Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 24 fevereiro 2010

Aprovada a lei que proíbe os celulares

24 de fevereiro de 2010 1

A Câmara de Rio Grande aprovou o projeto de lei que veta celular e MP3 nas escolas da rede pública municipal. Foram dez votos a um. Agora o projeto vai para a mesa do prefeito Fábio Branco, que precisa regulamentar a lei, colocando as punições. Lembrando, as aulas voltam na segunda-feira. São 21 mil alunos em 64 escolas.

Celular e MP3 na berlinda das escolas

24 de fevereiro de 2010 24

Projeto de lei que vetar uso de celulares e MP3s em salas de aula da rede municipal. Crédito: Eduardo Beleske

Rio Grande discute o uso de celular e afins em sala de aula. O projeto de lei do vereador Delamar Mirapalheta (PDT), que veta celulares, aparelhos de MP3 e similares nas 64 escolas da rede municipal, está na pauta de hoje da Câmara local. Se aprovado e sancionado pelo prefeito, 21 mil alunos retomam aos estudos na segunda-feira com a nova norma em vigor.

A proposta exige que os aparelhos fiquem desligados nos horários de aula. Ela é inspirada em projeto similar do deputado federal Pompeu de Matos (PDT), com abrangência federal. No entanto, não estabelece penalidades. A regulamentação ficará a cargo do prefeito Fábio Branco (PMDB).

- Conversei com professores, coordenadores e pais de alunos. Ficou claro que o celular e o MP3 dispersam os alunos e tumultuam o trabalho dos professores – defende o vereador Delamar Mirapalheta.

O assunto já esteve em destaque nas escolas públicas da rede estadual. Uma lei de dezembro de 2007, de autoria do deputado estadual Giovani Cherini (PDT),  sancionada pela governadora Yeda Crusius (PSDB) em janeiro de 2008, exige que os celulares fiquem desligados durante as aulas. A norma vigora, porém, segundo a Secretaria da Educação gaúcha, cada escola é independente em sua forma de fiscalizar e punir.

É um assunto polêmico. Tem quem considere o celular e o MP3 incompatíveis com a sala de aula, mas há quem defenda o celular no silencioso. O certo é que nas turmas, quase totalidade dos estudantes possuem celular. 

R$ 15 milhões para Rio Grande

24 de fevereiro de 2010 0

Amanhã o prefeito Fábio Branco (PMDB) vai a Brasília para assinar a o empréstimo junto ao Banco Mundial (Bird) no valor de 8,1 milhões de dólares, cerca de R$ 15 milhões. A grana vai ser investida em obras de pavimentação e drenagem em Rio Grande, com contrapartida de 40% do Executivo. Boa notícia – ainda mais se as obras saírem do papel e forem bem efetuadas. Em tempos de polo naval, de crescimento iminente, qualificar a infraestrutura da cidade cai bem demais.