Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
  • Thumbnail

    Dinheiro, cartão pré-pago, objetos de valor: dicas uma viagem tranquila

    Rolou mais um live no Facebook da Rádio Gaúcha com a Aldrey Zago Menezes, consultora em câmbio e sócia da AZM – Assessoria em Câmbio. O papo rolou, dessa vez, com várias perguntas de ouvintes da rádio e leitores do blog. Tem alguma outra pergunta? Deixa aqui nos comentários. No próximo post, vamos falar...

    0
  • Thumbnail

    Roteiro da Semana - 24 a 28 de abril

     MASTERCLASS SOBRE VINHO NESSA TERÇA NO VALE DOS VINHEDOS O sommelier Júlio César Kunz representou a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) na reunião anual na França em 2016 e traz nessa terça uma masterclass mostrando as principais tendências na produção e consumo do vinho. A palestra será terça, no Spa do Vinho Vale dos...

    1
  • Thumbnail

    Roteiro do Finde - 21 a 23 de abril

     TEM BRECHÓ DE DESAPEGOS NO SÁBADO NO QUEEN’S Nesse sábado, das 11h às 19h, no Queen’s Park Bikes (e todo o beco da rua Dr. Freire Alemão até a 24 de Outubro) rola mais um Brechó de Desapegos. Vai ter expositores, marcas autorais e sustentáveis e várias atrações. Para comer, os produtos dos trucks Fritten...

    2
  • Thumbnail

    Ciao: pizza como em Nápoles e vinho de casa

    Tinha ficado curiosa com essa história de um lugar que servia no máximo 120 pizzas por dia. E mesmo assim, sempre cheio e disputadíssimo. O lugar fica ali na Anita Garibaldi, entre a Silva Jardim e a Artur Rocha. Tá pipocando de novos lugares com gastronomia bacana por ali. Veja bem o que é o...

    6
  • Thumbnail

    Bah: carnes do pampa e vinhos latinos em um super jantar

    Há anos não voltava ao Bah (do Grupo Press), no BarraShopping. Não tinha bem motivo – acho que são tantos lugares que preciso visitar, tantos convites, e a tentativa de não exagerar demais no meu tamanho… Mas achei muito interessante a proposta dos Grandes Jantares. É montada uma sequência de entrada, prato principal e...

    2
Thumbnail

Severo Garage: hambúrguer, chope e pop rock

Já fazia mais de meio ano que tinha aberto aqui...

Thumbnail

Roteiro da Semana - 24 a 28 de abril

 MASTERCLASS SOBRE VINHO NESSA TERÇA NO VALE DOS VINHEDOS O...

Thumbnail

Bah: carnes do pampa e vinhos latinos em um super jantar

Há anos não voltava ao Bah (do Grupo Press), no...

Thumbnail

Jaya: folhado de leite de coco e maionese de couve-flor

Sempre, sempre que eu colocava alguma dica de restaurante vegetariano...

Dinheiro, cartão pré-pago, objetos de valor: dicas uma viagem tranquila

28 de abril de 2017 0

sara aldrey

Rolou mais um live no Facebook da Rádio Gaúcha com a Aldrey Zago Menezes, consultora em câmbio e sócia da AZM – Assessoria em Câmbio. O papo rolou, dessa vez, com várias perguntas de ouvintes da rádio e leitores do blog. Tem alguma outra pergunta? Deixa aqui nos comentários. No próximo post, vamos falar de vistos para viajar e até morar em outros países!

Então, vamos lá a algumas respostas para dúvidas que não podem atrapalhar sua viagem!

QUE EU FAÇO SE PERDER MEU PASSAPORTE?

O primeiro ato é registrar uma ocorrência policial (ou em algum órgão oficial, depende do país) de perda do documento. Depois,  procurar  o consulado ou embaixada brasileira. Eles poderão providenciar um passaporte novo de urgência. Mas fique atento: passaporte novo virá “zerado”, sem os vistos que você tinha nele. Isso pode ser um problema para você continuar sua viagem. Caso decida retornar ao Brasil, poderá solicitar ao consulado um documento chamado Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que é gratuito.

Uma dica: Envie para seu email e de mais alguém (a Aldrey sempre manda para o da mãe dela), a cópia do seu passaporte, contato e nome dos hotéis onde ficará hospedado e as informações sobre os voos. Qualquer emergência ou perda você terá tudo no e-mail e isso facilita quando acontecem imprevistos.

O MELHOR MOMENTO PRA COMPRAR É PERTO DA VIAGEM?

O ideal é você planejar a viagem, monitorar o câmbio junto ao seu assessor de câmbio (a Aldrey é a minha muito antes dela se tornar parceira do blog, e monitora para mim pelo menos dois meses antes das minhas viagens) e ir comprando aos poucos a moeda. A ideia é assim conseguir um preço médio. A cada oscilação favorável você realiza uma troca, e se a queda for maior, faz uma compra mais gordinha.

Ainda, a compra de um volume maior pode significar uma negociação com a taxa de câmbio ainda melhor.  O câmbio oscila diariamente e fatores internos – politica, economia, intervenção do Banco Central – influenciam,  assim como os externos – como foi a eleição na França agora em abril, atos do presindente norte-americano Donald Trump. O ideal é estar sempre acompanhando.

Agora, sobre comprar um seguro viagem: não deixe MESMO para a última hora. É preciso escolher com cuidado a melhor proposta, principalmente as coberturas e demais assistências.  Importante escolher o seguro que tenha uma assistência mais personalizada e contratá-lo em um dia de câmbio baixo.

PARA QUE SERVE  UM SEGURO SAÚDE VIAGEM?

O seguro viagem é tipo um plano de saúde temporário. Além de cuidar da sua saúde caso algum acidente aconteça ou você fique doente, ele também tem cobertura para  assistência odontológica, farmacêutica, extravio de bagagem, viagem de regresso e muitos outros.
É muito importante antes de viajar realizar o seguro. Para ingressar em alguns países é obrigatório ter o seguro viagem. Na Europa, por exemplo, a exigência é de uma cobertura mínima de 30 mil euros. O que pode acontecer é, na entrada, não exigirem – para mim, nunca pediram. Mas se pedirem, você precisa apresentar.

SE ALGUÉM DA MINHA FAMÍLIA MORRER NO EXTERIOR, OU MESMO EU, O SEGURO SAÚDE FAZ O TRASLADO DO CORPO?

Se a pessoa que falecer tiver o seguro viagem, sim, mas se a pessoa que faleceu não fez o seguro a família deverá arcar com as despesas do traslado do corpo.

SE EU ESQUECER TODO O DINHEIRO EM CASA E VIAJAR SEM NADA?

Parece absurdo, mas a Aldrey já teve uma cliente que embarcou com os filhos para a Disney e esqueceu todo o dinheiro no carro, com o marido. Eles fizeram uma remessa chamada Money Gram para um local próximo de onde ela iria desembarcar. Com um código enviado e o passaporte, ela retirou o dinheiro.

SE EU DESPACHAR LGUM BEM MAIS CARO NA BAGAGEM, PRECISO AVISAR A COMPANHIA AÉREA? ELES ME DEVOLVEM O VALOR, NO CASO DE EXTRAVIO?

O ideal é levar consigo algo mais caro. Caso precise despachar, peça no guichê da companhia área para preencher formulário com os bens que serão despachados. Talvez seja pedida a nota fiscal – não esqueça de levar. Essa é a maneira mais fácil de assegurar seu direito em caso de perda.

É MELHOR LEVAR DINHEIRO EM ESPÉCIE OU CARTÃO PRÉ-PAGO?

Levar em espécie é sempre mais barato, uma vez que o IOF é de 1,10%. Já o cartão pré pago tem IOF de 6,38%. Em viagens acima de 15 dias, a Aldrey sempre sugere levar o cartão nem que seja com 100 dólares. Qualquer emergência, você tem um valor ali para ser usado e com facilidade para recarregar. Um assessor de câmbio no Brasil pode realizar uma transferência bancária de urgência e o valor entrar no cartão em até 24 horas úteis.

QUANDO EU VOLTAR, VOCÊS COMPRAM DE VOLTA O DINHEIRO QUE SOBROU EM MOEDA ESTRANGEIRA?

Sim, as moedas podem ser compradas, mas lembre-se:
1)  Evite retornar para casa com moedas metálicas. As casas de câmbio dificilmente irão realizar a troca depois;
2) Se você for viajar para um lugar onde a moeda seja exótica (que não tem muito giro por aqui, como por exemplo o peso colombiano) e sobrar dinheiro, troque por dólares americanos antes de retornar ao Brasil.

TENHO NOTAS ANTIGAS DE DÓLAR GUARDADAS EM CASA, COM MAIS DE DEZ ANOS. POSSO USÁ-LAS?

Nos EUA sem problemas. Mas, em outros países, possivelmente não serão aceitas antiga. “Se você possuir notas de 2001 ou anteriores, veja se é do “carudo”, o da cara grande, se for o da cara pequena muito difícil de aceitarem”, explica Aldrey.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE DISTRIBUIR O DINHEIRO QUE LEVO? COLOCO NA MINHA BAGAGEM? 

Leve com você o valor.  Imagine que existe a possibilidade da sua bagagem ser extraviada. Quando chegar ao destino, e não quiser andar o tempo todo com o dinheiro, separe uma parte em lugares discretos (dentro de meias, dentro de sapatos). A Aldrey, inclusive, coloca dinheiro dentro das botas que usa se é inverno (se você tem outra tática, divide com a gente aqui nos comentários).

Quer conferir a entrevista que foi ao ar ao vivo no Facebook da Rádio Gaúcha? Dá play!

O próximo live com o tema vistos e viagens será dia 25 de maio, às 14h30, no facebook.com/RadioGaucha.

Leia também - Viagem: dez perguntas e respostas sobre moedas e câmbio

A AZM – Assessoria em Câmbio fica na rua Fernandes Vieira, 89 – sala 3 - Bom Fim – Porto Alegre. A equipe envia diariamente de maneira gratuita o câmbio das principais moedas estrangeiras. Solicite pelos telefones (51) 98115-7906 ou (51) 99887-0503. Confira a página no http://www.azmcambio.com.br

Esse é uma postagem em formato de parceria comercial com a AZM – Assessoria em Câmbio. O conteúdo foi produzido e redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) com perguntas da editora e de leitres. A marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha.

 

Roteiro da Semana - 24 a 28 de abril

24 de abril de 2017 1

 MASTERCLASS SOBRE VINHO NESSA TERÇA NO VALE DOS VINHEDOS

Foto: ABS-RS/Divulgação

Foto: ABS-RS/Divulgação

O sommelier Júlio César Kunz representou a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) na reunião anual na França em 2016 e traz nessa terça uma masterclass mostrando as principais tendências na produção e consumo do vinho.

A palestra será terça, no Spa do Vinho Vale dos Vinhedos), em Bento Gonçalves. As inscrições custam R$150. Os associados da ABS-RS pagam R$10. Ao final da exposição, serão degustados vinhos representativos das tendências apresentadas.

Inscrições: sócios da ABS/RS podem se inscrever por aqui. Já o público em geral, segue esse link.

 120 ANOS DE PIXINGUINHA NO PARANGOLÉ

Nesta terça-feira, a tradicional Roda de Choro do Parangolé comemora os 120 anos de Pixinguinha, completados no dia 23 de abril (Dia Nacional do Choro). Nesse dia, os músicos Guilherme Fejão, Elias Barboza, Azevedo Cabelinho e Mathias Behrends Pinto estarão na  parte externa do bar, e recebendo chorões convidados da cena porto-alegrense.

A Roda começa às 19h30 e haverá cobrança de couvert artístico de R$7 em todo o bar. O Parangolé

Leia: Boa música com muito sabor no Parangolé 

VIDA SELVAGEM E TRABALHO VOLUNTÁRIO

thumbnail_Vida Selvagem_crédito Iara Tonidandel

Foto: Iara Tonidandel / Divulgação

Nessa terça, às 19h, na CI Zona Sul (Av. Pereira Passos, 1125, loja 1, Bairro Vila Assunção), vai rolar um bate-papo sobre trabalho voluntário no exterior. Com mais de 50 anos, a fotógrafa gaúcha Iara Tonidandel viaja o mundo atrás das melhores imagens da vida selvagem. Ela conhece 32 países, sendo 12 no continente africano. Com entrada franca, informações e reservas podem ser feitas pelo (51) 3062-0626.

DE ONDE VÊM AS PROTEÍNAS NA ALIMENTAÇÃO VEGANA?

Nessa quarta, das 19h às 22h, acontece mais uma oficina de culinária vegana no Vê – Empório e Restaurante Vegano. Dessa vez o curso vai tratar das fontes de proteínas nos alimentos veganos. Será ensinado a preparar em casa queijos veganos probióticos: mussarela, requeijão, queijo de amêndoas, “ovo” de tofu e seus preparos e carne de soja – moída e hambúrguer.

O valor por pessoa é de R$180. Inscrições pelo meteacolher@verestaurante.com.br ou pelo (51) 3022-4942. O Vê fica na Av. Lageado, 1265, Porto Alegre.

Leia: Acha que comida vegana não tem sabor? Hora de conhecer o Vê!

LOS TRES VIOLEROS + SOLERUN NA REGIONAL

Nessa quinta, das 18h às 23h30, na Regional Cervejas Artesanais acontece a apresentação da banda composta por Tonho Crocco, Flu e Fornazzo, tocando composições do disco “Top Hits” do Defalla em um acústico com três violas. Nas torneiras vai rolar um TAP TAKEOVER de cerveja Solerun. Na comida, a chef Carine Tigre traz seu burguer com pão de abóbora, compota de cebola na IPA, mussarela, maionese de manjericão e rúcula.

A Regional Cervejas Artesanais fica na Múcio Teixeira 329, Menino Deus, Porto Alegre.

 

Roteiro do Finde - 21 a 23 de abril

21 de abril de 2017 2

 TEM BRECHÓ DE DESAPEGOS NO SÁBADO NO QUEEN’S

brecho de desapegos

Foto: Fabio Alt/Divulgação

Nesse sábado, das 11h às 19h, no Queen’s Park Bikes (e todo o beco da rua Dr. Freire Alemão até a 24 de Outubro) rola mais um Brechó de Desapegos. Vai ter expositores, marcas autorais e sustentáveis e várias atrações.

Para comer, os produtos dos trucks Fritten Fritten Freud, Galo Véio Comida de Rua e as 3 Marias com doces e salgados. No Queen’s estará a venda chopp artesanal e drinks.

Nos shows, Julio Reny (18h) e Destroyers (19h). Vai rolar também tatuagem com Jessica Nakaema e Caroline Landvoigt.

Queen’s fica na rua 24 de Outubro, 1623/03, Bairro Auxiliadora – Porto Alegre.

COMEÇOU O COMIDA DI BUTECO

De 14 de abril a 7 de maio o Comida di Buteco está rolando aqui em Porto Alegre. São 17 butecos participando e o grande vencedor concorrera ao título de Melhor Buteco do País.

O concurso Comida di Buteco foi criado para resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos e tradicionais. Se a familia tocar o negócio, ainda melhor. Os petiscos têm preço máximo de R$25,90.

Confere aqui a lista de butecos – e as delícias – em Porto Alegre.

STAND UP E COMIDA JAPA NO SÁBADO

Um lugar com comida japonesa que foge do tradicional sushi, o YUU Pub tem mais uma ediçao do YuuStand Up nesse sábado. A entrada custa R$10 e terá a presença de Raphael Gomes (o Raphael com PH), Matheus Breyer e Will Belous.

Para comes, Takoyakis e outros petiscos típicos do Japão.Reservas pelo (51) 3237-6097.

O YUU Pub fica na rua Joaquim Nabuco, 381 – Cidade Baixa, Porto Alegre.

ESTÁ DE VOLTA A FEIJOADA DO LAJE DE PEDRA EM CANELA

Foto: Laje de Pedra/Divulgação

Foto: Laje de Pedra/Divulgação

Uma das feijoadas mais deliciosas e tradicionais da Serra Gaúcha estã de volta. O Laje de Pedra Hotel está oferecendo, aos sábados, das 12h30 às 15h , a feijoada com música ao vivo. O valor é de R$60 por pessoa (mais 10% de taxa de serviço). Crianças de 0 a 5 não pagam. De 6 a 11 anos têm 50% de desconto. Crianças a partir de 5 anos também podem aproveitar o espaço para recreação infantil.

Leia Feijoada do Laje: quase quatro décadas de tradição em Canela

 CHÁ DA TARDE NO CASACURTA NESSE SÁBADO

Hotel Casacurta

Foto: Casacurta/Divulgação

Nesse sábado o tradicional Hotel Casacurta, em Garibaldi, organiza um chá da tarde às 16h. O valor é de R$30 e as reservas podem ser feitas até essa sexta. O chá é aberto a quem não está hospedado também.

Reservas pelo fone (54) 3462 2166. O Casacurta fica na rua Luís Rogerio Casacurta, 510, Centro, Garibaldi – RS.

TEM ALMOÇO DE DOMINGO NA ESTÂNCIA VIAMONTE, EM VIAMÃO

A Estância Gourmet Viamonte tem almoço nesse domingo. É na divisa rural entre Viamão e Zona Sul de POA, no topo de um morro – rodeado de muito verde, com vista panorâmica de Itapuã e Lagoa dos Patos.

O valor é de R$55 (crianças pagam R$25) e dá direito ao almoço completo (com as delícias preparadas pelo chef José Luiz) e toda a infraestrutura do lugar. Para reservar (é preciso contato prévio), o telefone é o (51) 98021-2021 ou (51) 3108-7034.

COMIDA DE RUA NO MONUMENTO AOS AÇORIANOS

Nesse domingo, das 12h às 21h30, tem mais uma edição do já tradicional evento Comida de Rua aqui em Porto Alegre. Dessa vez é no Monumento aos Açorianos (na Loureiro da Silva, 1155). Vai rolar comidinhas, cerveja artesanal produzida localmente, moda, design e muita música.

FEIRINHA NO MULTIPALCO NO DOMINGO

OUtra feirinha também, essa das 13h às 19h, rola no Multipalco do Teatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n). Estarão reunidos empreendedores das áreas de moda, arte, design, brinquedos, artesanato, decoração e gastronomia.

VAI ROLAR CAFÉ COM BAZAR NO MAO SUT

Que domingão cheio de opções! Tem também Café com Bazar no Mao Sut – Thailand Bar (Ramiro Barcelos 1374, Porto Alegre). É das 14h às 19h. O lugar será ocupado com muita gente criativa e diversas marcas autorais.

Ciao: pizza como em Nápoles e vinho de casa

19 de abril de 2017 6

Ciao - 13

Tinha ficado curiosa com essa história de um lugar que servia no máximo 120 pizzas por dia. E mesmo assim, sempre cheio e disputadíssimo.

Ciao - 16

O lugar fica ali na Anita Garibaldi, entre a Silva Jardim e a Artur Rocha. Tá pipocando de novos lugares com gastronomia bacana por ali.

Ciao - 7

Veja bem o que é o forno. É simples, são poucos sabores diferentes, um único tamanho, e o pessoal não para.

Ciao - 11

Um dos donos é italiano. A ideia é trazer o sabor da pizza de Nápoles para Porto Alegre.

Ciao - 12

Bom, em Nápoles, nunca estive (o trem que me levava da Sicília para a capital italiana passou por lá, mas eu tava dormindo).

Ciao - 6

Onde eu estive foi em Roma. E essa pizza é melhor que a que comi lá!

Deixa eu explicar pra vocês que essa pizza, do tamanho de um prato (um pouco maior, até), é um almoço do dia-a-dia para eles. Barato e saboroso (até falo disso aqui, ó – Cinco dicas para visitar Roma sem pesar no bolso).

Ciao - 4

E fiquei super feliz de encontrar isso na Ciao. Você chega, pede a pizza, senta lá dentro (no balcão, mesmo), ou do lado de fora. Em mesinhas despojadas, com tranquilidade.

ciao pizzaria - 19

E o mais legal, mas o mais legal, vou te contar: você pode levar o próprio vinho.

Eles têm esses à venda (veja bem, a qualidade).

Ciao - 3

Mas você também pode trazer de casa. Não me aguentei – voltei lá, duas semanas depois, com um vinho escolhido especialmente da minha adeguinha. Como não estava com nenhum italiano em casa, fui com esse francês, presente da Fabi Aguinsky. que já trouxe o Uruguai para Porto Alegre no Roteiro das Gurias (clica aqui).

ciao pizzaria - 8

As taças a gente também trouxe de casa. Esse Château d’Aussières é um vinho descomplicado, apesar das quatro uvas – com preponderância de Syrah. Mas tem gente que vai no super, ali do lado, compra o vinho que quer e volta. Vinho é democracia, então escolhe o teu e traz, tá?

Mas… será que pra voltar pra tomar esse vinho com pizza de novo? Ou outro vinho? Ou outra pizza? Gente, queria agora. Nesse dia tivemos sorte, era feriadão e

ciao pizzaria - 1

Tivemos sorte de conseguir uma mesinha na rua. Como estávamos de dois, pedimos… bem, duas pizzas!

A primeira, repetindo, uma margherita.

ciao pizzaria - 26

Aí, fui pela escolha da minha parceria: pesto. Mas é pesto mesmo. Que eles não vieram pra brincar, gente!

ciao pizzaria - 11

Eles usam ingredientes importados da Itália. E quem quiser, pode comprar e levar pra casa. Como o tomate para o molho.

Ciao - 1

Ou essa farinha espetacular. Sempre dizia que a massa na Itália não engordava. Olha, passei duas semanas comendo pasta com frutos do mar e foi tranquilo. Claro, caminhava um monte. Mas esse grano duro caía de outra maneira no nosso sistema digestivo. Gente, que saudade da Itália! E da comida da Itália, óbvio! E do.. deixa, deixa assim! :D

Ciao - 2

As pizzas têm preços super acessíveis. Confere:

* valores de abril/2017

Ciao Pizzeria Napoletana 

Endereço: Rua Anita Garibaldi, 694 – Loja 7 – Mont’Serrat, Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3094-6767

Funcionamento: de terça a quinta, das 18h à meia-noite (ou até acabarem as 120 pizzas). De sexta à domingo, das 17h30 até a meia-noite (ou até acabarem as pizzas).

PORQUE O ROTEIRO É LOUCO POR PIZZA:

Bazkaria: massa fininha, queijo brie e calabresa de verdade

Govinda: a famosa pizza natureba do Bom Fim

Mr. Red: noite com pizza e vinho brasileiro em Bento

Pizzas entre vinhos e vinhedos

Bah: carnes do pampa e vinhos latinos em um super jantar

18 de abril de 2017 2

bah grandes jantares - 7

Há anos não voltava ao Bah (do Grupo Press), no BarraShopping. Não tinha bem motivo – acho que são tantos lugares que preciso visitar, tantos convites, e a tentativa de não exagerar demais no meu tamanho…

Mas achei muito interessante a proposta dos Grandes Jantares. É montada uma sequência de entrada, prato principal e sobremesa. Cada momento do menu tem duas ou mais opções. Cada prato tem  uma sugestão de harmonização – com taça ou garrafa. O tema muda a cada mês. Até o final de abril é Carnes Nobres do Pampa e Vinhos Latinos.

Minha cara, eu sei, esse tema teve força para me levar pra lá.

Escolhemos, eu e a Cátia Almeida, minha cobaia nessa noite, um prato de cada – com exceção do principal, um prime rib delicioso, que seria muita coisa pra uma só pessoa. Os valores também são montados por cada prato que você escolher (no final está o cardápio desse mês com o valor de cada prato).

De entrada, bolinhas crocantes de milho verde e palmito pupunha assado, grellhado e temperado com azeite e flor de sal.

Essas são as bolinhas. Bem feitas, com um olho pesto muito gostoso. Mas são fritas, então preferi o pupunha.

bah grandes jantares - 4

Ah, o Albariño da uruguaia Bouza é um espetáculo. Eu parearia ele com o pupunha, também, de tanto que gosto!

bah grandes jantares - 1

É a segunda vez na mesma semana que como palmito pupunha assim. O garçom explicou que vem da Amazônia, de áreas de replantio – onde é tirado, é plantado outro (alguns estudos mostram o pupunha como alternativa para o juçara, por exemplo, que morre após a extração do palmito). Mas o sabor é incrível. E sacia – pense bem, se escolher essa entrada, sobre o que vai pedir em seguida.

bah grandes jantares - 5

A harmonização é com o Caliterra chileno. Você vai notar menos corpo, mais leveza – ideal para uma entrada como o palmito.

bah grandes jantares - 2

Eu e a Cátia íamos pedir dois pratos principais. Mas, o garçom, super solícito (e cujo nome eu esqueci, que feio! Só lembro do da Sara, uma argentina que vive há dez anos no Brasil e que me deu o prazer de deixar falar espanhol toda noite), avisou – “Meninas, o prime rib é mais de 500 gramas só de carne!”.

E ele não mentiu: eis o prime rib de Hereford grelhado.

Interessante que não pedimos o ponto, mas ele veio vermelho e suculento. Eu sempre peço mal-passado, mas achei que ficou divino. Uma dica, gente: não peçam bem-passado. Essa carne é divina! Não tem porque cozinhar carne boa!

bah grandes jantares - 8

Pra acompanhar, moranga cabotiá assada (que tava um espetáculo, casando perfeito com a carne) e farofa colorida com azeite de oliva.

Pedimos também o acompanhamento de outro prato, que é maionese de batata doce (bem gostosa, mas a maionese é por cima, não misturadinha).

bah grandes jantares - 6

Pra mim, o grande vinho dessa harmonização é Syrah Las Moras, argentino. Ele é a sugestão pro prime rib. Vai de olhos fechados - até pra degustar bem!

bah grandes jantares - 9

Pedi também esse Malbec Amalaya. Não fechou tão bem quanto o outro (ele era sugerido pro bifeancho, outro prato que é sugestão de principal. Mas o Las Moras

bah grandes jantares - 10

Agora, vou falar pra vocês desses doces. O churros com mumu é até melhor do que comi em Mendoza, que é a terra do churros (saudades, Churrico). Um espetáculo.

bah grandes jantares - 18

Baita.

bah grandes jantares - 20

Sugestão de hamornização é com esse vinho de sobremesa da Luigi Bosca. Um Gewürztraminer.

bah grandes jantares - 15

A Cátia foi desse mil folhas de schimia de abóbora e nata batida. Talvez dos doces mais delicados e pro meu paladar que já provei. Olha, inexplicável. A massa crocante. A nata com schimia dando uma sensação de casa da infância. Parabéns, Bah!

bah grandes jantares - 19

Esse Late Harvest da Terra Noble, de Riesling, foi uma parceria perfeita.

bah grandes jantares - 17

Confere os preços dos pratos e vinhos dos Grandes Jantares no mês de abril.

* Os próximos temas também estão no cardápio

Dá uma olhada no espaço do Bah:

bah grandes jantares - 21 bah grandes jantares - 23

RESTAURANTE BAH

Endereço: Barra Shopping Sul – Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal, Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3247-3000

Funcionamento: jantares todos os dias, das 19h30 à meia-noite. Sexta e sábado até a meia-noite e meia, e domingos até as 23h. Também funciona no almoço do meio dia às 15h, no domingo até as 16h30.

CURTE A REGIÃO? ENTÃO TEM MAIS DICAS NA ZONA SUL!

Zola: pra almoçar na Zona Sul como no interior

Vineria Brasil: o novo bar de vinhos da Zona Sul

Mão Santa: comida de verdade e chopp artesanal na Zona Sul

Roteiro da Semana - 17 a 21 de abril

17 de abril de 2017 1

INTERCÂMBIO PARA ADULTOS

Sempre teve vontade de realizar um intercâmbio no exterior, mas quando era estudante, não conseguiu? A CI – Intercâmbio e Viagens promove nessa terça, às 19h, no PPKB – Kitchen & Bar, um encontro para conversar sobre as inúmeras possibilidades de intercâmbio no exterior para adultos. Opções para profissionais que já têm alguma estrutura financeira e buscam enriquecimento profissional com fins de se distinguir no mercado de trabalho.

É a partir das 19h no PPKB, que fica na Avenida Carlos Gomes, 700 – Auxiliadora – Porto Alegre.

QUARTA COM VINHO E TANGO NA ZONA SUL

Nessa quarta a Vineria Brasil recebe a segunda edição do show Noche del Sur e promove o lançamento do espumante Surrender, da vinícola Zanella, na carta da casa O espumante é feito pelo método tradicional, usando as uvas Cabernet Sauvignon (40%), Merlot (40%) e Chardonnay (20%). Não passa por barrica e a fermentação ocorre na garrafa durante 12 meses.

Os ingressos custam R$20 e incluem uma taça do espumante. Reservas através dos telefones (51) 98123-7304 e (51) 3557-8059. A Vineria Brasil fica na Rua Sargento Nicolau Dias de Farias, 166, Ipanema.

NOITE DO SUSHI COM CEVA NO HAIR 84

Foto: Hair 84/Divulgação

Foto: Hair 84/Divulgação

Nessa quinta, das 19h às 22h, tem mais uma edição da Noite do Sushi no bar em movimento Hair 84. Com combos que vão de R$17 a R$99, a noite especial em parceria com o Yoshi Sushi promete peças com textura suave, elaboradas com redução de açúcares (o que é ótimo!). Para acompanhar, a carta de cervejas e outros drinks delícia do Hair 84.

O Hair 84 fica na Octavio Correa, 84 – Cidade Baixa – Porto Alegre.

Leia - Hair 84: bar em movimento para chamar de nosso

APRENDA A FAZER SUA HORTA EM APARTAMENTO

horta vertical

Foto: Internet

De 20 a 22 de abrir acontece o curso Horta em Pequenos Espaços com Camilo Pedrollo no Instituto TransLAB e Espaço Floresta. Um curso teórico-prático terá 13 horas e imersão em dois espaços colaborativos de Porto Alegre

Na quinta-feira é Instituto TransLAB. Na sexta, o dia todo no Instituto TransLAB, com aulas sobre sistemas de compostagem,  canteiros verticais em tubos de PVC e as boas práticas de manejo das hortas. No sábado  o encontro é no Espaço Floresta, uma horta comunitária que a empresa Re-ciclo desenvolveu em parceria com o DMLU com apoio dos moradores do entorno.

O valor do curso vai de R$197 a R$247 com compra por esse link. Estudantes têm desconto. O Translab fica na rua Professor Duplan, 146, Porto Alegre.

DRINKS REVOLUCIONÁRIOS NO MINI BAR

Foto: Clarissa Villondo/Divulgação

Foto: Clarissa Villondo/Divulgação

Nessa quinta, a partir das 18h30, no Mini Bar tem mais uma edição de bons drinks com coquetéis clássicos e criações inspiradas na cultura mineira (em homenagem ao feriado de Tiradentes). A mixologista Cláudia Schumacher assina os drinks e promete o Rabo de Galo na carta – esse super icônico coquetel brasileiro de cachaça.

O Mini Bar fica na General João Telles, 541, Bom Fim – Porto Alegre.

Roteiro de Páscoa - 14 a 16 de abril

14 de abril de 2017 1

BANQUETE ESPECIAL NA SEXTA SANTA DO SHARIN

Foto: Divulgação/Sharin

Foto: Sharin/Divulgação

Nessa sexta-feira, aomeio-dia, o Sharin prepara um banquete especial com peixes, frutos no mar e pratos vegetarianos. Entre os pratos do almoço estão Fish Cilantro (peixe com coentro e gengibre) e bacalhau à moda de Gôa. O valor por pessoa é de R$55,90. Já à noite o chef Alexandre Sharin servirá o Menu Degustação com peixes e frutos do mar, com o valor de R$129 além do tradicional à la carte.

No domingo de Páscoa, 16, o banquete é especial com opções de peixes, cordeiro e frango, também a R$55,90.

As reservas pelo telefone (51) 3333-8695 ou pelo e-mail sharin@sharin.com.br. O Sharin fica na rua Felipe Neri, 332, Auxiliadora, Porto Alegre.

Porto Alegre Bistrô tem almoço de Páscoa com inspiração espanhola

O almoço dessa sexta no Porto Alegre Bistrô, restaurante do Sheraton Porto Alegre, será em ritmo de culinária espanhola. Com estação de paellas e buffet especial de frutos do mar, o cardápio criado pelo chef Mauro Sousa tem bacalhau à Gomes de Sá, entre outros.

Já no domingo é a vez da tradicional feijoada do Porto Alegre Bistrô, tendo ainda salmão ao molho de cacau. Vai rolar ainda caça a ovinhos de chocolate no lobby do hotel para a criançada.

O almoço de sexta-feira tem o custo de R$99+ 10% por pessoa. O almoço de domingo é R$ 110+ 10%, com direito a ilha de caipirinhas. Reservas e informações pelo telefone (51) 2121-6060 ou pelo e-mail portoalegrebistro@sheraton.com.

ARMAZÉM DO BACALHAU NA SEXTA

Foto:

Foto: Armazém do Bacalhau/Divulgação

O Armazém do Bacalhau vai abrir das 11h às 15h nessa sexta com cardápio de frutos do mar. Os valores dos pratos variam de R$100 a R$150 para duas pessoas, e de R$70 a R$90 para uma.

As reservas podem ser feitas pelo fone (51) 3276-5503 ou pelo e-mail contato@armazemdobacalhau.com. O Armazém do Bacalhau fica na rua Eudoro Berlink, 157, Porto Alegre.

Marcos Livi está nessa Páscoa no Parador Hampel

parador hampel

O chef gaúcho radicado em São Paulo Marcos Livi desembarca no Rio Grande do Sul nessa Páscoa para mais uma atração gastronômica no Parador Hampel, seu hotel em São Francisco de Paula. Desta vez, ele virá acompanhado do fiel companheiro Zé Maria, braço direito no bar Quintana, um dos seus seis empreendimentos na capital paulista.

Nessa sexta, o almoço é com o menu degustação terá como prato principal o bacalhau do chefe, seguido de churros de chocolate e doce de leite.

No sábado rola a feijoada do Veríssimo. No domingo, o projeto “A Ferro e Fogo”, com muito cordeiro, costelão, galeto, legumes e frutas lançados ao fogo, marca registrada de Livi.

Informações e reservas pelo telefone (54) 3244-1363. O valor de qualquer um dos dias é R$70 por pessoa. O Parador Hampel fica na rua Boca da Serra, 445, São Francisco de Paula.

CONSULTÓRIO CULINÁRIO COM COZINHA ITINERANTE NO DOMINGO

O pessoal do Mucho Gusto ocupa nesse domingo a Cozinha Livre do Consultório Culinário com culinária vegana. No cardápio, nhoque de abóbora ao molho funghi com tomate e alecrim, batatinhas rústicas ao forno com ervas frescas, salada de cuscuz marroquino com castanhas e salada verde ao limão siciliano.

O almoço é das 12h às 15h, no Consultório Culinário, que fica na Venâncio Aires, 588, bairro Farroupilha, Porto Alegre. O valor por pessoa é de R$21.

GRAMADO: LA HACIENDA OFERECE MENU ESPECIAL DE PÁSCOA

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação

Para quem pretende aproveitar o feriado de Páscoa na Serra, o restaurante da Estalagem La Hacienda trouxe ao seu cardápio durante o final de semana sugestões com bacalhau: 0 Bacalhau com Natas (bacalhau desfiado com lâminas de batata, azeitona preta e molho de natas, gratinado com parmesão) está R$36 Bacalhau a Gomes de Sá (lombo de bacalhau sobre batatas coradas, confit de cebola, ovo cozido e azeitonas pretas) a R$76.

O restaurante também oferecerá o seu tradicional cardápio de cozinha internacional, com opções de filés, cordeiros, massas, risotos e pato. As opções são para almoço e jantar. Das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30.

Reservas e informações pelos (54) 3295-3025 ou (54) 99171 7798 e pelo e-mail lahacienda@lahacienda.com.br. A Estalagem La Hacienda fica na Estrada Serra Grande, 4200, Gramado.

BRUNCH ESPECIAL DE PÁSCOA NO PLAZA SÃO RAFAEL

No domingo de Páscoa tem brunch no Plaza São Rafael. Várias atrações para hóspedes e clientes, que já iniciam com espumante durante recepção. O valor por pessoa é de R$89. O brunch oferece sucos, clericot, frutas, sanduíches, pratos quentes, queijos, frios e pães. Já estive por lá conferindo no Natal, é um verdadeiro banquete com os sabores especiais da cozinha do Plaza.

O brunch vai das 11h às 15h. O Plaza fica na Alberto Bins, 514, Centro, Porto Alegre.

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS E CHOCOLATES EM GRAMADO

Quem vai curtir o feriado na Serra pode aproveitar as degustações orientadas de Páscoa da Dunamis. O valor por pessoa é de R$40. São oferecidos quatro vinhos, e o valor da degustação pode ser revertido em produtos da loja. As sessões ocorrem de terça-feira a domingo, às 18h.

Informações e reservas pelo e-mail lojagramado@dunamisvinhos.com.br ou pelo telefone (54) 99910-7961. A loja da Dunamis fica no Km26 da RS-235, Linha Araripe, entre Gramado e Nova Petrópolis.

 

Jaya: folhado de leite de coco e maionese de couve-flor

13 de abril de 2017 1

Jaya Vegano - 12

Sempre, sempre que eu colocava alguma dica de restaurante vegetariano ou vegano aqui no Roteiro da Sara, alguém comentava: falta o Jaya, vai no Jaya.

Como é na Zona Sul, acabava deixando pra outra hora (uma bobagem, porque adoro o lugar e conseguir dar uma fugida pra uma região tão bacana de Porto Alegre é luxo no dia).

Pois, chegou um sábado que resolvi – é hoje! Fui com meu melhor amigo, o Gonzalo, que é vegano (mas sem exageros, tem toda uma filosofia de aceitar o que oferecem, enfim, ele respeita o alimento e o ato de alimentar, o que me ensina muito sobre o caminho do meio, ou seja, o equilíbrio.).

Jaya Vegano - 30

Eles se chamam de vegetariano, mas não trabalham com qualquer produto de origem animal.

Jaya Vegano - 28

Então, funciona mesmo como vegano (isso importa pra quem é vegano, pros outros, só digo que a comida é ótima).

Jaya Vegano - 2

Parece que o buffet é novidade – eles trabalhavam com prato do dia. Não tem muuuitas opções, mas achei o suficiente. Todas saborosas.

Jaya Vegano - 7

Essa tortinha aí de cima é folhada, com leite de coco artesanal, recheada de palmitos, pimentões e outros legumes. Cada vez que traziam novas, direto do forno, o pessoal caía bem louco em cima.

Agora, essa maionese de couve-flor, primeiro eu te digo: te desarma de preconceito. Porque olha, eu amo maionese. E não parece faltar ovos. Impressionante (por sinal, se alguém tiver essa receita, eu aceito muito, tá?).

Jaya Vegano - 5

Essa massa, então, chegou já no fim do meu almoço, substituindo a da foto abaixo. Eu precisei provar, né gente. Que delícia! Que delícia!! Tomate seco e vagem picadinha.

Jaya Vegano - 26

Essa massa também estava saborosa, apesar de não estar muito bonita. Com berinjela e abobrinha!

Jaya Vegano - 9

Esse creme de tomates também estava dos deuses.

Jaya Vegano - 22

A água saborizada é à vontade.

Jaya Vegano - 10

Verdinhos super frescos!

Jaya Vegano - 4

Parece, pelo que li nas redes, que antes o Jaya era em outro espaço (ali no mesmo endereço). Está bem bacaana!

Jaya Vegano - 3

Quem não quer um almoço, pode escolher os salgados veganos.

Jaya Vegano - 19

Sou tão curiosa por esse leite vegetal. Mas não foi dessa vez ainda que provei! Vocês já?

Jaya Vegano - 20

Ah, o Gonzalo ainda foi de um docinho no fim do almoço. Eu, que já tinha me servido de comida salgada umas três vezes, estava super satisfeita!

Jaya Vegano - 23

JAYA VEGETARIANO (VEGANO)

Endereço: Rua Dr. Mário Totta, 645, Loja 1 – Ipanema – Porto Alegre

Telefone: (51) 3095-0303 e whatsapp (51) 98276-0862

Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 15h30 (não abrem em domingos e feriados).

Valores: R$20de segunda a sexta, e R$24 aos sábados.

CURTE COMIDA SEM CARNE? ENTÃO OLHA SÓ:

Espaço Veganista: a novidade sem carne do Rio Branco

Noz: cozinha vegetariana com tempero caseiro

Casa Oriental: o vegetariano queridinho do Bom Fim

Seis restaurantes para comemorar o Dia do Veganismo

Hambúrguer pra Inglês ver - e comer!

11 de abril de 2017 7

** Nota da Sara: infelizmente, três dias após a publicação do post, os proprietários decidiram fechar o lugar.

*** A promessa é que, no futuro, O Inglês seja reaberto em outro ponto.

O ingles burguer - 11\

Olha, vou contar pra vocês.

Já tinha passado mil vezes na frente do O Inglês, ali na Anita Garibaldi. Achava o lugar atraente, com um ar de pub, mas nunca, nunca parei.

O ingles burguer - 16

À noite, então, chamava ainda mais a atenção. Só que, como explico pra todo mundo que pergunta mas por que tu não vem me conhecer?, apesar da fome ser sempre grande, eu sou só uma. E tenho só um estômago (mas que funciona, ô).

Tudo isso pra contar (porque meus textos sempre têm, assim, contexto, né, gente) que a Cris Arroyo, lá do O Inglês, foi esperta. Me mandou um hambúrguer (sem avisar, porque eu tava numa dieta de low carb e teria dito não) na hora do almoço, justamente um dia antes do Saint Patrick’s. Ah, tá, me perdi e acabei provando. E me apaixonando.

Aí fui até lá pra tirar a teima – será que aquele hambúrguer que me mandaram era realmente como o que servem no lugar?

Primeiro que eles abrem ao meio-dia. O que já é super bacana. Fui com a Yasmin e o Bruno. Meus ex-produtores da CBN e hoje Rádio Gaúcha (porém, para sempre meus <3).

O ingles burguer - 15

Olha a carinha de felizes das crianças (as três, no caso, né).

Aí a gente começou com um fish and chips. E eu juro, quase chorei. Um dos donos é inglês e o outro, brasileiro. Os nomes? Phillip e Felipe. E não, eu não estou brincando! :D

O ingles burguer - 7

Lembrei muito da Irlanda. E as batatas e o peixe são mais sequinhos. Lá em Cork, onde fiquei, a comida de rua era enrolada com um plástico e dentro se misturavam as batatas, o peixe e a maionese. Meu Deus cousa linda que é lembrar desses lugares e sua comida!

Bom, mas voltando.

Aí foi a vez dos burguers.

Não, pera. Antes, o Bruno foi de uma Elementum Pale Ale.

O ingles burguer - 2

Tava tão linda… e de acordo com o Bruno, no ponto. Porque eu estava dirigindo e a Yas ia trabalhar, então, sem ceva pra gente.

O ingles burguer - 3

Mas, porém, contudo, com muito burguer.

Eu fui de Baker Street, que era o mesmo que tinha recebido antes.

O ingles burguer - 13

Sabe que, quando abri o pacote do hambúrguer lá na rádio, estranhei – porque o pão era cervejinha. Tive até meio que um preconceitinho. Quando comi, fiquei maluca. Agora, vivo pedindo esse pão no hambúrguer.

O ingles burguer - 12

Prestatenção nesse negócio. Não sei dizer, só sentir. Olha esse bacon!

Aí a Yasmin foi de Underground (essa Yas…).

O ingles burguer - 8

Veja bem: gorgonzola e cebola caramelizada. Preciso confessar que tomei um fastio de cebola caramelizada logo que ela surgiu, então não faz mais tanto minha cabeça. Mas, provei o lanche da Yas e vou dizer que a combinação com gorgonzola fechou todas!

O ingles burguer - 9

Agora, o grande vencedor foi o Bruno. Não, foi o hambúrguer do Bruno. Gente, o que é isso?

O ingles burguer - 11

Sério, o nome é Ronald Biggs. E, como o nome diz, é um ladrãoDE ESTÔMAGOS E CORAÇÕES.

O ingles burguer - 10

Vocês não estão entendendo: aqui dentro tem cebola empanada, 200 gr de hambúrguer, molho especial, chedar e todo o amor que houver nessa vida.

A gente tentou roubar mais uns pedacinhos além das mordidas iniciais. Mas o Bruno, esse esganado, comeu tudo e não deixou nada pra gente. Taurinas perdoam quase tudo. Menos negar comida. Somos mortas de fome mesmo.

O bacana do lugar é que eles fazem só 50 hambúrgueres por dia. Bacana, digo, porque é a maneira que encontraram para manter a qualidade.

O ingles burguer - 17

O lugar é uma fofura. Vou mostrar pra vocês.

O ingles burguer - 4

Ah, no cardápio há também opções vegetarianas e fit (por exemplo, a batata-frita é trocada por chips de batata-doce).

O ingles burguer - 6 O ingles burguer - 19

E pros cervejeiros, olha as opções.

O ingles burguer - 18

Confira o cardápio do O Inglês:

* Valores de março/2017

O INGLÊS BURGUERS & BEER

Endereço: Rua Anita Garibaldi, 420 – Mont’Serrat – Porto Alegre

Telefone: (51) 3019-2145

Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 15h30 e das 18h às 23h.

Site: www.oingles.com.br

PRA QUEM CURTE UM HAMBÚRGUER (OU CINCO)

Severo Garage: hambúrguer, chope e pop rock

Mark: tem até hambúrguer de pão de queijo

20Barra9: descomplicando o hambúrguer

Cocina 640: a nova hamburgueria da Borges

 

Roteiro da Semana - 10 a 14 de abril

10 de abril de 2017 0

Viagem para o Butão à procura da Felicidade

Uma viagem ao Butão e Nepal está sendo preparada pela High Performance School, de Fabiano Gomes, em parceria com a Porto Brasil, de Ana Cláudia Costa. Batizada de Experiência da Felicidade, veja que bacana, a jornada se propõe e guiar os participantes por esses lugares identificados como os berços da felicidade e da meditação.

A programação completa da viagem, marcada para fevereiro de 2018, será apresentada nessa segunda, às 19h, no Hotel Sheraton Porto Alegre. No evento, Fabiano vai conversar com os presentes sobre o reflexo da felicidade e da atitude positiva nas mais variadas áreas das nossas vidas. A palestra é gratuitas, só é preciso se inscrever nesse link.

Mais informações pelo fone (51) 3061-3115 ou pelo e-mail contato@fabianogomes.com.br. O evento acontece no Hotel Sheraton, que fica na rua Olavo Barreto Viana, 18, Moinhos de Vento, Porto Alegre.

NOVO VÔO DIÁRIO ENTRE POA E FLORIANÓPOLIS

A Azul Linhas Aéreas começa nessa segunda um quarto voo diário entre Porto Alegre e Florianópolis. A novidade incluirá mais 1,6 mil assentos semanais na rota entre as capitais– atualmente, a oferta é de cinco mil lugare. O novo voo acontece de segunda a sexta, saindo às 13h15 de Florianópolis e às 15h18 de Porto Alegre.

MINI COLECIONÁVEIS DE PORTO ALEGRE

Foto: Loja Love It/Divulgação

Foto: Loja Love It/Divulgação

Nessa terça, das 19h às 21h, acontecendo o lançamento do Mini Poa Colecionáveis de Leandro Selister. A coleção mostra lugares como a Usina do Gasômetro, o Cais do Porto e o Skyline de Porto Alegre que ganharam versões em objetos como canecas, almofadas, postais e miniaturas com design exclusivo desenvolvido por Selister.

O lançamento é na loja Love It – Café e Decorações e Presentes, que fica na avenida Mariland, 884, Porto Alegre.

FEIRA NOTURNA DE PRODUTOS ORGÂNICOS E VEGANOS

Nessa terça, das 17h às 20h, acontece a primeira feira noturna de produtos Orgânicos, Veganos e Naturais do Petrópolis Green Park em parceria com a Naturebah’s Cozinha Natural. A proposta é que os produtos sejam comercializados direto do produtor para os clientes.

O Petrópolis Green Park fica na Protásio Alves, 2859, Porto Alegre.

Donna Talks Burger & Steak

Nessa quarta, das 19h às 22h, acontece no Vermelho Burgers & Steaks mais um Donna Talks. Neste workshop a proposta é desvendar os segredos dos hambúrgueres e da carne picada na faca. E, é claro, os hambúrgueres também serão degustados pelos participantes.

O valor por pessoa é de R$120 e pode ser comprado por esse link. Mais informações pelo (51) 99910-7978. Viva Open Mall fica no Av. Dr. Nilo Peçanha, 3228.

TEMPLÁRIOS LANÇA CERVEJA SANTA ORDEM

Nessa quarta tem lançamento da Cerveja Santa Ordem no Templários PUB. É na quarta, a partir das 19h. A proposta é uma nova ordem na cerveja artesanal (eu simplesmente adoro a criatividade cervejeira!). Os caras não divulgam muitos detalhes, apenas que é uma ceva com mais trigo que o normal. Vai rolar descontos: 10% na cerveja Santa Ordem; 10% no Santo Combinado (Cerveja Santa Ordem + hambúrguer).

O Templários Pub Crawl fica na rua Joaquim Nabuco, 187, Cidade Baixa, Porto Alegre.

OFICINA DE CEIA DE PÁSCOA SEM PRODUTOS ANIMAIS

É nessa quarta, das 19h às 22h, no Vê – Empório e Restaurante Vegano, mais uma oficina bacana de culinária sem produtos de origem animal. As aulas são expositivas e práticas, com degustação no final. Cada participante recebe uma apostila com as receitas e certificado. A proposta é montar a ceia de Páscoa vegana. Entre as receitas que serão ensinadas estão fricassê com proteína de soja; batatalhoada com jaca desfiada; ceviche vegano com manga com alga; salpicão com carne de jaca e risoto caprese.

O valor por pessoa é de R$180. Inscrições pelo meteacolher@verestaurante.com.br ou pelo (51) 3022-4942.

O Vê – Empório e Restaurante Vegano fica na avenida Lageado, 1265, Porto Alegre.

FEIRA DE CHOCOLATES NA AACD

Tem mais uma edição da Feira de Chocolates Florybal na AACD, na terça e na quarta, das 8h30 às 16h. A Feira é aberta ao público e tem 20% da venda dos chocolates revertida aos atendimentos gratuitos realizados mensalmente pela AACD.

O estacionamento na instituição é gratuito e a feira não fecha ao meio dia. A sede da AACD fica na av. Prof. Cristiano Fischer, 1.510, no bairro Jardim do Salso.

BENTO DAY EM PORTO ALEGRE

Na quarta será lançando o Bento Day em Porto Alegre. O projeto já tem edições confirmadas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília pretende movimentar o mercado e estimular um dos setores que sustenta a economia da cidade.

Bento Gonçalves aposta no fortalecimento da agenda de grandes feiras empresariais, nos roteiros gastronômicos e na infraestrutura para atração de eventos.O evento reúne empresários e parceiros das áreas de turismo, eventos e serviços para conhecer a programação anual da cidade serrana e as novidades do setor. O encontro acontece no hotel Laghetto Viverone Moinhos a partir das 18h30.

O Laghetto Viverone Moinhos fica na rua Dr. Vale, 579, Moinhos de Vento, Porto Alegre.

PPKB TEM OPÇÕES ESPECIAIS PARA A SEMANA SANTA

O PPKB preparou opções especiais para os porto-alegrenses que ficarem na cidade na Semana Santa. À noite, de quinta a sábado, o tradicional Bacalhau à Braz, que mistura bacalhau desfiado, batatas fritas e ovos mexidos, está no cardápio por R$69, servindo uma pessoa.

Na Sexta-feira Santa o almoço é especial e recheado de opções à base de peixe: bacalhau, moqueca e pirão, entre outros.  O valor por pessoa é de R$ 39,50.

O PPKB fica na avenida Carlos Gomes, 700, Auxiliadora, Porto Alegre

BANQUETE ESPECIAL NA SEXTA SANTA DO SHARIN

Foto: Divulgação/Sharin

Foto: Sharin/Divulgação

Na sexta-feira, aomeio-dia, o Sharin prepara um banquete especial com peixes, frutos no mar e pratos vegetarianos. Entre os pratos do almoço estão Fish Cilantro (peixe com coentro e gengibre) e bacalhau à moda de Gôa. O valor por pessoa é de R$55,90. Já à noite o chef Alexandre Sharin servirá o Menu Degustação com peixes e frutos do mar, com o valor de R$129 além do tradicional à la carte.

No domingo de Páscoa, 16, o banquete é especial com opções de peixes, cordeiro e frango, também a R$55,90.

As reservas pelo telefone (51) 3333-8695 ou pelo e-mail sharin@sharin.com.br. O Sharin fica na rua Felipe Neri, 332, Auxiliadora, Porto Alegre.

GRAMADO: LA HACIENDA OFERECE MENU ESPECIAL DE PÁSCOA

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação

Para quem pretende aproveitar o feriado de Páscoa na Serra, o restaurante da Estalagem La Hacienda trouxe ao seu cardápio durante o final de semana sugestões com bacalhau: 0 Bacalhau com Natas (bacalhau desfiado com lâminas de batata, azeitona preta e molho de natas, gratinado com parmesão) está R$36 Bacalhau a Gomes de Sá (lombo de bacalhau sobre batatas coradas, confit de cebola, ovo cozido e azeitonas pretas) a R$76.

O restaurante também oferecerá o seu tradicional cardápio de cozinha internacional, com opções de filés, cordeiros, massas, risotos e pato. As opções são para almoço e jantar. Das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30.

Reservas e informações pelos (54) 3295-3025 ou (54) 99171 7798 e pelo e-mail lahacienda@lahacienda.com.br. A Estalagem La Hacienda fica na Estrada Serra Grande, 4200, Gramado.

BRUNCH ESPECIAL DE PÁSCOA NO PLAZA SÃO RAFAEL

No domingo de Páscoa tem brunch no Plaza São Rafael. Várias atrações para hóspedes e clientes, que já iniciam com espumante durante recepção. O valor por pessoa é de R$89. O brunch oferece sucos, clericot, frutas, sanduíches, pratos quentes, queijos, frios e pães. Já estive por lá conferindo no Natal, é um verdadeiro banquete com os sabores especiais da cozinha do Plaza.

O brunch vai das 11h às 15h. O Plaza fica na Alberto Bins, 514, Centro, Porto Alegre.

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS E CHOCOLATES EM GRAMADO

Quem vai curtir o feriado na Serra pode aproveitar as degustações orientadas de Páscoa da Dunamis. O valor por pessoa é de R$40. São oferecidos quatro vinhos, e o valor da degustação pode ser revertido em produtos da loja. As sessões ocorrem de terça-feira a domingo, às 18h.

Informações e reservas pelo e-mail lojagramado@dunamisvinhos.com.br ou pelo telefone (54) 99910-7961. A loja da Dunamis fica no Km26 da RS-235, Linha Araripe, entre Gramado e Nova Petrópolis.

ARMAZÉM DO BACALHAU NA SEXTA

Foto:

Foto: Armazém do Bacalhau/Divulgação

O Armazém do Bacalhau vai abrir das 11h às 15h nessa sexta com cardápio de frutos do mar. Os valores dos pratos variam de R$100 a R$150 para duas pessoas, e de R$70 a R$90 para uma.

As reservas podem ser feitas pelo fone (51) 3276-5503 ou pelo e-mail contato@armazemdobacalhau.com. O Armazém do Bacalhau fica na rua Eudoro Berlink, 157, Porto Alegre.