Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Ordem de Silva Paes

17 de fevereiro de 2010 0

Ordem de Silva Paes condecora quem ajuda Rio Grande a crescer. Crédito: Guilherme Mazui

Parece coisa de maçonaria, sociedade secreta, livro do Dan Brown, mas não é. Na sexta-feira, 273º aniversário de fundação de Rio Grande, acontece a entrega das condecorações da Ordem de Silva Paes.

Para quem não faz a menor ideia do que é isto, a ordem foi criada em 1983 com o objetivo de distinguir personalidades, rio-grandinas ou não, que trabalham e ajudam no desenvolvimento do município. Ela surgiu para homenagear o brigadeiro José da Silva Paes, que fundou Rio Grande. Ele recebeu uma comenda lusitana chamada Ordem de Cristo. Por isso Ordem de Silva Paes.

O prefeito de Rio Grande é o Grão-Mestre da história. Ele que homologa o nome dos homenageados da vez, todos escolhidos pelos conselheiros em votação secreta. Fábio Branco, atual prefeito e Grão-Mestre, preside a solenidade, que acontece às 18h de sexta na praça Xavier Ferreira, junto ao monumento do brigadeiro (na foto acima). Se chover, a cerimônia vai para a Câmara do Comércio.

Eis a lista dos condecorados de 2010:

>> O ginete José Fonseca Macedo, o Zeca Macedo, no Grau de Cavaleiro.

>> O engenheiro naval Nelson Luiz Carline no Grau de Cavaleiro.

>> O professor Guillen Rodrigues da Silva no Grau de Comendador.

>> O professor Fernando Amarante da Silva, presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), no Grau de Oficial.

Envie seu Comentário