Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O que é gateada?

15 de outubro de 2013 7

Vieram me perguntar qual o sentido de uma expressão que uso em meus espaços: “Preteou o olho da gateada”

Posso surpreender, mas não sei qual o significado.

Imagino apenas que seja o momento em que, em qualquer situação, complicou-se a relação, azedou, melou, não deu certo e estabeleceu-se uma encrenca.

Imagino que a gateada seja um felino, uma onça, um gato, que quando se enfurecem vêm seus olhos ensombrecidos _ e atacam.

É uma expressão gauchesca muito usada para dizer que a coisa ficou feia, daqui por diante será dura a parada, nada será como antes.

E alguém me acode neste instante: gateada é uma cor de pelo de cavalo ou égua. E assim fico pensando que pode ser o seguinte: quando preteia o olho da gateada é sinal de que não se deve tentar montar na égua neste momento, ela pode enfurecer.

Ainda assim, peço que os que conhecem o sentido exato da expressão me mandem o significado.

Comentários (7)

  • Bino diz: 16 de outubro de 2013

    Preteou os olhos da gateada significa que o gato morreu. preteou olhos é a morte

  • TARCILLO diz: 16 de outubro de 2013

    olhos amarelo – esverdeado, que nem dos gatos. Quando preteia os olhos, aí já viu.

  • Moisés Pereira diz: 16 de outubro de 2013

    Até onde eu sei, efetivamente, o gaúcho usa o termo gateada referindo-se a uma égua , geralmente de ocupação diária, e consta que no equino quando fica velho começa a escurecer os olhos. Daí a frase.

  • Angela Teixeira diz: 16 de outubro de 2013

    Gateada é o pelo pardo-amarelado de alguma fêmea, possivelmente égua. Se preteia ‘ozóio’ dela, a situação fica osca, ou brasina. Como preferir… rsrsrsrsrrs

  • Juliana Dias diz: 17 de outubro de 2013

    “Preteou o olho da Gateada” significa que a coisa tá feia. Gateada para os que não sabem é uma pelagem de Equino, não tem nada a ver com GATO.

  • Cesar Coutinho diz: 17 de outubro de 2013

    Preteou o olho da gateada

    Expressão típica do regionalismo gaúcho. De acordo com o registrado nos dicionários, gateada pode referir-se à cor dos olhos amarelo-esverdeados, semelhantes aos de um gato; pode também ser a cor do pelo de cavalo ou égua, uma pelagem de cor amarelo-avermelhada, portanto não bem definida. No tocante aos olhos, significa que são vivazes, inquietos.

    Emprega-se, no sentido figurado, para representar situação complicada, em que alguém se encontra em extrema dificuldade ou em disputa muito acirrada. Na linguagem popular, a pessoa está numa enroscada. Se a cor da pelagem ou dos olhos do animal não estava bem definida, ficou ainda mais obscura e incerta, ou seja, preteou.

    Imagino, por exemplo, uma corrida em cancha reta, em que a disputa entra no espaço de decisão; uma emboscada armada por rival; qualquer outra circunstância de risco, em que o animal deve dar tudo de si para superar os limites. Na verdade, quem corre o risco é o cavaleiro e a sorte dele depende da agilidade do equino. Expressões similares: agora é que a porca torce o rabo; a cobra vai fumar.

    Referência: http://www1.prefpoa.com.br/pwmovel/cidadao.php?reg=45&p_secao=158

  • Marcio diz: 7 de abril de 2014

    Explicarei.
    Gateada refere-se a égua, sua pelagem.
    O gaúcho cavaleiro, tem uma relação muito íntima com sua montaria.
    Quando um equino (ou outros animais) se sentem assustados (adrenalina) ocorre uma dilatação das pupilas.
    Então, quando em combate, ou em qualquer outro momento, o gaúcho observa as pupilas da sua égua dilatar, tem que se preparar para a disparada, ou corcoveada. Ou seja, a cobra vai fumar, o bixo vai pegar.

    Por isso quando existe sinal de que a situação ficou séria… “pretiou o olho da gateada”, te segura e te prepara mano.

    e tenho dito

Envie seu Comentário