Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2009

Domingo no parque

25 de maio de 2009 0

Ginetes de todo o Estado disputaram em Pelotas mais uma etapa classificatória ao Freio de Ouro/Fernando Halal
Pelotas voltou a sediar uma etapa classificatória ao Freio de Ouro no final de semana.

O veterano Daniel Teixeira, de Júlio de Castilhos, foi o ginete destaque da rodada no Parque Ildefonso Simões Lopes. Ele conduziu o cavalo Campana Mañanero, campeão entre os machos. Nas fêmeas, a prova foi liderada por Sendero Misamores, égua domada e montada pelo ginete Cézar Augusto Freire.

Outros três machos e três fêmeas tornaram-se aptos a participar da grande final em Esteio. A classificatória pelotense teve a presença de 19 fêmeas e 21 machos credenciados em São Lourenço do Sul, Herval do Sul, Canguçu, Piratini, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar.

O evento ocorreu em meio à 30ª Expoutono de Gado de Leite, que em quatro dias levou cerca de 30 mil visitantes até o parque. A final do Freio de Ouro 2009 será no mês de agosto, durante a Expointer.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Miguel Proença em recital no Belas Artes

20 de maio de 2009 0

Pianista apresenta nesta quinta obras de Chopin e Debussy, entre outros clássicos/Beti Niemeyer/Divulgação

O pianista Miguel Proença fará um recital esta semana na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (Ebahl). No repertório estão obras de Gluck, Grieg, Chopin, Nepomuceno, Scriabin, Rachmaninoff e Debussy.

O pianista está realizando a quinta edição do Projeto Piano Brasil, iniciado em 2005. O recital acontece nesta quinta-feira, às 20h, no auditório Ewerton de Medeiros. Os convites são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente na secretaria da escola (Rua Carlos Gomes, 583).

Natural de Quaraí (RS) e radicado no Rio de Janeiro, Proença é um artista de renome internacional e em permanente evidência no meio musical brasileiro, já tendo se apresentado em todos os estados do Brasil e em diversos países da Europa, Ásia e Américas.

Doutor em Música pela Escola Superior de Música de Hannover, o pianista faz parte do corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bastante premiado ao longo de sua carreira, o artista foi recentemente indicado para fazer parte da Wall of Fame da Steinway & Sons, a mais importante fábrica de pianos do mundo, localizada em Hamburgo, Alemanha.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Os rumos da saúde mental

18 de maio de 2009 0

Consumo de crack será um dos temas abordados em São Lourenço/Reprodução
Acontece nesta semana em São Lourenço do Sul a 5ª edição do Mental Tchê. O encontro, que acontece no Camping Municipal, já é considerado referência na discussão das políticas de saúde mental do Rio Grande do Sul.

Uma média de 1,5 mil pessoas se reúne na cidade a cada edição. O evento este ano irá tratar de assuntos como a integração da atenção básica ao usuário da saúde mental e do usuário de crack. Também haverá grande participação de estudantes da área de saúde.

Juntamente ao Mental Tchê acontecem a 4ª Feira de Economia Solidária Antimanicomial, o 3º Encontro Estadual de Estudantes Universitários em Defesa da Reforma Psiquiátrica, o 2º Encontro de Veículos de Comunicação de Serviços de Saúde Mental e o 2º Encontro de Associação de Usuário dos Serviços de Saúde Mental.

As inscrições podem ser feitas na hora ou através do site http://www.saudementalrs.com.br.

Confira a programação:

 

QUINTA, 21

16h – Abertura do Galpão e Chegada dos Mentaleiros: acolhimento, credenciamento e reencontro

18h – Abertura Oficial do evento

Para Início de Conversa – Conferência de Abertura: Integralidade da Atenção

Roda de Conversa promovida pelo Coletivo Transdisciplinar Coração de Estudante: (Trans)Formação VIVA: Protagonismo Estudantil na Luta Antimanicomial. Logo após, apresentações artísticas, shows, “arrasta-pé” e Caldo Lourenciano

 

SEXTA, 22

9h – Conversa Afinada: “Tecendo Cuidados na Clínica Ampliada”

Apresentação: Nós com Voz – Coral do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

12h – Almoço por R$ 1,99 – Carreteiro do Caps

Apresentação: Desfile das Delegações

13h – Roda de Conversa promovida pelo Coletivo Transdisciplinar Coração de Estudante: Cidadania Participativa: Construindo o Cotidiano do Controle Social

Apresentação: Doutores da Alegria – Santa Casa Local

14h – Conversa Afiada – Cuidado Integral ao Usuário de Crack

16h – Apresentações artísticas

18h – Encerramento

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Campeonato de mountain bike em Camaquã

08 de maio de 2009 0

Zona Sul de Mountain Bike apresenta novidades no dia 17/Divulgação

Com largada oficial às 9h30min do dia 17, Camaquã receberá a 4ª Etapa do Campeonato Zona Sul de Mountain Bike. Participam mais de cem ciclistas de 25 municípios gaúchos.
Serão até 60 quilômetros de percurso em estradas e trilhas pelo
interior do município. As inscrições estão abertas para dez categorias: Elite, Sub-23, Sub-30, Júnior e Máster A, Máster B e C, Juvenil, Feminina e Estreantes. A novidade da competição será a categoria especial Ciclistas Iniciantes, com percurso de 20 quilômetros, que reunirá os camaquenses estreantes na modalidade.

A promoção é da União Lourenciana de Ciclistas, com a coordenação local da equipe Triplo XXX e apoio da Prefeitura de Camaquã. Mais informações e inscrições no site www.ulcmtb.com.br.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Bons negócios na Expoarroz

07 de maio de 2009 0

Rodadas de negócios movimentam o Centro de Eventos em Pelotas/Vinícius Costa, Divulgação
Importadores de várias partes do mundo estiveram presentes hoje à tarde na Expoarroz, que acontece de 6 a 9 de maio no Centro de Eventos.
A Rodada Internacional de Negócios foi realizada pelo Sebrae e teve como foco principal oferecer aos expositores presentes a oportunidade de fechamento de bons negócios. De acordo com Vilson Amarilho, expositor do evento, a rodada é um fato novo na cidade que oportuniza o contato direto com o importador.
- Além de apresentar a empresa, é uma forma diferente de negociação que normalmente é feita por corretores – acrescentou.
Além dos importadores, a Expoarroz contou com a presença das Câmaras de Comércio e Indústria de Portugal, Alemanha, China e Oriente Médio. Segundo o representante da Câmara de Comércio e Indústria da Alemanha, Dietmar Sukop, a Alemanha ainda conhece muito pouco do arroz brasileiro.
- Esperamos incentivar um pouco mais o mercado – disse.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

A história médica dos gaúchos

06 de maio de 2009 0

Retratos da Medicina está no espaço Walter Renato Monteiro Badejo, no Sobrado dos Azulejos/Ricardo Irigon, Divulgação
O Sobrado dos Azulejos abriga desde ontem, em Rio Grande, a mostra Retratos da Medicina – A História Médica do Rio Grande do Sul.

A exposição tem o objetivo de divulgar a história médica gaúcha e homenagear seus representantes, e fica aberta à visitação até o dia 22 de maio. O historiador Everton Quevedo, diretor do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhn), informou que todo o acervo é constituído através de doações.

A mostra conta com 26 painéis distribuídos em textos, imagens e objetos, e é organizada em quatro temáticas: a prática médica, o ensino médico, a regulamentação profissional e o exercício da profissão. A exposição itinerante já percorreu 28 cidades gaúchas desde 2006.

Postado por Fernando Halal

David Coimbra em Pelotas

05 de maio de 2009 0

Famoso por suas crônicas bem-humoradas, escritor e jornalista faz palestra na Universidade Católica/Divulgação
O jornalista de Zero Hora David Coimbra, 46 anos, faz palestra hoje à noite na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A explanação ocorrerá simultaneamente a palestras do mesmo formato em outros cursos de Comunicação Social no Estado, em que os coautores do livro “45 Reportagens que Fizeram História” comentarão suas experiências no ramo jornalístico.

Coimbra já trabalhou em mais de dez redações do sul do Brasil, e hoje é editor executivo de Esportes, colunista de ZH e comentarista da TVCOM. Entre reportagens, romances, compilações de crônicas e contos, já lançou “800 Noites de Junho”, “A História dos Grenais”, “Atravessando a Escuridão”, “A Mulher do Centroavante”, “A Cantada Infalível”, “Canibais”, “Cris, a Fera” e “Meu Guri”. David ganhou 10 prêmios ARI de Jornalismo, além de ter recebido o Esso Regional Sul e o Prêmio Direitos Humanos de Reportagem. Como escritor, foi vencedor dos prêmios Açorianos, Habitasul e Erico Verissimo de Literatura.

A palestra integra a série de atividades comemorativas pelos 45 anos de Zero Hora. O evento tem entrada franca e acontece às 19h, no Auditório Dom Antônio Zattera.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Festa para o arroz

01 de maio de 2009 0

Trabalhadores acertam os últimos detalhes para o início da Expoarroz/Divulgação
O Centro de Eventos de Pelotas se transforma em um grande canteiro de obras durante o feriado e o final de semana. A ordem é trabalhar para deixar tudo pronto a tempo do início da Expoarroz, que reunirá toda a cadeia produtiva do grão de 6 a 9 de maio.

O evento se tornou uma oportunidade de trabalho para muitos, com empresas terceirizadas contratando para atender a demanda do evento.

Os últimos reparos e montagens então sendo feitos. Enquanto isso, alguns expositores, principalmente de implementos agrícolas, chegam para descarregar os produtos que estarão em exposição na próxima semana.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Habilidade na boleia

01 de maio de 2009 0

Gincana do Caminhoneiro atraiu competidores de todo o país até Rio Grande/Fernando Halal

O Posto Buffon IV, às margens do km 10 da rodovia Rio Grande-Pelotas (BR-392), foi cenário da segunda etapa da 21ª Gincana do Caminhoneiro durante o último final de semana. O evento foi promovido pela Revista Caminhoneiro.

Já no primeiro dia, cerca de 200 caminhoneiros de todo o Brasil testaram a habilidade no volante na prova de slalom (ziguezague entre cones) com o objetivo de percorrer o trajeto sem derrubar nenhum cone e atingir o tempo pré-classificatório estabelecido pela organização – 19 segundos e 200 milésimos – para aquele percurso. Atingida a meta, o pré-classificado partia para uma segunda fase, uma nova tomada de tempo, agora com um grau de dificuldade maior: fazer uma curva no formato de cotovelo, demarcada por cones.

Os vencedores da etapa foram: Carlos Alberto de Marco Migliorini, de Arapongas/PR (1º lugar), Manoel Veríssimo Batista Filho, de São Luís/MA (2º lugar) e Rodrigo Carriel de Lima, de Barra do Turvo/SP (3º lugar).

Os classificados em Rio Grande se juntam aos três estradeiros classificados na primeira etapa – realizada em Nobres/MT, em março – e estão automaticamente qualificados para a grande final do evento, que acontecerá dia 8 de novembro, em Foz do Iguaçu/PR.

Na grande final, os dezoito classificados ao longo do ano disputam o cobiçado prêmio principal, um caminhão VW Constellation 24.250.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande