Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A longa lista da espionagem

06 de setembro de 2010 6

Nada me chocou mais na entrevista do promotor Amílcar macedo ao Gaúcha Atualidade do que saber que com a senha do sargento preso na sexta-feira foram acessados dados de crianças, filhos de deputados, de juízes e sabe-se lá de quem mais. Mais do que dados, porque criança não tem prontuário no Detran nem antecedentes criminais, os arapongas entraram no sistema de identificação para ver fotografias. Isso é assustador. Que interesse um sargento lotado na Casa Militar poderia ter em fotos de filhos de supostos alvos? Essa pergunta eu espero que a investigação responda.

Na entrevista, o promotor revelou uma lista de nomes que tiveram os dados bisbilhotados. Uns são desafetos do governo. Outros, aliados. Macedo explicou que o sargento tinha uma senha Master, que permite não apenas o acesso aos dados, como identificar quem entrou nas informações de determinada pessoa. Poderia, portanto, acompanhar se alguém estava sendo investigado pelo Ministério Público ou pela polícia. Teria sido assim que ele conseguiu abortar investigações contra contraventores de quem recebia propina.

A lista é longa e ainda não está completa. O promotor segue trabalhando na identificação das pessoas que tiveram seus dados vasculhados. Vou reproduzir abaixo, em ordem alfabética, os nomes que ele citou, incluindo a observação “a confirmar”, usada para dois casos:

- Adão Paiani – Ex-ouvidor da Secretaria da Segurança

- Ana Claudia Mazzali – capitã da Brigada

- Coronel Bondan – Brigada Militar

- Coronel Quevedo – Brigada Militar

- Chefes dos Serviço de Inteligência do CPM e do V COMAR

- Claudio Manfroi – ex-presidente do PTB

- Edilson Paim – delegado de polícia

- Eliseu Santos – ex-secretário da Saúde (acesso feito depois do assassinato)

- Flávio Conrado – delegado de polícia

- Flavio Koutzii – ex-deputado do PT

- Heliomar Franco – delegado de polícia

- Jefferson de Barros Jacques – major da Brigada

- Lair Ferst – pivô do escândalo do Detran

- Luis Augusto Lara – deputado estadual do PTB

- Luis Carlos Busato – deputado federal do PTB

- Marco Aurélio Weisshmeimer – jornalista do site RS Urgente

- Maria Lúcia Streck – jornalista (ex-Zero Hora)

- Nereu Lima – advogado (a confirmar)

- Roberto Sirotsky Gershenson

- Políbio Braga – jornalista

- Rafael Colling – jornalista da Rádio Gaúcha (a confirmar)

- Ranolfo Vieira Jr. – delegado de polícia

- Ricardo Lied – ex-chefe de gabinete da governadora

- Sandra Terra – assessora da governadora

- Sérgio Zambiasi – senador do PTB

- Stela farias – deputada estadual do PT

- Tania Regina Silva Reckziegel – presidente do PTB Mulher

- Tarso Genro – ex-ministro e candidato do PT a governador

- Telma Cecília Torran

- Vanessa Guazzelli Braga, Telma Cecília Torran

- Walna Vilarin Menezes – assessora da governadora

- Yeda Rorato Crusius

Comentários (6)

  • André diz: 6 de setembro de 2010

    Pois é… Por vezes fico revoltado com esses covardes que usam pseudônimo para postar suas opiniões nos blogs da RBS bem como orkut e outros espaços virtuais, mas diante dos fatos aqui narrados, há que se pensar duas vezes antes de se identificar doravante.
    De qualquer sorte, como não tenho o que temer, continuarei a ser um cidadão com nome e sobrenome!

  • leyla diz: 6 de setembro de 2010

    Incrível isso…a nível nacional todo esse carnaval a mais de duas semanas por causa da suposta violação dos dados da filha do Serra e aqui toda essa lista de pessoas c/os dados violados,inclusive de candidato a governador e não tem repercussão nenhuma.Isso reforça ainda mais a impressão q/aqui sempre são um peso duas medidas…sempre.

  • luiz diz: 6 de setembro de 2010

    Se o Sr.Ildo Gasparetto invadir todas as residencias nelas encontrará dinheiro e 90% não sabem ou não lembram a origem,pouco ou muito.Estamos num tempo em que deixar em bancos pouco ou nada se recebe,não é? Menos truculência ,menos espetáculo é o que se espera.É função da PF convocar imprensa no primeiro momento e acusar dessa forma? Não seria mais inteligente analisar com profundidade antes para não cometer injustiças levando-se em conta que existem familias por trás dos holofotes ? Existem outras maneiras para aparecer,bem mais modestas e coerentes,não é mesmo Sr.Gasparetto?

  • Pedro diz: 6 de setembro de 2010

    Nada lhe chocou mais? E o fato em si, não o achou chocante? E a atuação dos palacianos, Yeda e companhia, também não lhe chocou? Afinal, afora as crianças, você até agora não foi capaz de emitir uma vírgula sobre o desatino desse desgoverno da Yeda. São quilômetros de “coisas ruins” e, no entanto, lá vem você com uma dancinha, uma queixa contra a Luciana (ridícula, diga-se, acusar a Luciana, do PSOL, por ter o pai, do PT, como candidato a governador). A mim – e creio que a todos -, choca a indiferença com que a mídia está escondendo essa sujeira toda. Tenha certeza.

  • Sergio Sulzbacher diz: 7 de setembro de 2010

    Quem é conivente com a ladroagem,torna um….
    Inacreditável o comentário do luiz.Como pode alguem pensar de forma tão desqualificada?
    DEFENDER O CORRUPTO E ATACAR QUEM TRABALHA DE FORMA CORRETA.
    Este é um voto que cai muito bem para Serra,com sua incompetencia ,sua falta tortal de programa de governo e então se agarra na midia imoral e fabrica uma mentira por dia.
    Defender esta foto nojenta com o dinheiro surupiado dos gauchos é descer demais. Como pode alguem pensar tão baixo? Ninguém merece.

  • luiz diz: 7 de setembro de 2010

    Sergio,por acaso tu ou teus antepassados fizeram parte das SSs ou da Gestapo? Tu não és dono da verdade portanto respeite a opinião de quem não pensa como tu. Talvez sejas um dos que foram torturados por quinze dias num barril de carvalho e saiu de lá tão tonto que não tem mais cura,só pode.

Envie seu Comentário