uma eleição páreo corrido com quem quer que fosse o candidato da oposição(mesmo a light lula representada pelo candidato galã de minas) por um fato insofismável:O MAIOR GOVERNO DA HISTÓRIA DO BRASIL

  • Carlos/Porto Alegre diz: 22 de agosto de 2010

    Realmente, nunca saberemos como seriam as coisas em nossas vidas se tivéssemos escolhido B ao invés de A. Mas sabemos de quantas e quais más escolhas os tucanos fizeram e que estão dando nisso que aí está. Serra colhe tudo o que plantou sendo turrão, centralizador,frequentemente parlapatão e em especial, sem nenhuma idéia nova de como governar o Brasil. É pena, pois poderíamos ter uma campanha mais inteligente, criativa, questionadora…Mas, ao contrário, ficaremos nisso que estamos vendo.

  • Daniel Correa diz: 22 de agosto de 2010

    Tu fala como se a eleição estivesse já ganha. E é muito fácil creditar os supostos erros aos “especialistas em marketing”. Nome aos bois, caríssima.

  • felipe diz: 22 de agosto de 2010

    Rosane..
    Pare de tentar colocar que a diferença crescente entre DilmaXSerra se deve à exposição maior da Dilma (tudo bem que vocês entendem muito bem sobre o poder da mídia em eleições). Por que não assume que é pelo fato da população brasileira ter a CERTEZA de que o governo Lula foi INFINITAMENTE superior ao medíocre governo PSDBista de FHC, Serra e cia?
    Da-lhe DILMA!!!!! DA-lhe Tarso! Yeda na cadeia!

  • Angela de Abreu Rodrigues diz: 22 de agosto de 2010

    Boa tarde. É muita ingenuidade falar que foi por erro de estratégia de Serra, o fato de Dilma ter disparado na última pesquisa. O certo é que o homem é muito ruim. Centralizador, arrogante, tão agressivo em suas palavras que seus olhos parecem que vão sair correndo. Além disso, o defensor das velhinhas oprimidas e sem remédios, é completamente desprovido de carisma. Sem falar que a demora para indicar um vice, pois parece que os aliados de sempre, os DEM estavam certos de que estavam embarcando numa furada. Bem, depois dos escândalos dos panetones, das bolsas e dos meiões cheios de dinheiro, num palanque cercado pela musa do latifúndio, minha parenta Kátia Abreu, dos Maia, que empurraram um Índio com passado suspeito e desconhecido até no próprio estado, fica estranho culpar os marqueteiros.
    Nem os tucanos apoiaram o homem, que excluiu até a companheira governadora gaúcha, para não afundar mais e se faz campanha escancarada para o senador-compositor.
    Bem, nem precisa dizer que que o fato de Lula ser seu principal aliado, fez de Dilma uma forte candidata a ser eleita no primeiro turno, mas também, a herança maldira do governo FHC, dos escãndalos mal explicados em SP, a metrópole castigada pelas enchentes e pelos pedágios presentes em todo o estado, puxaram o candidato para baixo. Nem sequer precisou dar um empurrãozinho para isso acontecer.
    Um forte abraço.

  • Angela de Abreu Rodrigues diz: 22 de agosto de 2010

    Qual é a da VILMA. Pensei que esses comentários ridículo sobre ela, estivessem esgotados, tamanha é a falta de criatividade. Dizer que Dilma não leu um livro, ou que ela nunca ocupou uim cargo é sinal de ignorãncia de alguém que ou está se fazendo de louca ou em quem bateu o destempero. Dilma revelou-se uma excelente gestora, pois ocupou vários ministérios e tornou o braço direito do presidente mais popular da história do país.
    Quanto ao prendam Yeda, eu concordo, mas levem o Berfran, o ODoe, os demoníacos, os tucanos, entre eles o devedor do banrisul, o careca Diaz e tantos os gigolôs de vaca…
    Fui…

  • Flordomal diz: 22 de agosto de 2010

    Alô! Alguém, aí, ligue um despertador pra pobre da Vilma. Ela tá sonhando… logo. tá dormindo. Que alguém tenha dó dessa moça e a faça acordar-se.

  • SBENTENAR diz: 22 de agosto de 2010

    Dona Vilma !! (…) não viajar porque não é grata em onze países(sic). Esteve a menos de um mês em Paris. Vão esperar o quê? Que seja eleita Presidenta para ser detida? Continuem com as mentiras e cada vez mais a “boca de Jacaré” continuará abrindo. Ojo !! Tem vida inteligente no outro lado.

  • Ana Pio diz: 22 de agosto de 2010

    A queda livre do Candidato Serra não se dá somente a propaganda ruim, talvez os brasileiros não querem ser “corinhos” de governo novamente, os brasileiros estão entendendo que o poder público deve somente servir a sociedade da melhor forma possível. O Estado deve “servir” a sociedade e não o contrário…Então é Dilma e Tarso…

  • Ana Pio diz: 22 de agosto de 2010

    Só uma correção, Dilma não é favor do aborto e sim da vida, como a maioria dos cristãos, mas é a favor das mulheres serem assistidas por médicos e não por carniceiros..

  • Ary diz: 23 de agosto de 2010

    Vilma,
    Será que você nos brindaria com a lista dos 11 países onde Dilma é “persona non grata”? Obs: Vou te ajudar, por eliminação. Exclua os EUA, pois Dilma esteve lá por duas vezes, somente nesse ano. Vou te ajudar mais ainda, quem não pode pisar em solo americano é o Gabeira, mesmo assim, sendo eleito essa proibição cai por terra. Quais os países, então?

  • Sergio Sulzbacher diz: 23 de agosto de 2010

    Senhora Rosane,me responda:como é que publicam comentários tão ridiculos,mentirosos,desqualificados como o da Vilma e censuram os comentários que discordam dessas mentiras? Onde ficou a coerencia do blog? Censura só para um lado.A censura não coisa da ditadura?

  • alan scornavacca diz: 23 de agosto de 2010

    Parabéns Vilma,atingiste o coração do PT e seus lacaios tipo Ary,Sulzbacher,Angela e outros.Parabéns,a verdade ainda incomoda,não é?

  • Rafael Pereira diz: 23 de agosto de 2010

    Já está tudo definido, Dilma fará algo entre 58% e 62% dos votos por um motivo muito simples.Representa um projeto que fez muito pelo Brasil em comparação ao outro projeto liderado por Serra.Os brasileiros não são mais manipulados pela grande imprensa.Nós todos sabemos que se esta eleição estivesse acirrada a baixaria seria grande tendo a imprensa como vanguarda conservadora!Pois bem, agora como num passe de mágica todos os prefeitos e vices do PMDB/RS são Dilma 13.Ainda bem que Dilma viveu muito tempo no nosso Rio Grande e conhece bem a laia dessa turma de Simon/Yeda!

  • zé bronquinha diz: 24 de agosto de 2010

    PSDB/DEMOS e a direita em geral não percebeu que o principal acerto de Dilma foi a de se constituir na exata continuidaqde dos governo Lula.Foram 8 anos em que os “de cima”, os ricos, tiveram suas mesas repletas, ao ponto de cair muitas migalhas, como nunca visto antes neste oapis, para os “de baixo”, os pobres, coisa que o reacionarismo liberal nem isso foi capaz de fazer, por achar que pesaria muito no orçamento. São dois projetos que ocupam os dois lados da mesma moeda. Nenhum deles pretende emancipar o povo lhes dando dignidade e cidadania, só que um é hipocrisia e o outro é pura perversidade.,

  • Vilmar diz: 24 de agosto de 2010

    Sou de opinião que não esta havendo erro de estrategia. O que esta havendo é que realmente o povo quer que haja uma continuação do governo Lula, que embora “os contras” não queiram ver, acho que tem sido um governo se não o melhor que o pais teve, um dos melhores. Haja vista a crise que o criticaram que seria uma “marolinha” e realmente não passou disto. Olhem o caso do todo podero Estados Unidos, onde muita gente perdeu suas casas e foi morar em submoradias. Aqui houve isto?…Não, então é por isso que a Dilma com certeza será a Presinte do Brasil. E olha, que fique claro, não sou PT, sempre votei com o PDT, somente deixando de o fazer quando se coligou com o PMDB.

  • O Arroto diz: 24 de agosto de 2010

    O caso é, cara Rosane, que as pessoas já viram os dois modos de governar, antes e depois do Lula, e por isso mesmo não querem voltar para trás.

    Agora é Dilma 2010!

  • balthar marques diz: 24 de agosto de 2010

    não são erros de estratégia, mas a consagração da burrice. 17 pontos é pouco e vai aumentar. antes queria-se fhc longe. agora cada um cuida por aí da sua própria candidatura e não quer mais saber do serra. aqui em interlagos, sp, todo mundo achava o serra “competente” e “preparado” e agora diz que vai votar na dilma. o ex-poste tá batendo duro no mais competente ex-futuro presidente que o brasil ja teve.

  • Darth Ferrer diz: 25 de agosto de 2010

    Realmente, o maior erro de estratégia de Serra foi não ser OPOSIÇÃO ao governo federal.

    Na boa, se ele tá mesmo querendo se aproximar de Lula, não merece meu voto. Desse tipo, já basta Dilma (a persona non grata; de passado muito duvidoso; que nunca adiministrou nanda; etc.)

    Se o PSDB fizesse uma campanha desmascarando quem é Dilma e criticando o risonho “presidente” Lula, já estaria na frente.

    PS – E se Temer assumir a presidÊncia? O que os petistas acharão disso?

  • Angela de Abreu Rodrigues diz: 31 de agosto de 2010

    Que nível, heim senhor ALAN? Para quem defendeu o estuprador de Floripa e prometeu pendurar as chuteiras, tuas ofensas soam como um bálsamo? No dia de meu aniversário, vou te dar uma fatia de torta na fila do SINE ou do super da musiquinha do senador-compositor…
    Também, te ama, meu fofucho…

Envie seu Comentário