Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 2 fevereiro 2010

Hoje é dia de Navegantes

02 de fevereiro de 2010 0

Procissão de Navegantes se espalha pelo sul do Estado, como em São Lourenço. Crédito: Divulgação

A versão católica da rainha das águas é a homenageada hoje. Nossa Senhora dos Navegantes recebe afagos por todo o Estado. Aqui no sul, banhado por Lagoa dos Patos e Oceano Atlântico, não é diferente.

Em São José do Norte a santa tem sua procissão pela 199ª vez. São quase dois séculos de fé, que se repetem a partir das 7h30min com as missas na Igreja Matriz. Às 15h inicia procissão que adentra nas águas na laguna e vêm até a margem de Rio Grande, onde milhares de fiéis aguardam no Porto Velho pela bênção de Nossa Senhora.

Em São Lourenço do Sul são mais de cem anos de devoção. A Rainha do Mar também recebe usa procissão a partir das 15h, pela Lagoa dos Patos, onde vão se encontrar Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá em Pelotas.

100 vezes xavante

02 de fevereiro de 2010 0

Rodrigo Silva pode chegar ao 100º jogo pelo Xavante. Crédito: Carlos Insaurriaga

Hoje, 2 de fevereiro de 2010, é um dia especial para um certo goleiro identificado com a baixada pelotense. Se escalado contra o Rio Grande, a partir das 20h, no Arthur Lawson, Rodrigo Silva fará a 100ª partida pelo Brasil de Pelotas.  É a estreia na Segundona, campeonato que os xavantes querem usar para confirmar e retomada do clube após o acidente de janeiro de 2009.

A história de Rodrigo Silva com o Brasil começou em 2006, quando ele tinha 25 anos e ainda era conhecido por Rodrigo Feijão. Conforme o pesquisador Izan Müller, do site colecionadorxavante.com, naquele ano o goleiro atuou em três amistosos, 31 jogos pela Série C do Campeonato Brasileiro e ainda uma partida pela Copa RS.

Na temporada seguinte foram mais 43 confrontos, sendo cinco amistosos, 16 partidas pelo Gauchão e 22 pela Copa Paulo Rogério Amoretty. Em 2008 foram três amistosos e 14 jogos pelo Gauchão. No ano passado ele foi contratado no segundo semestre e jogou duas partidas no início da Copa Arthur Dallegrave. Já em 2010, foi escalado para os dois amistosos que o Brasil disputou até o momento. A soma fecha o mítico número 99. Com a peleia de hoje, dá 100.

- Pra mim é uma honra, é muito gratificante alcançar esse número com a camisa do Brasil. A próxima meta agora é conquistar o título na Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, para deixar ainda mais marcante a minha passagem pelo clube – exalta Rodrigo.