Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Este manifesto me representa

24 de junho de 2013 29

Desde às 11h da manhã está no site de Zero Hora o manifesto que redigimos a muitas mãos sobre as ameaças que sofremos nas últimas manifestações. Faço questão de publicá-lo neste espaço porque tenho convicção de que a minoria que elegeu o prédio de Zero Hora como alvo tenta atingir um valor maior, que é a liberdade de imprensa.

MANIFESTO DOS JORNALISTAS DE ZERO HORA

Nos últimos dias, a Redação de Zero Hora esteve sob ameaça em duas ocasiões, e isso pode ocorrer outras vezes.

Na segunda-feira, dia 17, e na quinta-feira, dia 20, o Batalhão de Operações Especiais fez barreiras quase em frente ao jornal. Havia – e há – informações de que grupos de vândalos tinham a intenção de depredar, invadir e mesmo incendiar o prédio enquanto dezenas de pessoas estavam ali trabalhando, entre as quais jornalistas, radialistas e inúmeros outros profissionais de áreas como manutenção, alimentação e segurança.

A imensa maioria dos manifestantes, como o jornal tem destacado, quer protestar de forma pacífica contra governos e diferentes instituições, aí incluída a imprensa. Zero Hora, porém, tornou-se alvo de grupos que defendem abertamente o uso de métodos violentos de protesto, como incendiar veículos e vandalizar prédios.

Como todos os brasileiros, torcemos para que desse movimento resulte, dentro dos marcos da ordem democrática, um país mais justo e uma imprensa melhor.

Nosso papel, neste momento, é noticiar, analisar, refletir as diferentes visões da sociedade sobre o que se vê nas ruas. Desde os protestos contra o aumento das passagens em Porto Alegre, Zero Hora tem dado espaço para múltiplas opiniões sobre o assunto, tentando refletir a pluralidade do movimento e contribuindo para que cada leitor se posicione diante dos acontecimentos. Ainda assim, uma minoria violenta e radical ameaça invadir nosso local de trabalho.

Nesta Redação, trabalham quase duas centenas de profissionais. Quem faz a Zero Hora que você lê são jornalistas que procuram atender ao interesse do público. Acertamos e erramos. Fazemos autocrítica e ouvimos com extrema atenção as críticas dos leitores porque sabemos que estamos sujeitos a errar. Trabalhamos, todos os dias, para sermos cada vez mais transparentes e para aperfeiçoarmos o produto que entregamos ao leitor. Acreditamos que, com todas as suas falhas, a imprensa livre é fundamental para a democracia. Calar a imprensa significa eliminar um canal de troca de informação e debate. Perde a sociedade e perde a democracia.

Por esse motivo, queremos trabalhar, queremos ouvir o público. Queremos cobrir as manifestações da forma mais plural possível. É nosso papel e nossa forma de contribuir para a evolução da sociedade. Mas não podemos aceitar que nossa integridade física esteja ameaçada.

Acreditamos nesse Brasil melhor que as ruas estão exigindo. Nossa maneira de ajudar a construir esse país é fazer jornalismo. Em respeito aos cidadãos e porque acreditamos no jornalismo, não fugiremos ao dever de informar.

Comentários (29)

  • Juliano diz: 24 de junho de 2013

    Rosane, conte com meu apoio!

    Precisamos que a imprensa seja LIVRE, só assim a verdadeira democracia poderá se consolidar!

    Já, o PT não pensa assim, pois está insistindo no que ele chama de controle social da mídia. Querem é calar a imprensa e impor seu pensamento único neste país!

    Por ai já da pra deduzir quem está por trás do vandalismo!

    É muito fácil desmascarar esses manifestantes violentos, uma vez presos é só divulgar a identidade deles que os seus patrões logo aparecerão.

  • rafael diz: 24 de junho de 2013

    parece q mandaram o estagiário escrever esse texto… mas fora isso, o texto parece um pedido de desculpas, de quem sabe q fez algo errado e quer remediar…
    a rbs foi concebida no período da ditadura, e desde então escolheu de que lado está… todos esses anos de desinformação que essa empresa nos apresenta, é o maior vandalismo já praticado em porto alegre e no rs!
    rbs, não me venha com esse mimimi agora… semearam durante esses anos um falso jeito de mostrar a sociedade gaúcha, mas isso era uma bolha que agora estourou e vcs estão vendo que tem gente com capacidade de crítica e que agora não aceita mais empresas do tipo da rbs!

    um abraço

  • Sergio diz: 24 de junho de 2013

    Alguns jornalistas/colunistas,incluindo o pessoal da Rádio Gaucha,deveriam fazer jornalismo mais isento,imparcial,deveriam informar mais a população e não tentar impor suas idéias,achando-se os donos da verdade,achando que sabem tudo melhor,deixando claro que tem lado e partido.O pessoal do futebol da Rádio gaucha,por exemplo acha que entende de política,de economia,de assuntos internacionais etc e em seus programas esportivos dizem asneiras de todos tipo,atribuindo a sim serem os donos da verdade sobre assuntos fora do futebol.Deveriam se limita a sua área da atuação ou formação profissional,se é que eles tem algum a formação especialozada.Na TV,o Sr.lasier Martins parece ser um especialista em tudo.Ele dá pitacos em tudo que no Governo Federal e Estadual criticando tudo e se achando o único dono da verdade.O pessoal do Grupo RBS,rário,Tv,jornal critica demais,e pior,e não dão oportunidade para os que são criticados se defenderem.O pessoal dos esportes da gaucha,o que mais faz é criticar políticos da esquerda, quando deveriam se limitar á sua área de formação,trazendo a notícia e não fazendo ou distorcendo a notícia.É uma injustiça muito grande criticar tanto sem que a pessoa do outro lado possa defender seu ponto de vista.Tem também uma velharia muito grande trabalhando e por estarem fazendo a mesma coisa 20,30 ou até 40 anos acham que podem tudo e se sentem donos da verdade.Eles deveriam ser substituidos por jornalistas formados com novas idéias,mas sem moldados por seus antecessores

  • onildoborges diz: 24 de junho de 2013

    tocante não?

  • Luis Guedes diz: 24 de junho de 2013

    Minoria? 30.000 pessoas debaixo de uma chuva torrencial, por favor… Rosane, os textos da Zero estão beirando a infantilidade extrema. Esse papo que uma minoria quer calar vocês é a maior bobagem que eu já vi. A verdade é que o povo não aguenta mais tanta noticia tendenciosa e manipulada, a internet está refletindo isso direto, vocês também são alvo da onda de protestos e fim. Aceitem isso. São anos de desinformação prestada. A sorte de vocês foi que choveu..senão seria no mínimo 500.000 pessoas pra protestar pacificamente. O problema é que não dá pra chegar perto da “poderosa”, os gritos de protesto do povo não deixa os únicos trabalhadores Brasil terminarem suas colunas em paz. Acordem. Venham pra rua se o patrão permitir.

  • Cereal Killer diz: 24 de junho de 2013

    Tem certeza de que é uma minoria? Se é uma minoria, pq tanto medo na RB$? Vc já parou para pensar, pq sempre a RB$ é um alvo em protestos?

  • Iara Vieira diz: 24 de junho de 2013

    Senhores Jornalistas: Quando irão redigir um manifesto contra a PEC37, contra o Estatuto do Nascituro, contra os políticos corruptos, contra as privatizações, contra o dinheiro gasto na COPA feita para a ‘elite’ SIM a elite que tem R$ 300/400/500,00 reais para pg por um ingresso, contra a falta de escolas, leitos hospitalares, contra a falta de ética dos Srs. Deputados/Senadores. SE O QUE QUEREM É LIBERDADE DE IMPRENSA ENTÃO ELABOREM UM MANIFESTO ASSINADO POR TODOS VCS INCLUSIVE A DIREÇÃO DA RBS.

  • João Manoel Oliveira diz: 24 de junho de 2013

    Curioso que a critica de vocês veio no mesmo dia em que Tarso acusa de direita os manifestantes! Se fossem de esquerda ele criticaria? E vocês teriam redigido esta nota? Gostaria de ver a mesma manifestação de vocês sobre a tentativa do PT em calar os jornalistas que ainda não se venderam.

  • JATO AÍ diz: 24 de junho de 2013

    Não estou entendendo, as manifestações são contra este govêrno que está deixando de investir em saúde, educação e segurança, como também contra a PEC 37 e contra outras mazelas que nos afligem ou é contra a imprensa que está denunciando a corrupção que assola este país já faz alguns anos e cada vez é maior inclusive com a copa vem se agravando cada vez mais.

  • Véio Zuza diz: 25 de junho de 2013

    Mas a Globo e a RBS, entre outros, continuam achando o protesto uma maravilha… como diz outro missivista, o protesto é contra o Governo, na verdade é A FAVOR DE UM GOLPE DE DIREITA! Por isso a Globo e a RBS apoiam… a presença da extrema-esquerda (junto com a extrema-direita NAZISTA) é um efeito colateral… a sra. e seus colegas continuam com esse papo de “infiltrado”; não tem nada de infiltrado, esses “vândalos” são o melhor que esse movimento quinta-coluna pode oferecer… a sra. e seus colegas tem que se cuidar é prá não serem “rifados” pelos “estrategistas” e entregues à turba, como foram os pequenos empresários que todos os dias são saqueados pela “tropa de choque” dos manifestantes…
    Em tempo: apesar de tudas críticas, a polícia tem o DEVER de proteger os trabalhadores da ZH. Se tirarem a polícia aí da frente, vai ser um massacre…

  • Breno Schmitt diz: 25 de junho de 2013

    Acusaram o golpe!! Esta claro e estampado nas entrelinhas o receio com tudo que vem acontecendo. Me estranha uma nota de jornalistas de um único veiculo de comunicação, olha Rosane, não há nada de errado acontecendo, vcs demonstram diariamente serem contrários ao movimento, em contra partida o movimento se mostra contrario a opinião e a linha editorial de vcs, tudo certo, tudo dentro da democracia. Existe um ditado popular assim ó “quem diz o que não deve, ouve o que não quer”, e não tem nada de imoral, ilegal, inconstitucional ou qualquer outra coisa nisso, é apenas protesto, diga-se de passagem, protesto que ainda não conseguiu protestar contra vcs efetivamente por causa de uma proteção excessiva e incompreensível por parte da BM e do Governo Estadual e Municipal. Ora raios, “ficamos sabendo” quem ficou sabendo? que ameaça foi esta que amedronta tanto a RBS? Teria esta gente motivos para chegar a tanto? E porque este privilegio de proteger alguém por prevenção e deixar outros locais totalmente sem proteção? A gente sabe que o pedestal é grande, a gente vê isso todos os dias, todas as emissoras do país já mudaram o tom de voz a respeito das manifestações, até mesmo a parceira mor de vcs, a Globo, já fez isso, mas vcs sei lá por quais motivos seguem esta linha editorial, e até ai tudo bem, direito de vcs, desde que aprendam a respeitar o direito dos outros. Sim, o movimento não é, e nem poderia ser, simpático ao Grupo RBS, por motivos óbvios, mas dai dizer que existe um desejo de depredar e vandalizar com o patrimônio e os empregados me parece meio paranoico, ou será que estou enganado?

  • O Arroto diz: 25 de junho de 2013

    Interessante notar, que o(a)s boêmio(a)s manifestantes protestam contra a roubalheira, roubando…( ! )

  • O Arroto diz: 25 de junho de 2013

    Os boêmios que saem por aí depredando, saqueando, roubando e destruindo, deveriam saber que em 1964 houve um golpe na democracia do Brasil, e que não foi bom, não deu certo.

  • Luis diz: 25 de junho de 2013

    A pauta do jornalismo de vocês consiste em: ontem, “Estão atrapalhando o trânsito”, agora “Os Vândalos chegaram”. A próxima, encontraram Nero com Bin Laden, tomando um chop no Odeon. Vocês não tomam chá de “se fraga”. Bom, mas isso é assim, numa empresa de comunicação que exerce o poder da BURGUESIA. O Manifesto do Cagaço.

  • Ricardo diz: 25 de junho de 2013

    O repúdio a violência e depredação dirigidas a quem quer que seja ou a qualquer grupo é algo bastante natural para pessoas que tenham valores minimamente humanos e democráticos. Dito isso, por mótivos óbvios, a RBS não discute e jamais discutirá o seguinte: A concentração de mídia no Brasil é pornográfica! Aqui no sul a RBS impera. Tem a maior tv do RS e em SC. Tem o maior jornal de SC (Diário Catarinense) e do RS (Zero Hora) e ainda jornais nos principais centros regionais do RS: O Pioneiro em Caxias do Sul e o Diário de Santa Maria em Santa Maria! Tem a maior rádio da região sul, a rádio Gaúcha. Fora a CBN em SC! E fora a internet. Domina as mídias escritas e faladas! As duas primeiras páginas da edição de hoje de Zh (25.06) em todos os espaços, seja charge, seja crônica ou seja texto opinativo o pacto proposto pela presidenta Dilma ou foi malhado ou então foram feitas sérias ressalvas a ele. E apoiado na opinião de especialistas: Claúdio Moura Castro foi citado no quesito educação, engraçado que é sempre ele o consultado, ele que escreve ou escrevia na Veja por sinal e mesmo quando algum outro é consultado, é a mesma opinião. Engraçado, não há nenhum “especialista” que pense levemente diferente não? Contraditório, nem pensar no jornal? E sabe qual o slogan desse notável grupo midiático: “A Vida por TODOS os lados”! Pode isso Arnaldo?

  • Joao diz: 25 de junho de 2013

    Imprensa LIVRE sempre. Tendenciosa NUNCA. Portanto não me venham com estas asneiras. TAO SE ACHANDO!!!!!

  • O Arroto diz: 25 de junho de 2013

    A pessoa chamada “JATO AÍ “:

    Quando vc falam em saúde, não se esqueça que o Governo Lula propôs destinar toda a CPMF para a Saúde. A proposta era de um repasse de mais R$ 8 bilhões para a saúde em 2008. Em 2009, R$ 12 bilhões e em 2010, R$ 16 bilhões somados à correção dos repasses pelo Produto Interno Bruto (PIB).: Os tucanos e demos votaram em peso contra e festejaram a derrubada, achando que estava prejudicando Lula!

  • luiz diz: 25 de junho de 2013

    …Menos, Dona Rosane, menos… a senhora acha que alguém acredita nisto? Por favor. A senhora está sendo mais realista do que o rei… menos, bem menos….

  • O Arroto diz: 25 de junho de 2013

    Aos néscios que manifestam como ovelhas sem parar:

    Nunca peçam para governo gastar com saúde o mesmo que se gastou com estádio de futebol. Nos 7 anos de preparação para a Copa, foram gastos aproximadamente 7 bilhões com estádios. Neste mesmo período, foram gastos mais de 500 bilhões com saúde. Então se você fizer isso, na prática você está pedindo pra reduzir consideravelmente os gastos com saúde. Gastos com saúde nunca são demais. Então cuidado pra não pedir a coisa errada.

  • Valkíria diz: 25 de junho de 2013

    Falam que a imprensa livre está denunciando a corrupção, mas vejo por exemplo que o prefeito de Alvorada foi condenado à prisão por uma série de desvios e não li uma única nota na chamada “imprensa livre”. A gestão anterior está envolvida em dezenas de falcatruas e, talvez, pelo fato de ter investido maciçamente em publicidade nos veículos da RBS, isso agora não seja divulgado. Faz anos que o PTB anda aprontando RS afora e não leio qualquer manifestação de colunistas da casa.

  • Jussara Felix diz: 25 de junho de 2013

    Não concordo com protestos que pregam e cometem violência.
    Agora… A RBS é useira e vezeira de distorcer fatos, transformando em versões, OU da própria empresa, que defende o capita, OU dos governos (no caso a Prefeitura de Porto Alegre, onde a corrupção, desmandos e incompetência estão IMPERANDO). Com as verbas publicitárias ENORMES, calam a boca. Tomara que algo mude! Abaixo exemplo: NA ZH estão confundindo os protestos e as greves, deixando a População ainda mais DESINFORMADA!
    Correio:
    25/06/2013 13:32 – Atualizado em 25/06/2013 13:35
    Municipários realizam nova paralisação em Porto Alegre
    Serviços nas escolas, postos de saúde e outros setores são parcialmente afetados

  • Wania Quadros diz: 25 de junho de 2013

    Três perguntas para os assinantes do manifesto responderem: Quantos jornais foram atacados no Brasil? Só Zero Hora? Porque será?

  • Jussara Felix diz: 26 de junho de 2013

    CHEGA DE TERGIVERSAR: O POVÃO TÁ INDIGNADO!!! Alguns antipetistas doentes, cegos de ódio,raiva e rancor,parece não entenderem nada do que se passa e a que extrapolam seus fracassos e frustrações pessoais.
    Este não é um movimento contra determinado partido ou político, mas sim contra todos e também aqueles maus cidadãos que querem tirar vantagem em tudo, mas não fazem sua parte.É contra os demagogos e oportunistas de sempre que tentam distorcer e manipular a agenda do movimento de ruas de acordo com seus interesse políticos eleitoreiros mesquinhos e demagogos.Também aqueles que da direita estiveram 8 anos no governo e nada fizeram além de tirar a esperança do povo ,jogando-o na desesperança e no desemprego e que enterraram vários casos de corrupção como a Privataria Tucana, o escândalo do Banestado (18 bilhões desviados), a compra de votos para reeleição de FHC etc etc. E contra a grande mídia, que EMBOLSA mais de 30 BILHÕES DE REAIS dos governos, TODOS! E contra o descalabro dos gastos com salários do setor público, com CCs, que SUPERAM 20 BILHÕES DE REAIS – só na prefeitura de Porto alegre SÃO 70 MILHÕES DE REAIS!!! O maior gasto relativo de TODOS os municípios brasileiros!

  • Angelo G.Frizzo diz: 26 de junho de 2013

    Sempre foram avisados (eu pelo menos) de que mentiras, meias verdades e verdades NÃO comprovadas, algum dia acabariam por resultar em PROBLEMAS.
    O Povo, mesmo os que não leem vossos jornais e revistas, não veem vossa TV, não ouvem vosso rádio, ficam SABENDO o quanto são inimigos dos pobres, índios, negros, etc. Quanto são tendenciosas as notícias, principalmente quando são destinados benefícios SOCIAIS pelos governos atuais.
    Por exemplo: Na saúde, escolher UM caso de mau atendimento em UM milhão, e usar como argumento POLÍTICO partidário ? Dizer que a CPMF era um imposto CONTRA o Povo quando qualquer analfabeto sabe que ERA um dos ÙNICOS impostos justos do Brasil, cobrado SÓ do RICOS (nem mesmo a classe média alta pagava algo significativo) .
    Enfim, o tempo confirmou . A imprensa deveria agir como na Europa, até nos EUA, colocar no ar programas e outros acessos À COMUNIDADE, onde se poderia debater problemas sociais REAIS, não só os da classe média alta e ricos. Embriões como o Polêmica e o Conversas Cruzadas podem servir de base.

  • Murilo diz: 27 de junho de 2013

    A imprensa deveria ser plural. Jornais de direita, de esquerda, de centro, liberais, sociais democratas, socialistas, etc. Infelizmente, só uma voz é ouvida. Zero Hora é um símbolo desse monopólio de opinião. Por isso é alvo dos protesto.

  • cidadão diz: 27 de junho de 2013

    Olha o alerta, grupo RBS!! Marginais não lêem blog político, tampouco perdem tempo comentando! que acessa aqui são pessoas que, independente de ideologia partidária, sem um senso de crítico mais apurado! E SÓ VEJO PROTESTOS! Que fase rosaninha…

  • Alexandre Fleck diz: 27 de junho de 2013

    Pra mim esta dificil entender porque esse ódio contra a RBS. NA TV vejo talvez 90% da programaçao RBS. Zero Hora de 6ª a domingo. O Blog da Rosane é ponderado inteligente mas muitas vezes o contra-ponto é feito sem ódio. blog André Machado me abandonou mas estou com ele todas as manhãs e não consigo ver algo agressivo que pudesse enraivecer tanta gente. Escuto outra rádios também e tem uma que reclama que sequer pode transmitir os jogos das confederações. Acho que tem mercado para todos, o monopólio não faz bem para ninguém. Por ai se pode fazer a paz.

    Para lembrar, na legalidade a rádia Farroupilha foi depredada e os proprietários acho que eram os mesmos essa tendencia do ódio é antiga.

    Na minha maneira de ver as coisas, RBS deveria olhar para dentro de si e ver o que esta acontecendo.

  • Angela de Abreu Rodrigues diz: 28 de junho de 2013

    Também gosto da programação da RBS, dos jornais, como o DG que faz um trabalho social incrível, colocando nas suas páginas as queixas de grande parte da população gaúcha e tem muitas páginas que são úteis ao povo, sobretudo no tocante a cursos para que possam melhorar de vida. Tenho uma ressalva ao ‘Vida e saúde’, que apresenta umas reportagens muito dirigidas à elite, com tratamentos que nós, digo como pobre que sou não tenho acesso. mas isso pode ser corrigido. Tenho um bebê de dois anos, o Miguel, que simplesmente, não seu por que é apaixonado pela TVCOM e fica triste nos horários em que ela não está no ar.
    Gosto da RBS de um modo geral e sugiro que a veia social da rede seja ampliada, por exemplo, como se faz na Globo, com um dos programas de que mais gosto, o Ação, apresentado por Sandra Annenberg, nas manhã de sábado. Se não me engano ele mudou de nome, mas começa ás seis da manhã. Um bom dia para todos.

  • O Arroto diz: 28 de junho de 2013

    Caro Alexandre Fleck, agora entendemos porque essa passividade bovina cdiante da desapropriação democrática em curso: vc consome RBS o tempo todo…

Envie seu Comentário