Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Datafolha confirma: é uma nova eleição

18 de agosto de 2014 79

Mesmo com a ressalva de que a pesquisa do Datafolha está contaminada pela  emoção da morte de Eduardo Campos e da cobertura massiva do acidente e do funeral, é indiscutível que o quadro mudou radicalmente em menos de uma semana. Marina Silva (PSB) larga empatada com Aécio Neves (PSDB) e ameaça a presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Em um cenário sem Marina, Dilma teria 41% e ganharia no primeiro turno, porque seus adversários, juntos, somariam 33%. Esse cenário não existe: até quarta-feira, no máximo, Marina será anunciada oficialmente como candidata e terá como seus principais cabos eleitorais a mulher e os filhos de Campos.
No Datafolha, Dilma mantém os 36% que tinha no levantamento anterior, Marina tem 21% e Aécio, 20%. Marina começa em um patamar superior ao que teve na eleição de 2010, quando fez 19 milhões de votos (19% dos votos válidos). Os demais candidatos não fazem nem cócegas nos três do primeiro pelotão: Pastor Everaldo (PSC) soma 3% das intenções de voto, Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1%. Luciana Genro (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram.
Esta primeira pesquisa indica uma disputa acirrada com Aécio Neves pela vaga no segundo turno. Com Aécio, mostra a simulação de segundo turno, Dilma venceria (47% a 39%). Já com Marina a perspectiva é de derrota da presidente, já que a ex-senadora tem 47% e Dilma, 43%. Esticada a margem de erro, que é de dois pontos percentuais, as duas estariam tecnicamente empatadas, mas a vantagem seria de Marina.
Os números indicam que a provável candidata do PSB herdou todos os votos de Campos e absorveu boa parte dos que na pesquisa anterior de declararam indecisos e dos que pretendiam votar nulo ou em branco. Com a entrada de Marina, os números de voto nulo ou em branco caíram cinco pontos. Na última pesquisa, ainda com Campos, brancos e nulos somavam 13%. Agora, são 8%. Indecisos eram 14% e caíram para 9% nesta pesquisa.
Na espontânea (sem a apresentação de um cartão co0m o nome dos candidatos), Dilma lidera com 24%, Aécio aparece com 11% e Marina com 5%.
Na pesquisa anterior, divulgada pelo Datafolha em julho, quando Campos era o candidato do PSB, Dilma tinha 36% das intenções de voto diante de 20% de Aécio e 8% de Campos.
A favor de marina pesa a baixa rejeição. Enquanto Dilma é rejeitada por 34% dos entrevistados e Aécio, por 18%, somente 11% disseram que não votariam em Marina de jeito nenhum.
É preciso reforçar que a pesquisa é o retrato de mum momento muito especial. Foi feita antes do funeral de Eduardo Campos, num período em que a notícia da morte e da identificação dos corpos e da substituição de Campos na chapa dominava todo o noticiário político. Pelos próximos dias, Marina ainda será destaque no noticiário, pro cobnta do lançamento da candidatura e da escolha do vice. A partir de amanhã, com o início do horário eleitoral, começa a fase decisiva da campanha. Depois, virão mais debates e entrevistas. É com esse momento que Dilma e Aécio contam para recuperar terreno, já que Marina ainda terá de construir um discurso e dizer a que veio, qual será a política econômica de seu eventual governo e como tratará os grandes desafios que o Brasil terá de enfrentar nos próximos anos.

Comentários (79)

  • Vicente de Paulo diz: 18 de agosto de 2014

    Começa o adeus a corja do pt
    O PSDB vai governar com Marina

  • cesar augusto ds silva diz: 18 de agosto de 2014

    Sem comentario e lastimavel e uma perda muito grande so temos que deseja os nossos sentimentos a famias que Deus os consola

  • Paulo diz: 18 de agosto de 2014

    o Importante é o PSDB se ferrar. A Marina também pode esperar que a imprensa Maldita a serviço dos tucanos vai despejar Mentiras toda hora contra ela.

  • Paulo diz: 18 de agosto de 2014

    Radicalmente não mudou. Dilma e Aécio continuam no mesmo. Eduardo Campos é que não atraia o eleitorado.

  • Paulo diz: 18 de agosto de 2014

    Recado às lideranças do PSB: Viúva reúne aliados em PE para cobrar manutenção de ideais de Campos. Estes ideais tinham apenas 8% de intenções de votos. Mostra como os políticos se lixam para o eleitorado.

  • Lucas Fração diz: 18 de agosto de 2014

    Meu maior medo é que a Marina represente um horizonte ainda mais radical que o PT, o que é difícil, mas possível.
    Espero que com os debates o Aécio tome a frente. Contudo, desejo que de uma forma ou de outra o PT saia do governo.
    O país não resistiria a mais uma ditadura (governo) petista.

  • carlos alberto diz: 18 de agosto de 2014

    O primeiro ato político de Marina (do Itaú) foi ainda em Santos, diante da notícia da morte daquele que lhe deu as possibilidades tão desejadas por ela. Deu graças aos céus e a Providência. No avião que a conduziu ao enterro, envolta num xale marrom, lia um Salmo e disse que foi a Providência Divina quem lhe salvou: impediu que entrasse naquele jatinho para o Guarujá. Logo, deduz-se, foi mesma Providência quem matou Eduardo e os outros passageiros. Grotesco.

  • Sérgio Rosa diz: 18 de agosto de 2014

    Não acredito que o povo colocaria uma Marina para governar o Brasil. Seria bom somente aos Pastores.

  • Marco Antônio Silva diz: 18 de agosto de 2014

    Vamos aguardar a pesquisa do IBOPE.

  • Éder diz: 18 de agosto de 2014

    Bom dia.

    Varrer a corja do PT? esqueceram que a Marina é no mínimo, a ala esquerda do PT? ela foi, é, e continuara sendo radical. Agora, sejamos honestos, só em rebenta com o PSDB, dar um trancaço na direita traiçoeira, já estou de alma lavada. Chora menino de Minas, volta para as baladas no Rio e deixa de encher a paciência com os choques…nós já vivemos isso. Mas me chama atenção é a ignorância de alguns foristas, chega a ser nojento, ditadura petista, devem estar loucos. O candidato das direitas, não empolga nem o próprio partido, é só um cinismo loco, e os camaradas, ainda querem que ele deslanche, esse já está em queda livre, “adiós muchacho, que pase mal”. Que ganhe, Marina ou Dilma, tanto faz, se pudesse votava nas duas.

  • Éder diz: 18 de agosto de 2014

    Bom dia.

    Lendo os comentários raivosos, eu não podia deixar de lembrar que o PT, nesses doze anos, fez um grande governo. Para os que não sabem nada ou são burros mesmos, vou destacar algumas realizações. A criação de novas universidades e escolas técnicas em todo o Brasil, o que fez FHC? polo naval aqui em Rio Grande o que fez FHC? os parques eólicos aqui no sul (Chui, Santa Vitória, Livramento..), a fase 3 de Candiota, o que fizeram os gestores de voç~es, respondam. As BR,s 392, 116, 448, quem fez a duplicação? foi a ditadura? a transposição do São Francisco, quem está fazendo? Claro que a educação básica, tem carências do tamanho do Brasil, nós professores ganhamos mal, isso é inegável. Outro ponto, a saúde é um terror, mas quem teve a coragem de buscar médicos fora do país e romper com o corporativismo? faltam reformas estruturantes, e ninguém melhor que o PT, para reformar a lei das comunicações, devassar a mafia do judiciário, e melhorar esse Brasil.

  • Valdemar Manchuria diz: 18 de agosto de 2014

    Marina vai abandonar Suplicy e apoiar Serra e Alckmin? E os candidatos do agronegócio? Ela vai romper de vez com a coerência da nova política e apoiar Serra ao Senado e Alckmin ao Governo?
    A Direita está em festa em cima do cadáver sepulto de Eduardo Campos, pois acham que com Marina levarão a eleição para o segundo turno.
    Não vão levar….

  • Hilário Fabris diz: 18 de agosto de 2014

    Nada de novo…. Afinal, a possibilidade da presença de Marina levar a eleição para segundo turno e prejudicar Dilma é um fato já demonstrado pelos números da eleição de 2010, especialmente por diminuir os votos nulos e brancos. Lembrem-se que Marina proibiu o uso da sua imagem associada a Serra e Alckmin nos comitês de Eduardo Campos. Mas qual será o verdadeiro estrago para os tucanos? Se Marina superar Aécio e ir para o segundo turno, haverá consequências para as eleições de governadores e deputados, podendo esgualepar de ver o PSDB e o sonho de futura candidatura de Aécio Neves à presidência, em 2018. Aqui no RS, a entrada de Marina fará com que o PSB perca os palanques de candidatos ligados ao agronegócio e ao PMDB, como o Zé Ivo Sartori.

  • carlos alberto diz: 18 de agosto de 2014

    Prezado Sr. Lucas Fração: nessa “ditadura” do PT, 40 milhões de brasileiros saíram da miséria, tem 10 universidades federais a mais, e o filho do pedreiro agora também pode ser doutor. Quero mais PT, sem nenhum medo de ser feliz.

  • Aripuanã da Silva diz: 18 de agosto de 2014

    O que marcou o adeus a Eduardo Campos foi o sorriso de Marina Silva. Cruz, credo!.

  • Lacan diz: 18 de agosto de 2014

    Pois é…. Cenas que causaram perplexidade num velório: Lula chora, Marina sorri …. Tá loco meu…

  • fatima diz: 18 de agosto de 2014

    Gente, até aonde voam os abutres… Pois não é que a Marina faz selfie no funeral do Eduardo Campos?

  • Gilberto Souza diz: 18 de agosto de 2014

    Pior que tá não pode ficar. Fim da oligarquia.

  • zulmiro batecin diz: 18 de agosto de 2014

    o pior é uma foto de Marina sorrindo ao lado do caixão de Eduardo Campos.Indignação.
    Ela está apoiando o queixo sobre uma das mãos, olhando para um dos filhos de Campos com uma certa cumplicidade. Marina tem vários problemas. Maldade e oportunismo

  • Ana Laura Macarte diz: 18 de agosto de 2014

    Muda radicalmente a disputa presidencial: Dilma 36%, Marina 21%, Aécio 20%.
    Eles que briguem pela segunda vaga.
    Quem sabe dos programas que hoje mudam a vida dos 1,27 milhões de jovens que estão na universidade pelo PROUNI, nas 3,3 milhões de famílias que hj tem casa própria, através do Minha Casa Minha Vida, das 14 milhões de famílias que saíram da miséria, das milhares de pessoas que hoje são assistidas e atendidas nas grandes periferias do nosso pais com o programa Mais Médicos, sabe do que estou dizendo.

  • Rogéria diz: 18 de agosto de 2014

    Filho de pobre estudando nos EUA…
    Filho de pobre estudando medicina…
    Pobre, sem glamour, viajando de avião….

    Ai, que ódio do PT

  • Vilso Moraes diz: 18 de agosto de 2014

    Se eles quiserem ganhar do PT, vão ter que trabalhar mais do que o PT. Imagine a oposição reunindo com catadores de papéis, com hansenianos, com o movimento LGBT, com trabalhadores rurais, com sem terra. Embora tenha “caído do céu” a solução p/ os setores contra o PT e as mudanças dos governos Lula e Dilma poderem agir nesta eleição, não tem p ninguém.

  • Sergio diz: 18 de agosto de 2014

    O Datafolha e quem encomendou esta pesquisa feita sob o caixão do Campos,mostra os verdadeiros abutres e deixa claro o quanto são sórdidos estes que querem derrubar um governo a qualquer preço.Uma pesquisa feita em cima do caixão do homem , é um oportunismo pessoal e politico sórdido,rasteiro, e jamais visto,deixando claro que não podemos votar nesta gente,nesta corja que faz qualquer coisa eproveito próprio.Foi uma poesuisa feita de forma impróprio,inoportuna,em meio a um a comoção de cadáveres,uma verdadeitra aberração e a mídia também faz qualquer negócio para obter vantagens e todos acham isso normal.Não deixaram o homen nem ser enterrado e usaram o momento de lágrimas a favor do PSB.PPS.MARINA.ALBUQUEQUE,etc etc.
    A AMBIÇÃO DO CARGO FOI COLOCADA ACIMA DE QUALQUER SENTIMENTO DE HUMANIDADE.SERÁ QUE A MU8LHER E OS FILHOS DELE ESTÃO DE ACORDO COM ESTES ABUTRES?

    MEU DEUS,QUE MUNDO É ESTE? ÁS VEZES ME ENVERGONHO DA CONDIÇÃO DE SER HUMANO.FALTAM MAIS DE 2 MESES PARA AS ELEIÇÕES E PRECISAVAM AGIR DESSA FORMAA TÃO INTERESSEIRA E AMBICIOSA,EM CIMJA DOS CADÁVERES? AMBIÇÃO DEMAIS MATA,VEJAM O EXEMPLO ACONTECIDO.NÃO ERA AINDA O MOMENTO DO EDUARDO CAMPOS SONHAR ESTE SONHO ALTO DEMAIS.DEVERIA SER EM 2018
    .AGORA QUEREM EMPURRAR MARINA PARA O POVO E ELA SE DEIXA USAR DA FORMA MAIS DESUMANA POSSÍVEL. QUE TRISTEZA.PÁRA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER.

  • Amadeu Sagaes diz: 18 de agosto de 2014

    O quê fica evidente, e nauseante, é o entusiasmo incontido de alguns colunistas, como a Rosane, percebendo-se claramente uma certa satisfação incontida diante da morte de Eduardo Campos – pois isso abre a possibilidade de mudanças no cenário eleitoral. As candidaturas de oposição estavam estagnadas nas pesquisas eleitorais. A chance de a eleição ser resolvida no primeiro turno crescia, com a entrada do horário eleitoral na TV, já que a coligação em torno da presidenta Dilma Rousseff dispõe de maior presença na TV. É a morte que dá vida para Marina Silva na corrida presidencial! comemora a oposição e seus braços de imprensa, totalmente atolados num pântano moral sem igual.

  • Marcos diz: 18 de agosto de 2014

    Não entendo essa gente que comenta aqui: reclamam que o PT é desonesto ou que o “PSDB tem que ferrar” mas quando, FINALMENTE, existe uma alternativa de fato acham que não serve… Aí tem um que acha que só seria “bom para Pastores”: fala sério!! Alguém de vocês já leu o plano de governo dela?

    E mais, qual é o problema de ela ser religiosa? Acho até uma virtude!! Pelo menos não vai ficar roubando!! Sei que, infelizmente, dizer-se religioso acaba não sendo um carimbo de honestidade, mas ela é séria e pelo menos, com honestidade, finalmente não nos preocuparíamos! Pelo menos não dela!

    E não teria feito esse absurdo de ralo de dinheiro que é a transposição do São Francisco!!

  • claudio r weber diz: 18 de agosto de 2014

    Tem um outro fato transcorrendo na Internet, foi feita uma apologia sobre o assunto de maneira satírica, quase uma brincadeira de “jurisada”. Refiro-me a passeata do dia 02/11/2014 em São Paulo (Zumbi) uma forma de “brincar” com esse tipo de coisa. Saibam que os >russos< estão trabalhando em cima de um projeto Z. Eles só irão usar esse serviço escabroso no momento que as forças do ocidente mirar os mísseis contra o seu país. As Ucrânias da vida nem sabe onde estão pisando. Existe um "Vírus" em fabricação dentro das perspectivas Z. Basta saber como "eles" iriam usar o produto de maneira que seu país se isole da turba sanguinária. Quem sabe um dia, as pessoas irão sacudir as suas cabeças, dirão: "Foi comentado… Avisaram, tchau!

  • Luiz Fernando diz: 18 de agosto de 2014

    Votem em quem vocês quiserem e parem de falar mal dos outros, valeu? Obrigado!

  • agamenon diz: 18 de agosto de 2014

    vendo a materia, espantei, a MARINA SERINGUEIRA, ja ta com 21% ? deve ser mentira, quem tem coragem de votar nela, eu nao tenho.

  • Rosa Costa diz: 18 de agosto de 2014

    O POVO BRASILEIRO MERECE MUDANÇAS. Impossivel ficarmos convivendo com inumeras irregularidades, como, uso do dinheiro e da máquina publica e inadequadamente, escândalos envolvendo pessoas do Governo e nada ser apurado corretamente. Povo merece Governo mais voltado para saúde, educação, segurança e outros aspectos sociais.Torço para que Marina siga nesta jornada positiva e vitoriosa.

  • Aripuanã da Silva e Oliveira diz: 18 de agosto de 2014

    Não tem chance. Como a Marina sentará e comungará com os ruralistas desmatadores e demais demo/tucanos da direita? Como irá dialogar com a nação dos “protestos de junho”, sendo contra a união homoafetiva, contra o aborto, contra as pesquisas com células-tronco, contra a liberação da maconha, e etc..?
    A Rosane, como todos da imprensa e mídia, está embriagada pelo fascínio que todas as ideias incoerentes parecem exercer. A candidatura da Marina, pela via da direita, esbarra por completo sob o ponto de vista da justificativa, e do jeito que se apresenta não faz nenhum sentido.

  • Corte Interamericana de Direitos Humanos diz: 18 de agosto de 2014

    Pesquisa “boca de túmulo” não vale.

  • Eduardo diz: 18 de agosto de 2014

    Pensem bem: Marina teia condições de governar este país? o partido dela é nanico, logo ela terá de vender cargos para obter apoio no congresso para ter governabilidade.

    Além do que ela não diz coisa com coisa nos seus discursos… procurem os discursos dela na internet e tentem entender algo deles… eu não consegui.

    A Marina tem um perfil de ditador. Para perceber isso é só analisar seu comportamento nestes últimos anos.

    Dilma não da mais. o PT já era! Chega de tanta corrupção e de termos no governo um partido que defende e idolatra criminosos, além de governar para sua ideologia de esquerda ao invés de governar o país.

    Embora não confie totalmente no Aécio e no PSDB, este ainda é a melhor opção, ou talvez, a menos pior para o momento.

  • Márcio diz: 18 de agosto de 2014

    Como pode uma “analista política” colocar como maiores cabos eleitorais a mulher e filhos de outro candidato. Que representatividade política eles têm?

  • Mary Gomes diz: 18 de agosto de 2014

    Realmente a eleição tomou outro rumo. O importante é que temos opções para mudar e acabar com o partido que quer perpetuar o poder…até quando? tá na hora de pegarem o boné e se retirarem.

  • rosane_oliveira diz: 18 de agosto de 2014

    Senhor Amadeu, não me meça pela sua régua. Eu jamais teria satisfação com a morte de uma pessoa. Vou liberar seu comentário, democraticamente, mas não posso me calar diante de uma acusação tão torpe.

  • Paulo diz: 18 de agosto de 2014

    Ora, Mary Gomes, não há problema algum em perpetuar no Poder de quem melhora a vida do povo; é uma virtude.

  • Raul Varella Seixas diz: 18 de agosto de 2014

    A um leitor da Veja, robotizado, é perguntado:
    -Moço, como é que eu faço pra chegar na terceira via?
    Sem pestanejar, ele responde: – Siga sempre à direita.

  • FBAPa diz: 18 de agosto de 2014

    O maior festival de besteira que assola o país.

  • shakter diz: 18 de agosto de 2014

    PT nunca mais esses lixos comunas tem que deixar o Brasil marina, dilma, aecio todos farinha do mesmo saco, ainda tem idiotas que falam que PSDB é de direita, haja ignorância no Brasil não existe partido de direita quem sabe quando tivermos candidatos de direita no poder o Brasil não comece a virar país de primeiro mundo, como é o caso do Chile.

  • sérgio diz: 18 de agosto de 2014

    Marina presidente 2014!

  • Felipe diz: 18 de agosto de 2014

    Senhores, A ou B ou C não interessa, mas o fato inegável é que somos enforcados por impostos até pra respirar, políticos sem impunidade, obras inacabadas, saúde falida, educa”ss”ão extinta, o fato que são 12 anos de governo e a única coisa que se percebe é enriquecimento absurdo dos políticos.

    Defensores do PT que houve investimentos em infraestrutura e redistribuição de renda eu não dúvida. o problema é que o povo gosta de balizar por baixo, ou seja, fizeram, mas foi o suficiente? Claro que NÃO…..CACETE. Se o governo fosse uma instituição privada teríamos resultados absurdamente satisfatórios, é muito fácil arrecadar trilhões e repassar algumas dezenas de bilhões.

    Brasil melhor é Brasil sem crianças, pessoas e idosos dormindo na rua, morrendo em frente aos hospitais. Me desculpem podem até ter feito algo, mas faltou ainda sim muita seriedade e honestidade para que se banisse a corrupção….ou melhor…não foi feito NADA. Genuino passado o alvoroço, está sendo solto e ai? Petistas de plantão? Cadê a reforma penal, tributária, política?? Acordem

    A bem da verdade o correto era se votar nulo pois ninguém é digno de nos representar nessa corja, seja PT, PSDB ou FDP. O que falta no Brasil são pessoas honestas que mesmo com o salário que um parlamentar recebe conseguiria viver com muito luxo, mas a ganância não permite.

    Sou a favor da privatização do governo e demissão de todos…. quem sabe assim levem o produto final (serviços, renda e politica social) sejam entregues a quem realmente paga por tudo. Abraço

  • edison dias caldeira diz: 18 de agosto de 2014

    Não adianta quererem, logo após uma tragédia, da dimensão que foi, fazer pesquisas eleitorais que, obviamente, levarão a falsos resultados. O que vem causando a liderança da Dilma nas pesquisas é resultado de: Diminuição da pobreza absoluta em 50%, Criação do Prouni, Pronatec, 18 novas universidades, Bolsa família, luz para todos, Minha casa minha Vida, PNE, Mais médicos, Água para todos, PAC e etc. Entendo que logo que as coisas se acomodem, e que a propaganda eleitoral seja iniciada, a candidata Dilma, logo vencerá o ódio e se firmará para a vitória no 1º TURNO

  • Felipe Cruz diz: 18 de agosto de 2014

    Rosane, desculpem pelos erros de concordância do post anterior, mas não disponho de muito tempo para revisar.
    Gostei de sua coluna e concordo com seu comentário….as pessoas tendem a fazer juízo de valor e não de realidade e isso distorce o bom senso ao expressarem as ideias.

    Aguardemos o desenrolar das pesquisas e torcer para que tenhamos uma luz de quem estará mais preparado para nos representar

    Abraços

  • Cristiane diz: 18 de agosto de 2014

    Nossa! Chocada em ler alguns comentários aqui… o texto é jornalistico, fala dos fatos, e as coisas acontecem como é o natural, a comoção do acontecido faz com que pessoas conheçam histórias que ainda não haviam acessado antes. Até acho que a comoção leve uma mudança total do cenário anterior a 13 de agosto. Nos preocupemos com os currículos e as propostas.
    O comentário do pobre e o direito ao estudo e andar de avião, é lamentável.

  • Marcos diz: 18 de agosto de 2014

    Infelizmente as opções de candidatos e complicada, tucanos sem chance que mora em cidades administradas pelo PSDB sabe oque estou falando, os Professores em SP são tratados com lixo, PT “nunca mais”, a não ser que o proverbio “Rouba mais faz” sirva, a turma dos bolsas devem estar preocupados a mamata pode acabar, não e dando quer dizer comprando o povo com essa esmola que se conquista a população, tanto que no sudeste o PT e super queimado, então por falta de opção vamos de Marina e ver oque vai dar, como e mesmo o jargão ” pior que ta não fica……”

  • Gilberto Souza diz: 18 de agosto de 2014

    O seu eder esqueceu de uma grande realização do PT: o mensalão.

  • Ademar Jair Soares diz: 18 de agosto de 2014

    A radicalização das pessoas se tornam grotescas, quando não tem comentários favoráveis aos seus pensamentos, se tornam agressivos de todas as maneiras, no sentido de atingir o agora seu inimigo. Temos que ter a dignidade de aceitarmos os pensamentos contrários aos nossos e analisarmos qual caminho a seguir. Na situação atual, estou com o PSDB, pois com o FHC, começamos a sair do processo inflacionário infindável

  • Luiz Fernando diz: 18 de agosto de 2014

    Amadeú, nenhum problema em vc querer votar na Dilma cara! Mas, por favor, não viaja na maionese…valeu! Obrigado!

  • emival rezende diz: 18 de agosto de 2014

    Acho que os comentários políticos deveriam ser melhor direcionados rumo ao que interessa sobre governabilidade. Vejo nos comentários sobre as próximas eleições para Presidente da República críticas que não são nada construtivas. Na minha opinião, o Brasil precisa de mais quatro anos para que o PT da Presidente Dilma conclua o seu ciclo, com tempo suficiente para esgotar o seu projeto de governo, principalmente para o lado social. O Aécio Neves já é um político experiente e preparado, podendo desenvolver uma administração a nível nacional satisfatória, porém, o vejo umbilicalmente muito ligado à elite, aos poderosos, aos banqueiros e esse lado do presidenciável me preocupa, porque o Brasil necessita que as atenções dos nossos governantes sejam focalizadas em direção à melhoria da educação, da saúde, da segurança (incluindo aí o combate a criminalidade de toda espécie), da justiça (incluindo aí uma reforma do judiciário, podendo ser pensado algo como mandato para os membros do Judiciário e componentes do Ministério Público, em todos os níveis e mudanças nas nossas leis, principalmente na lei penal), da melhor maneira da distribuição das rendas, da cobrança justa dos impostos (com alíquotas maiores para quem tem mais), da moradia para os sem tetos, da reforma agrária (terras para os sem terras), enfim, precisamos de um Presidente que tenha a coragem, a audácia, a determinação e a competência para promover todas essas mudanças e, sendo assim, tenho minhas dúvidas que Aécio Neves reúna todas esses predicados para agir da forma que precisamos para alcançarmos o patamar de Países de primeiro mundo. Sobre a agora presidenciável Marina Silva, embora devotando a ela o maior respeito pelo trabalho que prestou no Ministério do ex-Presidente Lula e, por último, no Senado, entendo não ser no momento a pessoa com o preparo certo para governar o nosso País. O seu discurso só fala em sustentabilidade, que embora sendo um assunto emergente, não resume tudo o que uma Nação do Porte do Brasil necessita para a sua direção. Desculpe a presidenciável Marina Silva, pela minha franqueza, mas a sua vez para governar o Brasil ainda não é agora. Esse é o quadro que vejo do Brasil e do perfil de cada presidenciável. Não podemos votar pela paixão, pelo momento de luto, ou pelas benesses que possam ser ofertadas em épocas de eleições. Temos que votar e escolher os nossos mandatários pela sua vida pregressa, pela sua qualificação, pela seu trabalho, pelos seus projetos, pela sua trajetória na vida pública, social, familiar e até mesmo religiosa. Vamos para as urnas no dia 05 de outubro conscientes, firmes e sem nenhuma amarra para vinculação do nosso voto, pois somente assim creio que faremos as melhores escolhas, para a direção do Brasil e dos nossos destinos para os próximos quatro anos. Obrigado.

  • beco diz: 18 de agosto de 2014

    O Brasil mudou, para cada novo partido tem que se criar também um ministério de qualquer coisa. A proibição de candidato analfabeto é relativa, se a legenda apoiar o governo pode, inclusive o poste atualmente pode concorrer para as três esferas, ou seja, poste federal, poste estadual e poste municipal, quanto a candidatura de poste a deputado e poste a senador carece de iminente regulamentação na forma da lei.

  • renildo camara diz: 18 de agosto de 2014

    As vezes eu me pergunto!! pq o brasileiro gosta de entender as coisa em cima da hora?
    Quer entender de futebol no mês da copa… quer entender de politica faltando 50 dias para a eleição.Até pouco tempo Dilma tinha 70% de aprovação, depois dos protestos tem 34 de rejeição…Ora!! o quê Dilma fez de errado?? inaugurou obras, aplicou 1,7 trilhão na saúde e educação, não fez propaganda como Lula fazia. Outra coisa!! Dilma não bajula jornalista. Agora me aparece a mulher de Eduardo querendo ser vic , e ninguém fala nada, é assim que Marina quer mudança?? isso é capitania hereditária?
    Nesse PSB só tem um monte de velhos políticos, se aproveitando do egoismo do Eduardo, esse papo de que saiu do governo pq não concordava com isso ou aquilo é conversa para zé mané , , somente agora ele viu que era siam ou assado??Embaixo do sol não há nada novo.
    MEU VOTO É DA DILMA.

  • Renildo camara de andrade diz: 18 de agosto de 2014

    Será mesmo que ninguém foge do destino??? O governador da Bahia, suou pedindo ao Eduardo que apoiasse a Dilma. Ele disse NÃO… EU VOU SAIR CANDIDATO!! Lula então pediu…deixe para próxima eleição , eu lhe apoio, ELE DISSE NÃO! EU VOU SER CANDIDATO É NESSA. Ora ele tinha 49 anos, será que não dava para esperar? Pergunto!! agora ele vai ser candidato em que país.??

  • Eduardo diz: 18 de agosto de 2014

    Prezado professor Éder,

    Como professor você deveria saber de algumas coisas que demonstra, nos seus comentários, não ter o menor conhecimento.

    PSDB não é um partido de direita. Ele deriva do antigo MDB, quando só haviam 2 partidos, o MDB e a ARENA. E naquela época a direita era a ARENA, e a esquerda era o MDB. Logo PSDB é de esquerda.

    Os partidos que derivaram da ARENA foram o PDS que dele derivou o PFL, hoje DEM, e logo depois os que sobraram no PDS rebatizaram o partido para PP. O PP do Maluf que apóia o LULA… Então PP é DIREITA e apoia LULA E DILMA.

    Sobre o PT ter feito obras importantes ninguém duvida, afinal se elegeram o LULA la em 2002 foi porque queriam mudanças, e mudaram tanto que elegeram o LULA, e nestes 12 anos ele fez algumas mudanças. Logo, fez o que deveria.

    A corrupção sempre existiu neste país, ela não é invenção do PT, mas convenhamos, o PT foi o partido que mais abusou da corrupção em toda a história da república neste país.

    Importar médicos de Cuba pode ser uma solução de curto prazo, pois a saúde não avança com isso. É preciso investir nos nossos profissionais e nas estruturas básicas para o atendimento das pessoas. Neste último o PT ta devendo muito!

    Os médicos importados não são necessariamente médicos, são pessoas com conhecimento de medicina que foram alugados ao Brasil, e vieram na condição de escravos modernos, pois não podem se manifestar, não podem trazer suas famílias junto, não tem direito ao salario integral… eu me envergonho de morar num país que financia escravidão… tenho nojo disso!

    Eu também fico muito feliz quando vejo obras sendo inauguradas em Cuba, um país dirigido por tiranos assassinos que volta e meia fuzilam pessoas simplesmente porque discordam do regime ou porque resolveram viajar para os Estados Unidos. Tenho asco dos ditadores cubanos. em pleno século 21 é inaceitável que existam ditadores, e menos aceitável ainda que governos ditos democráticos apoiem estes ditadores.

    E ai professor Eder, onde esta a direita que tanto abominas? digo: ela está do lado do teu líder supremo, o LULA! E isso é natural para o PT, pois se apoia ditadores de Cuba não existe o menor problema para você ter ao seu lado os ditadores militares da direita não é mesmo?

    FORA DILMA! FORA PT! FORA LULA!

  • Elvio Silveira diz: 18 de agosto de 2014

    Pena não termos hj um Brizola q não teve essa chance da internet q o pamonha do Lula não sabe usar.
    Pq Brizola ENTERRARIA essa corja do ibopo, datafalha.
    Mas tem o lado cômico, essa corja mente tanto, força tanto a barra que ao dizer q a Marina empata com o Aeroporto Neves, somando os “votos” dela e Dilma os “analistas” q expliquem isso é ou não é o eleitor dizendo PSDB/DEM não te quero mais de jeito nenhum?!”, hahaha.
    P.S. 1 Campos era “cria” do Lula, do PT, foi ministro até o apagar das luzes do tempo de se candidatar.
    Marina também é “cria do Lula”.
    Barbosão “herói” da direita foi indicado pelo Lula.
    Quer dizer, de tudo q a direita “adora” (ADORA AGORA) só o psdb/dem não têm nada a ver com o lula.

  • elio chaves diz: 18 de agosto de 2014

    Senhores leitores e comentadores da coluna:
    Achamos o candidato perfeito para o país, é o senhor Felipe, o único sujeito honesto
    do Brasil.
    Como disse o Millôr certa vez, um tipo assim dá medo até na Madre Tereza de Calcutá.

  • zélia maccari diz: 19 de agosto de 2014

    Dizer que a política presta e generalizar que todos os políticos não prestam não é nem nunca será o caminho.

  • Amadeu Sagaes diz: 19 de agosto de 2014

    O Bonner achou que a Dilma era o Aécio ou o finado Eduardo (que Deus o tenha), e ia empurrar a Dilma contra a parede no debate de 15′ no Jornal Nacional.
    Deu-se mal.
    Tenho certeza: a intenção dos Marinho era que Bonner teria voltado para o Rio sem emprego.
    Só que daria muito na vista…

  • fatima diz: 19 de agosto de 2014

    No debate ops na entrevista da Dilma ontem no Jornal ela Dilma não se acocou e assumiu o controle de todas as respostas É a mais preparada

  • Ana Laura Macarte diz: 19 de agosto de 2014

    O Datafolha foi rápido no gatilho. Mal saíram as notícias da morte de Eduardo Campos, no mesmo dia 13 registrou pesquisa (pesquisa boca de túmulo: zero de escrúpulos/noção) de intenções de votos com o nome de Marina Silva no lugar do candidato do PSB. Incrível: ninguém perde e só Marina ganha. Se Marina não tirou votos de Dilma e Aécio, de onde vêm as intenções de votos nela bem maior do que os 8% que Campos tinha? É muito é estranho Marina tirar votos de candidatos “nanicos” e não retirar nenhum ponto de Aécio Neves dentro do eleitorado oposicionista. É duvidoso que Marina seja capaz de capturar tanto assim votos brancos e nulos dos que rejeitam partidos políticos, sendo que nos últimos quatro anos só o que ela fez foi tentar mais um partido político entre tantos que já existem. Só não fez porque sua aceitação não conseguiu reunir assinaturas suficientes…

  • Paulo Narciso diz: 19 de agosto de 2014

    Eduardo, debater só o “fora” sugerindo o vazio ou o “cheio de ar” para o lugar não resolve.

  • Bossoroca & Bororé diz: 19 de agosto de 2014

    Sobre a corrupção atribuída ao PT, é bom que se diga, foram Lula e Dilma que estruturaram o combate à corrupção. Deram autonomia à PF e ao MP. Nos governos do PT não tinha um Engavetador Geral da República. Lembrem-se que o PSDB, tomou como primeira providência ao chegar ao poder, com FHC, extinguir uma Comissão de Combate à Corrupção.

  • Éder diz: 19 de agosto de 2014

    Bom dia.

    Eu não ia voltar a responder, ora, todo mundo, ou boa parte das pessoas, sabem que o PSDB é uma dissidência do PMDB. Ainda, se um partido que privatizou o que podia, que seus lideres apregoam o liberalismo como a solução para os males da sociedade, não é de direita, então estou louco. PSDB, de esquerda era só que me faltava, meu amigo forista, estude um pouco mais, quem sabe faça uma faculdade de sociologia, ou algo do tipo e areje os seus pensamentos. Outra coisa, o PT e seu governo, o mais corrupto? dá licença, basta olhar o período militar ( 1964- 1985), foi o maior aumento percentual em 20 anos da dívida externa, e onde parou esse dinheiro? ninguém sabe, ninguém viu? a mesma Globo e a RBS, que hoje denunciam, são as mesmas que no passado encobriam. Outra coisa, os cubanos, são excelentes médicos eu conheço vários e não tens ideia do excelente atendimento que ofertam, são profissionais que atuam no mundo inteiro. Senhor Eduardo, para que saibas, pois não me parece que leias o suficiente, teus comentários evidenciam isso, os cubanos atuam a frente de diferentes missões, por exemplo, na Venezuela,na Bolívia, Equador, visite esses países e te informes com a população local. A direita está nas acoes dos grupos políticos que são contra a integração latino americana.Sabes, onde está a direita? te respondo estava na redução dos investimentos em saúde e educação que a Arena promoveu naquela época, no liberalismo econômico de Collor, nas ações privatistas de Britto e FHC, e no desastre levado adiante por Yeda. Só para fechar, se eu tivesse que adotar um ídolo esse seria Brizola, não Lula.

  • Sergio diz: 19 de agosto de 2014

    Bonner e a Patricinha(de dedo em riste) usaram métodos e táticas de inquisição com Dilma . Bonner gastou mais tempo para as perguntas do que Dilma para as respostas.Bonner/Globo se acham os donos da moral,mas Dilma deveria ter perguntado a Bonner a respeito da denuncia de que a Globo sonegou 150 milhões de Reais em Imposto de Renda em 2002,cujo valor atualizado é de R$ 650 milhões( 5 vezes o tal mensalão)e o processo está pendente ou parado na justiça.

  • Branquinha nascida em berço d’ouro diz: 19 de agosto de 2014

    Pobre no Brasil (renda de 1.200 a 1.500 reais) agora pode passar as férias em Nova Iorque. Agora esses pobres podem ter, se já não tem, transporte próprio… Pobre vai ao Zaffari e enche o carrinho…. Ai ….que saco! Chega de PT!

  • OLIGOFRENICO diz: 19 de agosto de 2014

    PELAMORDEDEUS, só tem PT kamikaze neste blog….tudo xiita!! Que não faz o medo de perder a “boquinha”…

  • The Economist diz: 19 de agosto de 2014

    Quanto mais “demonizada” for a política e os políticos, mais fortes ficam as empresas jornalísticas para extrair candidatos do seu quadro de pessoal.

  • fatima diz: 19 de agosto de 2014

    Se cada brasileiro e brasileira analisar bem sua vida e como era no passado, não tem pra ninguém. É Dilma!

  • Gaucho da Fronteira diz: 19 de agosto de 2014

    Tem que botar o Gaucho da Fronteira a ensinar aos apresentadores do JN a utilidade do dedo.

  • Aripuanã da Silva diz: 19 de agosto de 2014

    A direita não resolveu a saúde em 500 anos …pq o PT teria que resolver em 12 anos? Mostra o DARF Rede Globo!

  • Bossoroca & Bororé diz: 19 de agosto de 2014

    Porque Bolsa Família? Porque PROUNI? Porque Mais Médicos?
    R: Porque mais da metade do que é arrecadado pelos cofres públicos provêm de impostos pagos pela população que recebe até três salários mínimos.

  • Eduardo diz: 19 de agosto de 2014

    rsrsrs….

    lendo os comentários dos petistas fica claro que eles estão apavorados ante a possibilidade de perderem os empregos … rsrsrs…

    PT JÁ ERA!

  • Silvia diz: 19 de agosto de 2014

    os reaça de direita não tem respostas para o debate, aí partem para mediocridade de dizer que os comentários são de petistas filiados ou CCs

  • sandra diz: 19 de agosto de 2014

    o pior do PT são os aeroportos terem virado rodoviária e tudo que é pobre exigindo direitos tipo “tô pagano”
    o PT por mim já era

  • taborna diz: 19 de agosto de 2014

    Eduardo, quem deve estar apavorado é essa direita golpista, rasteira, sem projeto para o país, onde os tem nos conglomerados dos meios de comunicação (globo/rbs, band, sbt, veja..) seu maior porta voz. Passaram todos esses anos em que estão na oposição tentando simplesmente procurar intrigas ou inventar( com a ajuda dessa mesma mídia sem vergonha) notícias ou fatos inverídicos, achando com isso que o povão acreditasse em mentiras plantadas. Vocês estão fazendo de tudo, até velóriomício para ver se com a comoção popular, vocês da direita tenham mais uma sobrevida e não morram no dia 4 de outubro.

  • anonimous diz: 19 de agosto de 2014

    Os petralhas estão tão preocupados,que esqueceram de comentar que,num 2ºurno entre Dilma e Marina é 47% a 43% pra Marina.Olha a boquinha indo peles ares eheheheheheheh

  • Alessandra Barcelos diz: 20 de agosto de 2014

    Concordo com a Sandra. Os shoppings estão cheios de marginália fazendo “rolezinho”

  • Gileno Correia dos Santos diz: 20 de agosto de 2014

    Povo brasileiro, não seja bobo e nem mamulengo manipulado pela mídia de acreditar nos personagens políticos do Brasil; portanto voto em Dilma porque não é político. Vamos fazer de bobo os políticos e não nós, Dilma neles! , povo brasileiro. É assim que voto: Contra os políticos e a mídia voto em Dilma.

  • Jose Carlos diz: 29 de agosto de 2014

    Muitos comentários para não dizer a quase totalidade revelam um nível de analfabetismo funcional; pois está embasado em desinformações, preconceitos e porquê não dizer, são elementos cegos e emprenhados pelos ouvidos! Dizer que um governa com a participação da sociedade organizada e que gerou rendas, empregos, pagou dívidas(ao contrário de seu principal adversário que recorria ao FMI empréstimo para pagar juros de riscos). Distribuiu rendas, diminuiu as desigualdades sociais. Onde está a ditadura?! Se a pessoa se refere a regulamentação da participação popular, prevista já na Constituição de 1988…é bom frisar que essa pessoa precisa se informar melhor sobre o alcance de um DECRETO…. Talvez vc não encontre conhecimentos suficientes para abrir os olhos, nos bancos das faculdades…

  • Jose Carlos diz: 29 de agosto de 2014

    Eduardo, vc é o resultado de uma mídia irresponsável, sem compromisso com a verdade, que ACUSOU, JULGOU E CONDENOU SEM PROVAS e pressionou nossa CORTE SUPREMA, em especial, o Min.Joaquim, Presidente, que agiu de uma forma TEATRAL, DESRESPEITOSA EM RELAÇÃO AOS ADVOGADOS E DEFENSORES E AOS PRÓPRIOS COLEGAS MINISTROS, ATROPELANDO A TODOS QUE COMEÇAVA ARGUMENTANDO SOBRE OS FUNDAMENTOS DO DIREITO. Enfim, só um imbecil, vingativo, preconceituosa, desprovido de quaisquer conhecimentos de DIREITO PENAL E CONSTITUCIONAL, seria capaz de ver algum mérito nesse Ministro mais corrupto que passou pela CORTE SUPREMA! POIS NADA , ALÉM DE CUMPRICIDADE E CORRUPÇÃO, JUSTIFICARIA AS ATITUDES DE UM MINISTRO COM NOTÓRIO SABER JURÍDICO, pelo menos presumíveis!

Envie seu Comentário