clicRBS
Nova busca - outros
02 mar13:33

Exposição de camisetas conta a história do samba

Mostrar o quanto o Carnaval está arraigado na cultura brasileira e em outras partes do globo é o objetivo da exposição Varal do Samba, que pode ser visitada pelo público junto à Praça de Alimentação do Max Shopping Center até o dia 14 de março. De acordo com o organizador da mostra, o carnavalesco portoalegrense Sérgio Peixoto, as camisetas, dispostas em forma de varal, apresentam um esboço do histórico dos festejos regidos pelo Rei Momo.

- Sempre fui interessado pelas coisas do Carnaval e, por ser um amante da nossa cultura, comecei a guardar alguns registros, pois infelizmente o Carnaval gaúcho pouca história tem- justifica o colecionador. A mostra foi aberta na noite desta terça-feira, 2, com a apresentação da Ala Show da Escola de Samba santacruzense Império da Zona Norte.

As 240 peças expostas (o acervo possui mais de 600 exemplares de camisetas) apresentam agremiações brasileiras, portuguesas, uruguaias e japonesas. – Devido a pouca história que o Carnaval tem comecei a montar um pequeno acervo de livros, jornais e revistas de vários estados devido à amizade que cultivo com muitos carnavalescos do país e de fora – conta Peixoto. Segundo ele, a intenção é mostrar que o samba está em todos os lugares e não apenas concentrado no eixo Rio de Janeiro / São Paulo.

A mostra foi aberta com a apresentação da Ala Show da Escola de Samba  Império da Zona Norte

- A exposição é isto; divulgar as escolas de grandes capitais ou de cidades interioranas, não importando se é do grupo especial ou do de acesso e mostrar que esta cultura encontra espaço em todos os lugares – observa ele.

O carnavalesco

Sérgio Peixoto é figura carimbada nos carnavais desde 1971. Já foi dirigente de escola, diretor de Carnaval e atualmente ministra cursos de temas enredo, sua especialidade. – Sem custo para quem participa, o curso ocorre durante oito sábados à tarde entre os meses de maio e junho – destaca Peixoto.

O carnavalesco é também comentarista de Carnaval da Rádio Guaíba e participa da montagem de barracões pelo interior do Rio Grande do Sul. Em relação às camisetas, ele ressalta que as peças foram, na sua maioria, doadas pelas entidades e algumas adquiridas. – Elas representam um tesouro sobre o samba e o Carnaval brasileiros – pontua.

Bookmark and Share

Por

2 Comentários »

  • Ramão Carvalho disse:

    Grande Sérgio Peixoto!
    Tenho umas camisetas para esta tua exposição magnífica!
    Saibas que sou teu fã de carteirinha!
    Grande abraço!
    Ramão.

  • sergio peixoto disse:

    Ramao
    preciso teu contato urgente

Comentários