Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de junho 2009

Galpão Crioulo ao vivo na Fearg/Fecis

30 de junho de 2009 0

Presença de Nico e Neto Fagundes reuniu bom público nas feiras/Fernando Halal

A gravação do programa Galpão Crioulo ontem, com a apresentação de Nico e Neto Fagundes, foi um sucesso de público na Feira do Artesanato do Rio Grande e Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fearg/Fecis).
Em meio às homenagens ao padroeiro do município, São Pedro, a
plateia conferiu atrações como Leonel Gómez, Os Galponeros, Daniel Torres, Alexandre Taveira e o Grupo Gêneses Cia. de Dança. A gravação ainda contou com a participação da Invernada Artística do DTG Os Teatinos. A festa foi encerrada ao som do grupo Rodeio.
O programa vai ao ar no próximo sábado, 11 de julho, na RBS TV, a
partir das 6h30min.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Homenagem ao Rei do Pop

29 de junho de 2009 0

Painel exibindo imagem de Michael Jackson foi confeccionado na Fearg/Fecis/Alan Bastos, Divulgação

A primeira oficina de grafite do Espaço Identidade Urbana da Fearg/Fecis prestou uma homenagem ao cantor Michael Jackson. Durante o final de semana, um painel trazendo a sua imagem foi confeccionado em grafite.

A oficina, realizada entre sábado e domingo, teve como instrutor Diego ENE3. Os participantes receberam no primeiro dia informações a respeito da história do grafite e aprenderam a técnica do stencil, um molde vazado que permite criar imagens e reproduzir fotografias, logotipos e letreiros. No segundo dia, o grupo de dez alunos trabalhou na confecção do painel com o rosto do cantor norte-americano, morto na semana passada. A ideia é, a cada oficina, produzir um painel que será colocado na Associação de Skate de Rio Grande.

As próximas oficinas serão realizadas nos dias 29 de junho e 4, 5, 11 e 12 de julho a partir das 14h, no Espaço Identidade Urbana. Os participantes não precisarão levar material. Os interessados em participar das oficinas podem inscrever-se na portaria dos artistas, ao lado da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer (Smtel). A taxa de inscrição é de R$ 10.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Circuito de kite e windsurf agita Costa Doce

26 de junho de 2009 0

Competições acontecem neste final de semana pelas praias da região/Divulgação

Neste final de semana, a praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul, será palco da 1ª Etapa do Circuito Costa Doce de Kite e Windsurf.
Trata-se de mais uma estratégia para inserir São Lourenço do Sul na rota do turismo regional dos esportes náuticos. A competição acontece nos dias 27 e 28 de junho e está dividida em cinco categorias: Open Kite, Open Wind, Estreante Kite, Estreante Windsurf e Feminino.
Haverá premiação em todas as categorias, do 1º ao 5º lugar, nas modalidades Kitesurf Open e Windsurf Open; do 1º ao 3º na Kitesurf Estreante e Windsurf Estreante; e os 1º e 2º lugares no Feminino Kite e no Feminino Windsurf.
Está prevista uma festa ao final do primeiro dia, com participação de uma banda local, e um jantar de confraternização entre os velejadores. No domingo, às 18h, ocorre a cerimônia de entrega de premiação.
Para o presidente da AD Costa Doce, Zelmute Oliveira, além de movimentar a cadeia turística do município, o evento promove a inclusão social através do esporte.
- O esporte e o turismo são atividades que se complementam e seu desenvolvimento harmônico é extremamente positivo para os participantes e a própria comunidade – afirma.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 9133-5399 e 9957-8122, ou no site www.costadoce.com.br.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Brasil de Pelotas no sub-20

25 de junho de 2009 0

Brasil treina forte para a estreia/Carlos Insaurriaga, Divulgação

Os jogadores do Brasil de Pelotas com menos de 20 anos estão nos preparativos finais para o Campeonato da SAFAERGS (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado Rio Grande do Sul). A partida será no estádio Bento Freitas, em Pelotas, na quinta-feira (02/07), contra o Rio Grande.
 
A equipe sub-20 do Brasil faz parte de um projeto recente. Há cerca de quatro meses foi criado o Centro de Formação Xavante. O objetivo do Departamento Amador é revelar bons jogadores e valorizar as categorias de base do clube. Um dos destaques do time é o africano Baba Iddi, que chegou de Gana há duas semanas. O treinador do sub-20 é Paulo Rezende.
 
Está aí mais uma oportunidade para a fanática torcida xavante vibrar com o time de cores vermelha e preta. É também a chance de conhecer os novos talentos do rubro-negro.

Postado por Giacomo Bertinetti, de Pelotas

Semente, semente

25 de junho de 2009 0

Produtores rio-grandinos e nortenses receberam sementes através de um projeto da Furg/Nudese, Divulgação

O Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) da Furg realizou na manhã desta quinta-feira a distribuição de sementes para famílias de produtores em São José do Norte.
Ontem, os beneficiados foram produtores de Rio Grande. As
distribuições beneficiam produtores envolvidos no projeto de extensão Agricultura Ecológica Urbana e Periurbana (AEUP), na Aglomeração Urbana do Sul. O projeto é executado em parceria com o governo federal pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
As sementes serão plantadas por famílias de agricultores que já
trabalham com agroecologia, associações, cooperativas e escolas.
Responsável pelas ações de campo em agroecologia do AEUP, Paulo Costa
explica que o projeto se preocupa principalmente com a segurança alimentar e o combate à fome, através da produção e comercialização de alimentos saudáveis.
- A intenção é melhorar a qualidade de vida de quem produz e de quem
consume – afirma.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Cineasta em Pelotas

24 de junho de 2009 0

Cartaz da exibição do filme e conversa com o diretor/Divulgação

O cineasta Octávio Bezerra estará em Pelotas no sábado (27), às 15h30min, para a exibição do filme Nzinga. O encontro com o público será no miniauditório 2 do campus Pelotas do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul). A protagonista do documentário musical é Taís Araújo. Outros atores do elenco: Léa Garcia, Naná Vasconcelos e Nestor Capoeira. A entrada é franca.

Postado por Giacomo Bertinetti, de Pelotas

Do chuveiro ao Domingão

24 de junho de 2009 0

Carol Lima, de São José do Norte, participou do quadro Garagem do Faustão/Arquivo Pessoal

O programa Domingão do Faustão inaugurou um quadro que vem fazendo muito sucesso. O Garagem do Faustão vem transformando cantores, bandas, instrumentistas e duplas em mini-celebridades da noite para o dia.

Os cantores de chuveiro também têm a oportunidade de ficar famosos no quadro que é febre em todo o Brasil. Uma delas é Carol Lima, de São José do Norte. A gaúcha de 13 anos toca violão, teclado, compõe e é vocalista da banda pop Balanço do Norte.

Confira os seus dotes em http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1058725,00.html.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Maratona de Computação na Furg

23 de junho de 2009 0

Universidade rio-grandina sedia competição em setembro/Fernando Halal

O curso de Engenharia de Computação, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da Furg, foi novamente escolhido para ser uma das 46 sedes em todo o país da primeira etapa da 14ª Maratona de Computação. Esta é a sexta vez que a universidade sedia o evento.
A disputa acontece no dia 19 de setembro, sob responsabilidade do
professor Vinícius Menezes de Oliveira. Na primeira fase da competição, participam aproximadamente 250 equipes nas 46 sedes espalhadas pelo Brasil, classificando em torno de 45 equipes para a final nacional. Desde 2004, a Furg conquista o primeiro lugar na fase local, obtendo classificação para a etapa final da competição. Em 1999, a equipe da Engenharia de Computação da Furg conquistou o primeiro lugar na classificação nacional.
A Maratona de Programação é um evento mundial organizado pela
Association for Computer Machinery e, no Brasil, é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação. O objetivo da competição é promover nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas de uma maneira diferenciada, fora da sala de aula.
A final nacional acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro na Unicamp,
em Campinas. Confira outras informações sobre o evento em http://maratona.ime.usp.br.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Gravuras em exposição

22 de junho de 2009 0

Técnicas diversas estão na mostra do Ebahl/Reprodução

Inaugura nesta terça-feira, às 19h, na Galeria Breche da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, em Rio Grande, a exposição Gravações Impressas.
A mostra de gravuras reúne artistas que participaram do Consórcio de
Gravuras promovido pelo Museu do Trabalho, em Porto Alegre. A exposição conta com 17 obras nas técnicas de litogravura, xilogravura, gravura em metal e serigrafia, assinadas por nomes importantes das artes gaúchas e nacional, tais como Anico Herskovits, Alfredo Nicolaiewisky, Armando Almeida, Clara Pechansky, Danúbio Gonçalves, Eduardo Vieira da Cunha, Glaé Macalós, Maria Tomaselli, Marilice Corona, Mário Röhnelt, Marta Penter, Nelson Jungbluth, Oswaldo Jalil, Paulo Chimendes, Paulo Peres, Ruth Schneider e o grande Xico Stockinger, falecido em maio.
O período de visitação da exposição vai até 13 de julho. A Galeria
Breche está localizada na rua Carlos Gomes, 583.

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande

Um viva ao cinema alternativo

21 de junho de 2009 0

Violência Gratuita, do austríaco Michael Haneke, é um dos filmes da Matinê Alternativa/Divulgação

Exibir filmes alternativos no telão do auditório do IAD é a proposta da primeira Matinê Alternativa, promovida pelo curso de Cinema e Animação da UFPel.
A mostra ocorrerá no auditório do Instituto de Artes e Design, de
segunda (22) a sexta (26), sempre às 15h45min. A entrada é franca.
Os longas selecionados são de diversas nacionalidades e todos têm
forte expressão autoral. O drama nacional O Céu de Suely, do diretor Karim Aïnouz, abre as exibições nesta segunda.
Organizado pelos acadêmicos de Cinema e Animação Eduardo Resing e
Renato Cabral, sob coordenação da professora Cíntia Langie, o evento busca proporcionar à comunidade a chance de assistir a filmes que ficaram à margem do grande circuito comercial cinematográfico.
Esta edição de junho da Matinê Alternativa é a primeira etapa de um
projeto que pretende contribuir para a formação de público cinematográfico. Em julho, haverá outra semana de projeções.
O auditório do Instituto de Artes e Design fica na rua Alberto Rosa,
62. Outras informações podem ser acessadas no blog do evento: matinealternativa.blogspot.com.

 

PROGRAMAÇÃO

Segunda, 22
O Céu de Suely, de Karim Aïnouz (Brasil, 2006)

Terça, 23
Violência Gratuita, de Michael Haneke (Áustria, 1997)

Quarta, 24
Hedwig – Rock, Amor e Traição, de John Cameron Mitchell (EUA, 2000)

Quinta, 25
Festa de Família, de Thomas Vinterberg (Dinamarca, 1998)

Sexta, 26
Buffalo `66, de Vincent Gallo (EUA, 1998)

Postado por Fernando Halal, de Rio Grande