Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 17 fevereiro 2010

Ordem de Silva Paes

17 de fevereiro de 2010 0

Ordem de Silva Paes condecora quem ajuda Rio Grande a crescer. Crédito: Guilherme Mazui

Parece coisa de maçonaria, sociedade secreta, livro do Dan Brown, mas não é. Na sexta-feira, 273º aniversário de fundação de Rio Grande, acontece a entrega das condecorações da Ordem de Silva Paes.

Para quem não faz a menor ideia do que é isto, a ordem foi criada em 1983 com o objetivo de distinguir personalidades, rio-grandinas ou não, que trabalham e ajudam no desenvolvimento do município. Ela surgiu para homenagear o brigadeiro José da Silva Paes, que fundou Rio Grande. Ele recebeu uma comenda lusitana chamada Ordem de Cristo. Por isso Ordem de Silva Paes.

O prefeito de Rio Grande é o Grão-Mestre da história. Ele que homologa o nome dos homenageados da vez, todos escolhidos pelos conselheiros em votação secreta. Fábio Branco, atual prefeito e Grão-Mestre, preside a solenidade, que acontece às 18h de sexta na praça Xavier Ferreira, junto ao monumento do brigadeiro (na foto acima). Se chover, a cerimônia vai para a Câmara do Comércio.

Eis a lista dos condecorados de 2010:

>> O ginete José Fonseca Macedo, o Zeca Macedo, no Grau de Cavaleiro.

>> O engenheiro naval Nelson Luiz Carline no Grau de Cavaleiro.

>> O professor Guillen Rodrigues da Silva no Grau de Comendador.

>> O professor Fernando Amarante da Silva, presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), no Grau de Oficial.

Verbas para o restauro da Prefeitura

17 de fevereiro de 2010 5

Prefeitura foi praticamente destruída pelo fogo. Crédito: adrianaantunes.blogger/reprodução

O restauro da Prefeitura de Rio Grande avança no trabalho de formiguinha realizado no interior do prédio. E também acontece fora dele, na busca de verbas. E neste quesito aparece uma ótima notícia. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assegurou a grana para as duas últimas etapas do restauro do Paço Municipal, destruído por um incêndio em 2006, como mostra a foto.

O BNDES aprovou o projeto de restauro, com solicitação de apoio financeiro não reembolsável, de R$ 2 milhões. Para a grana pingar na obra, falta a Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen (AACMC), proponente do restauro, adequar seu estatuto. 

Construído em 1823, o Paço Municipal custará R$ 3,5 milhões para ser restaurado.

Rematrículas na Escola de Belas Artes

17 de fevereiro de 2010 0

A Escola de Belas Artes Heitor de Lemos está em temporada de rematrículas. Os trabalhos vão das 16h às 20h, nas seguintes datas:

    –> dia 18/02/2010 – Área de Música;

   –> dia 19/02/2010 – Área de Dança;

   –> dia 22/02/2010 – Área de Artes Plásticas.

PS: os alunos novos que desejarem concorrer às vagas disponíveis nos cursos da Área de Música deverão fazer a inscrição para o teste de percepção musical, na segunda-feira, dia 22, às 9h da manhã. É necessária a apresentação da carteira de identidade.