Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 10 fevereiro 2010

Abigeato em Jaguarão

10 de fevereiro de 2010 2

A Brigada Militar divulgou o balanço estatístico da criminalidade em Jaguarão. O destaque foram os números referentes ao crime de abigeato. Comparando 2008 com 2009, a quantidade ocorrências permaneceu estável, com variação positiva de 2,94%. Já o número de animais furtados caiu pela metade. Foram 145 em 2008, contra 73 em 2009.

A BM avaliou os números. O major Renato Gabriel Junges credita a queda à maior fiscalização no interior do município, na fronteira com o Uruguai. No ano passado, o comando adquiriu, em parceria com a Prefeitura local, o Governo do Estado e Federal, uma viatura destinada ao combate ao abigeato.

- Com maior fiscalização, diminuíram os roubos de gado em grande proporção – explica Junges. Ações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Federal e Polícias Rodoviárias e o Sindicato Rural de Jaguarão auxiliaram na queda.

Os números

Ano                Abigeatos registrados                  Animais furtados

2008                         34                                                               145 

2009                         35                                                               73 

FONTE: 3°BPAF

Polícia Ambiental de Rio Grande apreende ovos de cobra

10 de fevereiro de 2010 0

O Pelotão Ambiental da Brigada Militar desbaratou na tarde de ontem um criatório de animais ilegal em Rio Grande, sul do Estado. Em uma casa no bairro Senandes, foram apreendidos 54 ovos de cobras, 20 ratos de laboratório, um rifle e um arpão.

A denúncia foi feita no próprio quartel do Pelotão Ambiental pela companheira de Félix Eduardo da Silva, 25 anos, suspeito de comandar o criatório, que teria relação com o tráfico de animais silvestres. Por volta das 16h30min, a mulher conduziu a Polícia Ambiental até a residência do casal, próxima à ERS-734, em direção à praia do Cassino. Felix não se encontrava, mas se apresentou na Delegacia de Polícia no início da tarde.

O Pelotão Ambiental solicitou a presença de técnicos do escritório regional do Ibama de Rio Grande para o encaminhamento dos ovos e ratos apreendidos. Os ovos, provavelmente da espécie cobra americana, que possui mais de 20 variações, foram encaminhados para o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Félix foi multado em R$ 2 mil, mais R$ 200 por ovo. Ele vai responder em liberdade por porte ilegal de arma, já que o rifle não possui documentos, e por crime ambiental.