Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 6 fevereiro 2010

Bixo aos 70!

06 de fevereiro de 2010 9

Dona Carmem recebe o beijo do filho Marcial, orgulhoso pelo feito da mãe. Crédito: Gerson Pantaleão

Dona Carmem Sayão foi destaque em Zero Hora neste sábado. Pudera, aos 70 anos foi aprovada em História na Furg. Confiram esta história sensacional.

A vovó agora é bixo

O suspense criado pelo anúncio do listão no rádio foi quebrado ao meio-dia de ontem.

Por telefone, o genro Paulo Roberto Rubira se antecipou e deu boa notícia: a dona de casa Carmem Campos Eifler Sayão estava aprovada no vestibular de História da Universidade Federal de Rio Grande (Furg). Tornou-se bixo no curso de História aos 70 anos.

A internet interrompeu a espera na casa de Carmem. Com o listão dos 2.361 novos universitários no site da instituição, bastou consultar a web para terminar com a expectativa.

Estudando nos intervalos das tarefas domésticas, em uma escrivaninha ao pé da janela, no canto da sala de estar, Carmem fez o suficiente para se defender. Passou em um curso com quase um candidato por vaga. Foi a 39ª dos 40 aprovados.

– Para quem vivia fazendo palavras cruzadas e cuidando da casa, é uma vitória – afirma.

Os festejos tiveram ovo, farinha e a tradicional pintura. Após a comemoração, a avó já tem o compromisso universitário: vai ao Campus Carreiros realizar a matrícula.

– Em breve, vão me ver de toga.

A trajetória vitoriosa
- A aprovação foi um feito para Carmen, que trocou os estudos pelo trabalho aos 14 anos, na 5ª série do então primário, e aos 16 se casou.
- Ela deixou de estudar quando morava em Porto Alegre, em 1953. Ao casar com o rio-grandino José Inácio, mudou-se para o sul do Estado, onde criou oito filhos. Ela ainda tem 21 netos e dois bisnetos
- Após a morte do marido, há 11 anos, Carmen passou a ser estimulada pelos filhos a voltar para a escola. Aos 68 anos, em 2007, trocou as novelas para fazer aulas noturnas no Ensino para Jovens e Adultos (EJA)

Incêndio em Lagoa do Peixe

06 de fevereiro de 2010 0

Fogo consumiu área de no mínimo quatro quilômetros de extensão. Crédito: Divulgação

==================================================================

Direção do Parque vai divulgar na segunda a área que foi consumida pelas chamas. Crédito: Divulgação

Um incêndio, com causa ainda misteriosa, atingiu as proximidades do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, entre Mostardas e Tavares. O fogo começou por volta das 13h de quarta-feira, nas laterais da ERS-101, onde há grande concentração de pinus, em uma propriedade particular. Com o calor, as chamas avançaram por uma faixa de pelo menos quatro quilômetros de extensão.

Os Bombeiros e a Brigada Militar só conseguiram controlar as chamas na quinta-feira, quando estavam a cerca de 100 metros da mata nativa, preservada por lei. Na próxima segunda-feira a direção do parque deve informar a dimensão da área queimada.

Silver Cloud vem aí

06 de fevereiro de 2010 0

O Porto Novo de Rio Grande recebe amanhã, às 13h, o transatlântico Silver Cloud. É o mesmo navio de luxo que fez escala por aqui no dia 1º de dezembro do ano passado. No novo giro, o transatlântico traz 300 turistas, entre norte-americanos, ingleses e outros, além de 230 tripulantes. Esse é o terceiro navio que o porto rio-grandino recebe desde o início da temporada.  

Como de costume, os gringos serão recebidos com tapete vermelho, música tradicionalistas e um tour pelo centro da cidade. O Silver Cloud partiu de Buenos Aires na quinta e atraca hoje em Punta del Este. Amanhã chega a Rio Grande. Santos, Parati e Rio de Janeiro são as próximas escalas.

O Silver Cloud é considerado um navio de passageiros de seis estrelas, destacando-se pelo luxo e por contar com sacadas para o mar em todas as suas cabines, além do sistema “All Inclusive”, com os custos de todas as refeições e gratificações incluídas. O próximo navio e último da temporada que atracará em Rio Grande será o Prince Albert II, que tem previsão de chegar ao porto gaúcho no dia 7 de abril.