Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Dilma perde popularidade, mas oposição patina

10 de junho de 2013 42

A pesquisa do Datafolha foi a notícia mais badalada do fim de semana na área política: a popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu pela primeira vez desde a posse. Os adversários comemoraram a queda como se Dilma estivesse na lona. E, no entanto, ela ostenta 57% de bom e ótimo, contra 9% de ruim e péssimo, e aparece em primeiríssimo lugar nas simulações de intenção de voto, com possibilidade de se reeleger no primeiro turno. Só o ex-presidente Lula tem índices melhores do que os dela.
Uma queda de oito pontos percentuais produz uma imagem de impacto no gráfico de aprovação do governo Dilma, que na pesquisa anterior chegou a incríveis 65% de bom e ótimo, mas nem por isso a oposição tem o que comemorar: Dilma tinha gordura para queimar. Chegar à metade do terceiro ano de governo com 57% de aprovação é um resultado espetacular, mas não significa que a reeleição está garantida.
O futuro de Dilma  depende mais da economia do que da política, embora sejam percalços nas duas áreas que explicam os pontos perdidos entre março e junho. Na economia, somam-se a queda do PIB (que ainda não se reflete na vida das pessoas em forma de desemprego), a inflação (que pode ser percebida no aumento dos preços de produtos e serviços) e a elevação da taxa de juro (com seus efeitos reais e psicológicos).
Na política, a confusão nas recentes votações no Congresso passa a ideia de um governo fragilizado, refém de deputados e senadores, que não gozam de boa reputação junto aos eleitores. Como a maior queda de popularidade ocorreu entre os eleitores com renda acima de 10 salários mínimos e Ensino Superior, conclui-se que são mesmo essas as principais razões da queda, considerada uma “oscilação normal” pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Chama a atenção o fraco desempenho dos adversários: Marina Silva segue em segundo lugar, com 16%, Aécio Neves  subiu de 10% para 14%, apesar de toda a exposição na propaganda de TV do PSDB, e Eduardo Campos (PSB) não passa de 6%. Na simulação em que entra o nome do ministro Joaquim Barbosa, ele é o quarto, com 8%.

Comentários (42)

  • Sergio diz: 10 de junho de 2013

    Após 10 anos de governo,o PT/DILMA ainda permanece com aprovação record de 57%.Por mais que setores conservadores como o neoliberalismo derrotado,parte da mídia tucana(Veja,Folha,Estadão)tentem desestabilizar o governo popular de Dilma/Lula/PT,a grande maioria do povo ainda apoia Dilma que seria reeleita já no 1º turno.Nenhum governo teve tanto apoio da mídia como o FHC,que mesmo assim saiu após 8 anos com aprovacão pífia de 37%.Esta parcela da mídia tenta de todas as formas evidenciar o Aécio/PSDB,fabrica e maximiza crises como foi o caso do tomate(hoje já superado),o caso bolsa família(boato),a seca do nordeste,etc etc.etc.Mas não vão conseguir seus objetivos.A aliança do governo Dilma não é com a mídia e sim com o povo.Este povo sofrido que melhorou de vida,que confia em Lula e Dilma ,pois já conhece o governo tucano que submeteu este povo ao flagelo de miseráveis,sem condição de compra,com salário minimo mediocre,com desemprego alto,com juros de 25%,sem acesso a crédito,sem acesso a consumo.E por mais esta esta parcela da sociedade conservadora tente trazer de volta o neoliberalismo,o povo não quer e quem tem poder de voto é o povo que vota em Lula em Dilma ,povo que vota no PT que o fez melhorar de vida.LULA E DILMA SÃO A ALMA DO POVO BRASILEIRO. O POVO SEM LULA/E DILMA/PT FICA ENFRAQUECIDO E É ISSO QUE A ELITE QUER.

  • Daniel Santos diz: 10 de junho de 2013

    Dilma já era! No sul, nunca se gostou dela; perdeu feio em SP. E agora, o nordeste não tem mais confiança alguma na governante mais sem-carisma de todos os tempos. Até Jacques Wagner do PT já disse que prefere apoiar Eduardo Campos (que é uma péssima escolha tb, diga-se de passagem). Acredito que ela nem vai se candidatar, pois nem ao segundo-turno é capaz de chegar.

  • O Arroto diz: 10 de junho de 2013

    É que se Dilma subir mais ainda nas pesquisas vira unanimidade, o que não é saudável para a democracia.

  • Nélson diz: 10 de junho de 2013

    Estás certo, rosane em defender o teu candidato prô ano que vem mas não precisava babar tanto…

  • Araujo diz: 10 de junho de 2013

    Isto q a presidenta tem o dinheiro público p difundir seus feitos, aliás como funciona os gastos c propaganda dos governos Federal e estadual? Tem lei específica q regulamenta a matéria? é votada LDO?

  • Dantes diz: 10 de junho de 2013

    Nem o fato de ter demitido 8 ministros em seu 1º ano de governo, e o fato de ter transformado o Brasil no único país do mundo que tem inflação alta, economia paralisada e juros altos é capaz de convencer o eleitorado de que algo está errado, muito errado ?

    Sem falar na violência urbana e na saúde pública, cada vez piores …

    Atenção para as contas públicas, gente … vai estourar em 2016 : preparem-se !!!

  • Carlos Guilherme diz: 10 de junho de 2013

    Bateu o desespero nos petistas raivosos, rancorosos e recalcados vagando por aí.
    E mais.
    A pesquisa não reflete a realidade.
    É só ir ao supermercado, na fila do banco, na fila da lotérica, nas redes sociais, para se ver que a rejeição ao Governicho Lulla & Dilma é MUITO MAIOR.
    O povo trabalhador, honesto, que paga impostos NÃO AGUENTA MAIS!!!
    Essa é a VERDADE!!!
    Isso é DOMINIO do FATO!!!

  • Carlos Guilherme diz: 10 de junho de 2013

    Arroto:
    Nem entre os petistas a Dilma é unanimidade! Muito, mas muito, pelo contrário!!!
    Isso é dominio do fato!!!

  • O Arroto diz: 10 de junho de 2013

    Enquanto isso,

    A revista IstoÉ traz matéria de capa sobre a (péssima) política de segurança pública feita em 18 anos de governo tucano no estado de São Paulo, hoje comandada pelo Alckmin. Os tucanos sucatearam a Polícia Civil. Criaram a sensação de que o crime compensa em São Paulo.

  • JATO AÍ diz: 10 de junho de 2013

    Será que as pessoas estão se dando conta do conto do vigário.
    Segundo o Dieese:
    Considerando-se o período de 12 meses – entre maio de 2012 e abril deste ano –, as maiores correções foram observadas em João Pessoa (34,11%), no Recife (33,21%) e em Fortaleza (32,99%). Já os menores percentuais de alta ocorreram em Porto Alegre (16,48%), Curitiba (18,98%), Florianópolis (20,75%) e Goiânia (20,76%).

  • JATO AÍ diz: 10 de junho de 2013

    Conforme o Dieese é isso aí, esta é a inflação dos consumidores, por isso ela está em queda.
    Considerando-se o período de 12 meses – entre maio de 2012 e abril deste ano –, as maiores correções foram observadas em João Pessoa (34,11%), no Recife (33,21%) e em Fortaleza (32,99%). Já os menores percentuais de alta ocorreram em Porto Alegre (16,48%), Curitiba (18,98%), Florianópolis (20,75%) e Goiânia (20,76%).
    Por favor desta vez vê se coloca este comentário.

  • Roger A. diz: 10 de junho de 2013

    O PSDB oposição, é o genro que todo pai queria ter, para casar com sua filha.
    É um baita “partido” “bom mocinho” ; cheio de filósofos e sociólogos intelectuais ; adoram reuniões intermináveis em que nunca chegam a conclusão nenhuma ; estão sempre encima do muro ; nunca atacam o governo, preferem de uma forma idiota “deixar sangrar” o governo, como foi no mensalão ; e o pior é que em 2026 estarão debatendo se o Serra será ou não o candidato.
    I
    O PMDB, não serve para nada, só estão preocupados com as suas “boquinhas”. Só querem cargos e poder fazendo a tal de “base aliada de saqueadores” para a tal de “governabilidade”. O exemplo máximo desta espécie é o seu chefe e símbolo máximo, Temer, o “sabonetão”.
    Até 2030, jamais, nem pensar, irão apresentar candidato próprio a Presidente da República.
    São que nem mulher de rendevous, por poder e cargos, vão com qualquer um, em que tenham certeza que estarão no governo eleito.
    I
    O PV tem a Marina, que é a meia folclórica do ambientalismo.
    Sua posição é ruim, principalmente, depois que o Aldo Rebelo a denunciou na tribuna do Congresso Nacional, que seu marido está ligado a grandes contrabandistas de madeira da Amazônia
    I
    O PSB, como o Campos é do nordeste, terra onde ele pode enfrentar Dilma/Lulo, de igual para igual, a meu ver pode ser que cresça nas pesquisas. Alie-se ao fato de que novo, tanto pessoalmente, como na sua mensagem. É a novidade que pode fazer frente ao passado, ao batido e gasto, ao saturado. Tudo depende como ele irá esgrimar com o Lulo.

  • Roger A. diz: 10 de junho de 2013

    Nos próximos 18 meses, a economia brasileira, poderá ser um elemento ativo no desempenho eleitoral do governo.
    Nos dois governos do governo Lula, todo o avanço que se verificou, foi graças ao gênio econômico e financeiro chamado Henrique Meireles. O Lula colocou nas suas mãos toda a política econômica brasileira, e ele Lula, saiu a passear e a dizer bobagens pelo mundo. O coitado do Manteiga era somente um óffice-boy do Meireles.
    No governo Dilma, o Doutor Meireles, se mandou para a iniciativa privada, e ai o óffice-boy Manteiga passou a receber ordens da nova “doutora” em economia, a desastrada Dilma, ai o que está se vendo é uma confusão só na condução da política econômica e monetária brasileira, há estagnação, inflação junto com estagnação econômica.
    Tudo que os governos Lulo progrediu através do Doutor Meireles, está indo água abaixo.
    Como todos os cientista econômicos constatam e afirmam : absurdamente procuram “gastar” freneticamente e, não , em fazer investimentos.
    Virou uma gandaia : A Dívida Pública está em 2 Trilhões de Reais, estão fora de giro total.

  • Roger A. diz: 10 de junho de 2013

    Tudo isto era previsível, que conforme o andar da carruagem o governo terá que se bater a duras penas para, até vencer as eleições.
    O “poste” de plantão que o Lulo nos arrumou, é, e sempre foi, completamente despreparada e destrambelhada para , até ser, Secretária da Fazenda de uma simples prefeitura da município.
    Seu companheiro de governo e partido, o Políbio Braga, na época, da Prefeitura de P.Alegre, e que a substituiu após ela ser defenestrada de lá, alertava que ela tinha transformado a Sec. da Fazenda, num verdadeiro caos, que não havia dinheiro nem para pagar os funcionários nem para comprar papel.
    Agora imaginem comandando uma nação continental ! !
    Só podia dar, no que tinha que dar : a condução econômica e política do Brasil, virou uma verdadeira casa da mãe Joana, com um Ministro da Fazenda sonso e tonto, com um ministério de 40 incompetentes e “vacas de presépio, com base aliada que parece mais uma “gaiola das loucas”, etc…
    Sabem porque o analfabeto Lulo a escolheu? Pasmem, porque ela tinha um lep-top nas reuniões ministeriais, ele achava isto o máximo. Ele acha que, como ela é gerentona, cobradora, que fantástico, ela tem um lep-top e faz apresentações em PowerPoint.

  • Angelo G.Frizzo diz: 10 de junho de 2013

    O Roger é o legítimo “economista” do pig, contratado para repetir numeros achando que a repetição convence alguém. Chamar o tal Meirelles de economista é uma excrescência. Ele entende tanto de economia quanto eu de plantação de galinhas. Nunca foi sequer “citado” por algum contadorzinho de butecos.
    Mas globidiotas existem em toda parte e precisam de emprego, portanto, melhor deixar que eles continuem se AUTO convencendo que alguma coisa vai dar errado.

  • Dantes diz: 11 de junho de 2013

    Sr. Arroto,

    O teu comentário de que é ” (péssima) política de segurança pública feita em 18 anos de governo tucano no estado de São Paulo, hoje comandada pelo Alckmin. Os tucanos sucatearam a Polícia Civil. Criaram a sensação de que o crime compensa em São Paulo ” é leviana.

    Segundo o Mapa da Violência, o estado de São Paulo, EM PROPORÇÃO A SUA POPULAÇÃO, é dos mais seguros do país. Só não é mais seguro porque o PCC recebe ordens para de tempos em tempos provocar pânico nas ruas, principalmente em ano de eleição.

    Eu preferiria viver em São Paulo do que aqui no RS, onde só se tem segurança particular/privada ! Aliás, até no Casaquistão é mais seguro de se viver do que por aqui …

  • Dantes diz: 11 de junho de 2013

    O grande trunfo do PT e das oligarquias que condenam este país ao atraso, não é apenas o bolsa-família : é a manutenção absurda do voto obrigatório, só presente ainda em nações subdesenvolvidas. Se vivêssemos em um país com uma sociedade civil minimamente organizada e com uma cidadania um pouco mais atuante, essa aberração autoritária do voto obrigatório já teria sido eliminada.

    Não me venham com aqueles argumentos rasos de que a democracia brasileira ainda não está preparada para esse avanço, pois já se passaram 25 anos da retomada do regime democrático.

    Como nem a oposição e tampouco a mídia tem interesse nesse debate ( o que facilita muito a vida do PT e das oligarquias ), tem-se um terreno fértil para a perpetuação no poder, ainda mais considerando todo o aparelhamento da máquina estatal.

  • Sergio diz: 11 de junho de 2013

    Governo já investiu 557.000.000.000,00 no PAC2-(Jan/2011 a Abril/2013),
    224 bilhões foram investidos no Minha Casa Minha Vida,126 bilhões em energia,32,9 bilhões em transporte e um outro item importante foi 440 mlhões em comunidade cidadã para criação de creches e quadras esportivas.
    1.200.000 moradias foram foram distribuidas até abril/2013 e há mais 1.500.000 unidades já contatadas. O emprego está em alta,a inflação está contolada em 6,5%,bem abaixo dos 12,5% do ultimo ano de FHC,a Agriculltura vai muito bem,tendo recebido do governo 136 bilhões para financiar a safra 2013/14.O PIBN vai melhorar.embora a população em geral não está nem aí para o PIB,pois o que o povo quer ,o povo tem que é emprego garantido,bons salários,poder de compra.Enfim o povo está feliz apesar de alguns setores conservadores e neo liberais tentarem fabricar e instalar o pessimismo.

  • O Arroto diz: 11 de junho de 2013

    Não sou eu quem diz, é a Isto É, mas se for vais tarde, Dantes ….

  • O Arroto diz: 11 de junho de 2013

    Interessante notar, que tanto o Aécio quanto o Campos crescem menos nas pesquisas que o tal “pibinho”.

  • Sergio diz: 11 de junho de 2013

    Para os anti petistas,anti lulistas raivosos e rancorosos,vale uma frase de Paulo Coelho que é amigo de Lula: “Os que te odeiam são admiradores secretos que não entendem porque tantos te amam”.

  • Sergio diz: 11 de junho de 2013

    TJMG CONFIRMA :Aécio Neves é réu e será julgado por desvio de 4,3 bilhões da saúde.
    Por 3 votos a zero,o Tribunal de Justiça de Minas Gerais(TJMG),decidiu que o Aécio Neves continua réu em Ação Civil por Improbidade Administrativa movida contra ele pelo Ministério Público Estadual,referindo-ser ao não cumprimento do piso constitucional do financiamento do sistema público de saúde no período de 2003 a 2008 ,quando foi governador do Estado de MG(não aplicação do minimo constitucional de 12% da receita do EStado na saude.A grande mídia mantém isso em silencio.

  • nelico diz: 11 de junho de 2013

    Arroto: a revista Isto è publicou que o molusco é o verdadeiro chefe do mensalão….A revista merece credibilidade?Ou só merece quando ataca o gov. Alckmin?Meu jovem, você é demais!!!!!!consegue olhar uma moeda e acreditar que ela só tem o lado esquerdo!!!!

  • nelico diz: 11 de junho de 2013

    ANgelo Frizzo: o tal de meirelles não é o mesmo que foi presidente do banco central nos oito anos de presidência do molusco apedeuta?O mesmo que foi presidente mundial do BankBoston?O mesmo que administrou a taxa Selic durante 8 anos? e o apedeuta deixou ele la sabendo que ele era uma excrescência/Ou o molusco ,como sempre não sabia de nada?

  • nelico diz: 11 de junho de 2013

    SERGIO: o que a elite quer é expurgar da vida publica brasileira a quadrilha que se instalou na administração publica do pais.Chega de roubalheira e malversação de recursos.Ninguem aguenta mais o conluio entre :Molusco,Maluf,caciques do PMDB,Renan,Sarney e os mensaleiros,.Tarefa que reconheço hercúlea porque o que tem de cc e puxa saco mamando nas tetas dos 4o ministérios e centenas de estatais não é brincadeira!!!!

  • nelico diz: 11 de junho de 2013

    Arroto: e o que você entende de democracia?um cidadão que há meses desmoraliza o STF para defender mensaleiro pousando de democrata?se enxerga mané!!!!!

  • Roger A. diz: 11 de junho de 2013

    Angelo Frizzo, eu te compreendo e respeito tua opinião, para ti economistas devem ser o Arno Agustin, o Miguel Rossetto, o Mercadante, a Maria “chorona” Conceição Tavares, a Zélia, etc… Eu te compreendo, como, certamente, deves ser militante petista, ficas atacando os outros comentaristas do blog de uma forma até, um tanto infantil, deseducada e fanática. Eu nunca me meti nos teus comentário, uma, por respeito, outra, porque não tenho nenhum interesse nas tuas opiniões. Não te mete na minha vida por que eu nunca me meti na tua.
    A propósito tu tinhas conhecimento desta informação da Cúpula Nacional do teu PT :
    ” À època do início do primeiro mandato de Lula, por que o partido quis Henrique Meireles no BC em vez de Celso Furtado (que na época era vivo), economista mais respeitado da América Latina, ou a Maria da Conceição Tavares, que também foi militante do PT? Por que puseram um financista neoliberal no BC e o Brasil tem uma política econômica mais à direita do que a de FHC ? ”
    ( Angelo, claro que contadorzinhos de butecos não podem conhecer o Doutor Maireles)
    Finalizando, eu não visto camiseta de nenhum partido político, pois acho que são tudo farinha do mesmo saco, todos estão afim é de sugar e saquear a nação e se perpetuarem no poder.
    O fanatismo partidário tira nossa cristalina independência e visão de análise.
    Um abraço.

  • Desdêmona Capuletto diz: 12 de junho de 2013

    Olha o discurso do ROGER, que não pode ser amais absurdo, quando cita o doutor Henrique Meirelles com o grande responsável pelo crescimento econômico do país. Não discordo disso, muito pelo contrário, mas devo lembrar que a taxa de juros na era FHC batia 25% ao ano, o patrimônio público foi doado, como a Vale do Rio Doce foi vendida por um valor, que na época se disse que era cerca de 10% do que valia. Quantas outras empresas foram doadas a grandes empresários, que as compraram por valores inferiores ao que valiam. Lembro que o desemprego galopava a taxas absurdas, e que os problemas sociais, como o Bolsa família, tão criticado pela direita foi criada no governo de FHC. Ah, também lembro do Mensalão Mineiro e tantas outras falcatruas, mas que nem vou citar, pois, os petistas que postam nesse blog se encarregarão disso.
    Uma bela tarde para todos.

  • Angela de Abreu Rodrigues diz: 12 de junho de 2013

    As manifestações contra o aumento das passagens estão se espalhando por todo o país, pois quando o valor da tarifa aumenta, todos perdem: os trabalhadores, os empresários, todos, já que nada justifica esses absurdos. Ônibus velhos, sujos e superlotados ainda estão em uso em muitas capitais. Ontem, o Profissão Repórter, da Rede Globo, mostrou o caos no Rio de Janeiro onde, além da violência presente na vida dos usuários, os motoristas não param muitas vezes para o embarque dos usuários.
    Vi o depoimento de um motorista tão estressado que começa sua jornada de trabalho pensando no horário de chegar em casa, ou seja, o cidadão vive com medo de assaltos, brigando com passageiros descontentes e com salários baixos e não vê a hora de sair desse caos urbano…Um péssimo quadro…
    Uma boa tarde.

  • O Trabuco diz: 12 de junho de 2013

    Qual a obra de grande porte que o PT conseguiu inaugurar no Brasil em 10 anos de Governo?Como está a educação,saúde,segurança pública,infraestrutura do Brasil?

  • Dantes diz: 13 de junho de 2013

    Expliquem, petistas, por que em 2012 apenas 27% da verba destinada à saúde, segurança e saneamento foi executada. E digam, também, por que o orçamento da educação foi reduzido e mesmo assim, nem a metade da verba foi efetivamente gasta.

    A imprensa brasileira até que é muito boazinha e condescendente com vocês … O PT tem a sorte de não termos no Brasil uma CNN, Fox e The Economist, pois caso tivéssemos, o país já estaria livre dos estragos que vocês estão provocando e dos quais o Brasil talvez nunca se recupere.

  • Angela de Abreu Rodrigues diz: 13 de junho de 2013

    TRABUCO, a maior obra de educação que o PT inaugurou em mais de dez anos, foi o UNIVERSIDADE PARA TODOS, ou, para os íntimos, o PROUNI, pois não me canso de repetir que sou uma das maiores beneficiadas, pois ganhei duas bolsas integrais em faculdades particulares. Nesse momento, estou no intervalo de meu curso de Gestão de RH, no prédio da Tumelero, na FTEC, uma instituição que eu sequer conhecia, mas adoro estudar aqui.
    Infelizmente como professora da área de Letras, estou muito descrente nos rumos que a Educação está tomando nesse país, pois terminei o segundo grau em 1988 e, entrei na faculdade de Letras no ano seguinte, aos 17 anos de idade.
    Muitos de meus colegas entraram em um curso superior sem terem de fazer cursinho em faculdades muito difíceis de passar, mas aos 22, 23 anos já estavam formados, com canudo na mão.
    Estou lecionando para uma aluna de 15 anos que está no sétimo ano, ou sexta série, muito atrasada e aprendendo coisas que nós aprendíamos na terceira, no máximo quarta série, aos oito, nove anos de idade.
    Observem numa lan house, por exemplo, se há 20 crianças e adolescentes, umas doze pequenas jogam GTA e as outras estão no Facebook. Com certeza, nenhuma paga para estudar.
    Morávamos numa biblioteca; em casa, além da escola, passávamos duas ou três horas por dia em cima dos livros; hoje em dia, nem ao colégio as crianças estão indo. Basta ir a uma reunião com o Conselho de Classe e conversar com seus professores. O desinteresse é geral dos alunos e muitos pais estão muito pouco preocupados com isso: numa turma de trinta alunos, comparecem uns dois ou três e os outros sequer têm a desculpa de trabalharem.
    Um bom dia.

  • O Arroto diz: 13 de junho de 2013

    O nelico marchou na “Marcha com Deus, pela Família e Propriedade” em 1964. Ajudou a pavimentar o caminho para uma Ditadura que durou mais de 20 anos no Brasil, torturando e matando quem se opunha ao regime. Quem lê os comentários do nelico, sabe se tratar de um autêntico “lambe-botas-de-milico”.

    - Contradição não é problema para o nelico, eis que, para ele o valor da verdade e o da falsidade é o mesmo.

  • O Arroto diz: 13 de junho de 2013

    Caro O Trabuco:

    Talvez vc ainda não saiba, mas o PT tirou mais de 30 milhões de brasileiros da mais absoluta miséria nos últimos 10 anos. Os caras chafurdavam no lixo porque não tinham o que comer. Não há obra que supere isso, embora se reconheça que há muito ainda por fazer, afinal não se cura 500 anos de atraso em apenas 10.

  • O Arroto diz: 13 de junho de 2013

    Enquanto isso,

    O governo Federal lançou o Programa Minha Casa Melhor e disponibilizou R$ 18,7 bilhões para que os proprietários do Minha Casa, Minha Vida possam mobiliar a casa, Dilma também assegurou que as finanças públicas estão em dia e que a inflação está sob controle.

    - Os que são contra, são a favor da desigualdade.

  • O Arroto diz: 13 de junho de 2013

    O problema dos neo liberais de direita, é que dinheiro para rico é incentivo; dinheiro para pobre é populismo.

  • Dantes diz: 13 de junho de 2013

    Em um ranking dos 30 países com maior arrecadação tributária, o Brasil é o que apresentou o PIOR retorno dos recursos à sua população, ocupando a 30ª posição, atrás de países da América do Sul. Já os Estados Unidos, seguidos pela Austrália e Coréia do Sul e Japão, são os que melhor fazem aplicação dos tributos arrecadados.

    As melhores expectativas em relação ao Brasil estão no passado por conta dos poucos avanços alcançados pelo atual governo e pelos riscos que decorrem da equação que combina valorização cambial, inflação em alta, desindustrialização e queda dos preços das commodities. Poucas variáveis estruturais do país estão sendo mexidas politicamente para melhor. Quase nenhuma, se observadas as principais (reformas tributária e previdenciária, incentivo à tecnologia, educação e aumento da eficiência da infraestrutura). O que se vê é um governo voltado de costas para o capital, sustentado pelo eleitorado mais pobre e encalhado pelos seus presumidos aliados.

    O país de vocês, petistas, é um embuste fabricado e vendido pela mídia !

  • Dantes diz: 13 de junho de 2013

    Ao perdoar dívidas de US$ 900 milhões dos países africanos ( presididos por ditadores e alguns procurados por crimes de guerra ), o Brasil transforma-se no único país do mundo que perdoa dívidas externas enquanto aumenta a interna, tudo na mais pura tradição de imprevidência de um governo populista e com a incompetência comercial de nossa diplomacia.

    O objetivo, com o perdão da dívida, é dar condição jurídica para que o governo financie empresas brasileiras que queiram participar de projetos na África. Ou seja : é o governo petista usando o dinheiro do contribuinte otário para ajudar empresas a fazer negócios com os africanos, em troca, é evidente, de futuras doações às campanhas de petistas.

    BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS … E DE OTÁRIOS !!!

  • Dantes diz: 13 de junho de 2013

    O Brasil é apontado como o país mais protecionista no G-20, grupo das maiores economias desenvolvidas e emergentes, de acordo com o Índice de Abertura de Mercados, publicado nesta terça-feira pela Câmara de Comércio Internacional (CCI), em Paris.

    Pior que o Brasil entre os 75 países, só mesmo o Quênia, Paquistão, Venezuela, Uganda, Argélia, Bangladesh, Sudão e Etiópia.

    Expliquem isso, petistas …

  • Angela de Abreu Rodrigues diz: 13 de junho de 2013

    Marcha pelo que mesmo, ARROTO? Nessa época, existiam umas coisas tipo “PELA FAMÌLIA< PELO DIREITO À PROPRIEDADE PELA TRADIÇÃO", ou algo desse tipo. As propriedades, não importa se fossem adquiridas pela expulsão de milhares de famílias de trabalhadores humildes, por jagunços armados, mas tudo bem, pois o governo da época precisa de aliados. Que aliados melhores na fronteira do que os que estavam devendo favores? Além de ganhar as terras, tinham acesso à documentação, algo muito fácil de se conseguir.
    Por que tantas terras indígenas estão sendo retomadas no Brasil inteiro, como a área no estado de Roraima, que encobre boa parte do estado todo? Agora, décadas depois os posseiros fazem uma gritaria com a questão das benfeitorias, mesmo que seus ancestrais tenham dizimados tribos de "selvagens" para ampliar o território brasileiro.
    Uma boa tarde.

  • Roger A. diz: 14 de junho de 2013

    Desdemona, parece que tu não leu meu último comentário que digo que não visto camiseta de partido político nem o bandeirismo de facções ideológicas. Achas que sou defensor do PSDB, quero que o PSDB se lixe, pois foi o partido que inaugurou e criou o suborno aos congressistas para a reeleição do Sociólogo, Filólogo, etc, FHC.
    Quanto as privatizações, a ideia era boa, tanto é que a Dilma está copiando de novo o PSDB, só que nestas privatizações do FHC, houve muita negociata com grandes empresários.
    No governo PT, as negociatas continuam grossas. Como é que o Lulo, com 8 anos de salário de Presidente (R$ 26 mil, talvez), conseguiu comprar um jato executivo particular , Gulfstreem de 120 Milhões ?

  • nelico diz: 14 de junho de 2013

    Arroto: o PT esta no governo há mais de 12 anos…porque não fizeram o casa melhor antes? porque estavam esperando uma necessidade eleitoral,mormente agora que o “prestigio” do poste começou a declinar.Alem do mais,quem da dinheiro para rico,via BNDES ou via desoneração de impostos(ex:IPI das montadoras multinacionais) é o governo do poste.Logo,percebe-se ,nitidamente,que você não sabe analisar uma medida,e nem sabe se é certa ou errada.Apenas defende,roboticamente,o governo petralha.

Envie seu Comentário