Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Quando escolhi Dida, estava tomado por um poder divino

24 de outubro de 2013 51

 15768980

Quando escolhi Dida para ser o goleiro do Grêmio, parece que eu estava tomado por um poder divino.

Dida defendeu três pênaltis num jogo só. Acreditam agora os incautos?

Ora, não encham meu saco.

*

O Brasil se assombrou ontem com as conclusões do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre o desaparecimento do corpo do pedreiro Amarildo de Souza, de 43 anos.

Com abundância de provas, o MP concluiu que o pedreiro foi torturado durante horas por mais de 20 PMs, sendo submetido a afogamento, asfixia com saco plástico e choques elétricos com pistola Taser, de uso restrito e controlado pelo Exército.

O pedreiro não resistiu às bárbaras torturas e teve seu corpo ocultado por seus assassinos.

*

O incrível é que esse hediondo crime aconteceu atrás do equipamento da Unidade de Polícia Pacificadora da Favela da Rocinha. Pacificadora?

*

Há um major e um tenente diretamente envolvidos nas torturas.

E é inaceitável que a própria PM não tenha esclarecido esses fatos, foi preciso que o Ministério Público os investigasse.

Lógico que já acho inadmissível que soldados, cabos e sargentos da PM do RJ torturem até a morte um preso indefeso.

Mas penso ser ainda mais grave que um major e um tenente da PM tenham sido autores das torturas, dando a entender nitidamente que a selvageria partiu dos dois oficiais e foi idealizada por eles.

Insustentável!

*

E tinham de ser responsabilizados e punidos todos os integrantes da cúpula da PM do RJ. Afinal, eles cruzaram os braços para esse horrendo crime e outros que sua omissão licencia. Foi preciso que o Ministério Público investigasse e esclarecesse o terrível supliciamento e extermínio do pedreiro Amarildo.

*

Como é que oficiais, sargentos e soldados de uma Unidade Pacificadora da PM cometem livremente esse revoltante crime, eles que foram postos lá na Favela da Rocinha para garantir a segurança de sua população?

Da forma como foi divulgada a apuração do delito, toda a cúpula da PM carioca tem de ser demitida. Ela no mínimo foi omissa e no máximo cúmplice indireta ou subjetiva do trucidamento do pedreiro.

*

Esse crime retira completamente as esperanças que alguém possa ter de que o Brasil se torne civilizado em seu sistema policial.

Nós somos um país afundado definitivamente no atraso.

*

Não é nem tão cedo será civilizado um país que erige uma polícia para proteger seus cidadãos e ela separa 25 membros de sua corporação para torturar durante horas até a morte um pedreiro inocente.

Eu sinto vergonha do país em que nasci.

Comentários (51)

  • Longinus diz: 24 de outubro de 2013

    Lamentável, prepotente, arrogante e oportunista: tudo isso descreve o colunista.
    Ele silencia em todas as atuações ruins de seus bruxos. O Barcos, que perdeu um pênalti ontem, foi inspiração divina também? Cadê o comentário sobre a atuação dele? Ah, certo, vai ficar para daqui a 11 partidas, quando ele marcar outro gol.
    Quando um deles faz um bom jogo (mesmo que os pênaltis tenham sido cobrados pessimamente, principalmente o do Pato), ele se enche de razões outra vez.
    “Quando escolhi Dida para ser o goleiro do Grêmio(…)”
    Que frase que beira a oligofrenia! Quanto egocentrismo!
    Triste, mesmo.

  • airton diz: 24 de outubro de 2013

    e quando indicou BARCOS , estava tomado pelo lado maquiavelico e estupido?
    ou foi somente indicaçao de quem nao entende nada de futebol ,é um aproveitador e se manifesta somente quando e favorecido?? teu indicado quase nos colocou na sarjeta com perda do penalte.
    malandro

  • Gustavo diz: 24 de outubro de 2013

    Perfeito o comentário do Airton. o senhor é um aproveitador, quando aquele goleiro falha não se manifesta…só pra te lembrar, o goleiro Marcelo nos classificou na libertadores, nos pênaltis.

  • Deani Luiz diz: 24 de outubro de 2013

    Airton! Comentário desnecessário… Aposto que se fosse você que tivesse indicado alguém teria indicado o Damião né?!!!? Vai trabalhar e viva o SANTANA!!!! Nosso torcedor número 1!

  • Clóvis diz: 24 de outubro de 2013

    É no mínimo Hilário a colocação do Colorado acima Paulo Santana é um ícone do Grêmio, a colocação é bastante deplorável,Dida e a frieza de um grande arqueiro,Barcos é um matador, mais joga para o time, então primeiramente uma colocação com respeito,Colorado.

  • Samir diz: 24 de outubro de 2013

    Sant´Ana! Acenda um cigarro e diga ao nosso técnico que, Alex Telles, não têm condições de cobrar escanteios e faltas. Tivemos muitos escanteios no jogo de ontem, e nenhum cruzamento foi bom. Temos que aproveitar mais essas bolas paradas. E o jogo de ontem é apenas um exemplo.

    Um abraço a nação Gremista.

  • Clóvis diz: 24 de outubro de 2013

    É no mínimo hilariante a posição do colega acima,Dida e a frieza de um Grande Arqueiro,Barcos e um grande centroavante jogando em um lugar que não pertence a ele,Parabéns Paulo Santana,pela obra estimada em que propociona.Obrigado.

  • Airton Ville diz: 24 de outubro de 2013

    Mas tu és um aproveitador marqueteiro Santana, e as falhas do Dida no grenal tu deixa de lado? só fala o que te convém! e o teu centroavante não vai comentar como foi ontem. Não encha o nosso saco santana. Te respeito muito mas tu um grão de areia perto do nosso tricolor, temos dirigentes, presidente, treinador e torcida, não vem fazer marketing pessoal usando o Grêmio.

  • Iva Marques diz: 24 de outubro de 2013

    Minhas desculpas. Duvidei. Estava errada.

  • Paulo Silveira diz: 24 de outubro de 2013

    Tu não deves ter visto o jogo, os 3 penaltis ate meu cachorro pegava de tão mau batido (embora o Dida seja um grande goleiro, nos dois sentidos) e a tua outra ”indicação” faz poucos gols (se bem que ontem até jogou bem) e ontem quase nos compromete.

  • André diz: 24 de outubro de 2013

    Concordo plenamente com o comentário do Airton, admiro você Santana mas você não acha que esta se gavando de mais!? toda vez que o Dida faz uma defesa você aparece, porquê não falou nada da grande atuação do Marcelo Grohe contra o Fluminense? E quando o Dida falha porque não se manifesta, ou vai disser que o Dida não falha?
    Sem falar na indicação de Barcos!
    Esse papo que “eu indiquei o Dida” já deu.

  • Eduardo diz: 24 de outubro de 2013

    Airton e o mimimi nojento desses falsos torcedores. Se for considerar assim então o excelente Vargas quando nos ferrou também, assim como o elogiado Alex Telles. E o mesmo Barcos que perdeu o pênalti ontem garantiu 3 pontos ao Grêmio contra o mesmo Corinthians alguns dias atras. Para de chorar. O cara é um dos que mais procura ajudar em campo.

  • rodrigo diz: 24 de outubro de 2013

    Sr. Santana, o senhor com todo o respeito , é um oportunista, o senhor não é mais gremista que ninguém, e não é o presidente para contratar.

  • erik diz: 24 de outubro de 2013

    Bah Santana, tu só se gaba, igual o comentário do Airton, tu só aparece quando tuas “indicações” fazem algo de útil,chega a ser constrangedor, caso contrário, não se houve falar em Paulo Santana, que aliás, ERA um grande jornalista, sabia o que falava, agora amigo, ta na hora de se aposentar, sou gremista fanático, choro, esperneio,falto trabalho, aula, tudo pelo Grêmio, mas como bom gremista, TU NÃO NOS REPRESENTA, fala muita besteira, e se aproveita de bons momentos, não passa de um aproveitador. Te faço a mesma pergunta: e o BARCOS? essa tua indicação, até o momento, ridícula, por mais que faça um gol em uma final, e nos leve ao titulo, ótimo, mas em momento algum vai deixar de ser um perna de pau, que não domina UMA bola, e não faz gols, ou pra ti um gol apaga tantos outros perdidos? TE APOSENTA SANTANA! DIDA ontem foi espetacular, monstro, mas Marcelo grohe não deixa de ser um ÓTIMO goleiro, que com certeza vai nos ajudar muito ainda! Será bem fácil, um jogo que ele nos salvar (vide jogo contra o Fluminense) vou vir aqui e dizer: não falei, cale-se Paulo Santana…..

  • CHRIS diz: 24 de outubro de 2013

    Os pênaltis do Pato e do Edenílson foram piada pela displiscência que foram batidos

  • Guilherme diz: 24 de outubro de 2013

    O Airton aí de cima falou TUDO que qq gremista gostaria de falar!!!!!

  • Guilherme diz: 24 de outubro de 2013

    DISSE TUDO!!!!!!!!!!!!!

  • Rafael diz: 24 de outubro de 2013

    O Marcelo Grohe defendeu na libertadores classificando o Grêmio, e tu continuou falando mal dele. Deixa de ser comentarista de ocasião, olha o Barcos “teu indicado”… um fiasco. Sem contar que no grenal o primeiro gol tomado pelo Dida… “Frango”

  • Paulo Mindof diz: 24 de outubro de 2013

    Evidente que voce tinha razão. Dida é o melhor goleiro do Brasil. O Rogério Ceni bateu o record, é o goleiro que mais fez gol. Um absurdo, goleiro não tem que fazer gol, para isso tem mais 10 jogadores, tem é que defender chutes ao gol e também penaltis. Me arrisco a dizer que Dida bateu o record do goleiro que mais defendeu penaltis.

  • eduardo diz: 24 de outubro de 2013

    Sinceramente, todo dia tem bandido sendo morto pela polícia e ninguém pensa duas vezes antes de estufar o pulmão e dizer: BEM FEITO, bandido bom é bandido morto.

    Amarildo era apenas mais um traficante, mais um bandido. Porque será que este caso em específico ganhou tamanha repercussão?

  • Roni Pereira diz: 24 de outubro de 2013

    Parabéns Santana, fostes perfeitos nas escolhas, somente os ignorantes que nada entendem de futebol acham que Barcos é um mau jogador, não observam que ao deixar a área a zaga o acompanha e deixa um buraco que sempre é preenchido pelos meias do Grêmio, que é o melhor passador de bola da equipe e ainda tem um caráter e liderança que todo time precisa, e digo mais, quero saber qual centro avante está melhor no futebol do Brasil neste momento, não me venham com “craques momentâneos” ou Leandro Damião. E Dida? Sem comentários, espetacular. Abraços Santana.

  • Robson diz: 24 de outubro de 2013

    Pedreiro inocente, Sant’Ana?

    Convenhamos, de inocente só a imagem que foi criada pela mídia, porque Amarildo era bandido. E, em alguns anos mexendo com processos criminais, você aprende que bandido que não tem profissão se auto intitula Pedreiro – ou servente de pedreiro

  • Leandro diz: 24 de outubro de 2013

    Esse Santana é um fanfarrão mesmo, aproveitador e oportunista, por que tu não se vangloria de ter indicado o BARCOS também? Até parece que tu é grande sabedor das coisas, mas não entende nada, baita oportunista!!

  • Eduardo Oliveira diz: 24 de outubro de 2013

    Até quando vamos ter que aturar o Alex Teles batendo faltas e escanteios, e o Pará sem ir uma vez sequer na linha de fundo .Será que não tem mais niguém que saiba bater faltas.

  • Aguinaldo Cavedon diz: 24 de outubro de 2013

    Quanto mais experiente e genial vc fica, mais a soberba lhe ataca de maneira que incomoda demais! Chato muito chato.

  • Ademir Luiz Longhi diz: 24 de outubro de 2013

    Certamente hj não ouvirei o sala de redação, pois quando o Santana está se torna um programa intragável. Já passou a hora de se aposentar.

  • luiz bueno diz: 24 de outubro de 2013

    Ai cade o grande PIRATA que com sua perna de pau furou o barco e se não fosse o cobrança mal feita por um cara que queimou a língua ao falar besteira, agora está na banheira tomando seu banho matinal, o Dida foi bem, mas o PATO foi um horror, fala muiiiiiiiiiiiiiiiito e só qdo lhe convem.

  • Augusto diz: 24 de outubro de 2013

    é, e quando indicou o Barcos que tropeça na bola? estraga todas jogadas de ataque, nunca ta na área onde deveria ser o lugar dele.

  • Ricardo diz: 24 de outubro de 2013

    Sinceramente, não sei o que o Sant’ana vê no Dida!! Sou gremista, mas o Dida é goleiro comum, não fez mais que a obrigação dele de defender os pênaltis… o que o Groe tem de diferente? É salvador também, e em bola rolando é muiiito melhor que o Dida. O Dida é “pregado” no chão, não pula em uma bola.

  • Renan diz: 24 de outubro de 2013

    É uma lástima, no dia após uma sofrida classificação, ter de ler os mesquinhos comentários como o do infeliz Airton, que não consegue prestigiar a façanha do seu time e nem mesmo apreciar esta sempre genial coluna, sem regurgitar palavras ofensivas e descabidas.

    Duas verdades desta publicação: Dida heróico, Brasil vergonhoso!

    Sant’Ana querido, os GREMISTAS estarão sempre contigo!
    “Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda Terra”

  • Valter diz: 24 de outubro de 2013

    Eu sempre soube que o Dida faria a diferença se fosse pros pênaltis, qualquer um que conheça um pouco de futebol imagina isso! Por isso que sou teu fã Paulo, o Barcos foi outro acerto, mostrou seu potencial com aquele golaço contra o Corinthians no domingo e com toda certeza é um dos principais responsáveis por essa determinação e raça que nosso time vem apresentando, nossos jogadores defensivos vendo o Barcos e o Kleber se dedicando na marcação ficam mais efetivos e isso forma uma reação em cadeia que resulta nesse grupo que esta ai, na vice-liderança do Brasileirão e na semifinal da Copa do Brasil, com o time mais raçudo que tivemos nos últimos tempos e com jeito de quem vai nos dar uma taça esse ano pra tirar essa zica de títulos e começar uma nova era vitoriosa no Imortal Tricolor!!! #RenatoPortaluppiGrêmioPenta

  • Lucas diz: 24 de outubro de 2013

    Sou colorado, mas acho que esse Paulo Sant’ana só prejudica o Grêmio. Além disso, é aproveitador. Fácil falar que o Dida é salvador agora. Por que não comenta do Barcos?

  • Juan Junior diz: 24 de outubro de 2013

    Ricardo do comentário de cima… eu não acredito que tu perde o teu tempo escrevendo uma imbecilidade tamanha! Comum é tu que deve ser um mero funcionário sem destaque, o goleiro tem 29 títulos e vem jogando bem a não sei quantos jogos, enquanto o Marcelo mal teve uma série de jogos para sequer provarmos se ele realmente é bom…
    Se passaram no mínimo 6 treinadores e todos foram injustos com o Grohe?

  • carlos benites diz: 24 de outubro de 2013

    Ainda anteontem, esculachavam o Dida junto com o Santana, hoje glorificam é por isto que eu tenho um imenso orgulho de ser colorado, não que isto não vá acontecer mas será bem menos, talvez por um torcedor indefinido, colorado de verdade não!

  • Daniel Martini diz: 24 de outubro de 2013

    Bom dia Sant’Ana. Me chamo Daniel Martini, sou gaúcho de Caxias do Sul, filho e neto de gaúchos que te admiram há décadas e, o mais importante, sou gremista doente como tu! Atualmente moro em Atibaia-SP e sou Vereador nesta maravilhosa cidade, onde algumas vezes o Imortal Tricolor fica hospedado quando joga por aqui. Na verdade, descobri que Imortal somos nós, torcedores, que sobrevivemos a multiplos ataques cardíacos toda quarta e domingo, com um Grêmio cada vez mais dependente da providência divina para vencer. Gostaria de ir a Porto Alegre e conhecer o maior ícone intelectual gremista pessoalmente na redação da Zero Hora. Tu me receberias? Abraços.

  • Jorge Paulo diz: 24 de outubro de 2013

    O Dida falhou no Gre-Nal, e tu não escreveu uma linha sequer. Está na hora de se aposentar.

  • paulo diz: 24 de outubro de 2013

    Dida é um goleiro comum querremos Grohe jogando, queremos mais jogadores da categoria de base sendo aproveitado jogando varias partidas p/ mostrar a sua qualidade nao tem 1 jogador da base no time titular deveriam APRENDER a revelar e de não queimar a gurizada c/ o nosso rival, queremos BARCOS fora do grêmio ofereçam ao Napoli pela troca do vargas fora o inútil do pará q nao sabe driblar, Telles tbm nao sabe cruzar vai treinar depois do jogos isto é função do treinador e tbm arranjar outro batedor de faltas/escanteios, bola parado cruza tdserradas e a meia altura

  • Alex diz: 24 de outubro de 2013

    Sant’ana, tu tens razão qnt ao Dida. É um baita goleiro e vem fazendo um baita ano!

    Mas só tu achas q o Grêmio o contratou por indicação tua. Tu falas q “o escolheu” como se no Grêmio todas as decisões fossem pautadas pela tua opinião.

    Calma lá.

  • André diz: 24 de outubro de 2013

    Sant’ana já tá na hora de parar de se gabar, por que não fala pouco mais da indicação de Barcos! ou então quando Dida falha, ou melhor ainda por que fala falou nada da atuação de Marcelo Grohe contra o fluminense

  • valci canabarro diz: 24 de outubro de 2013

    Nota-se claramente que o Santana já foi politico (deputado ou vereador) pois é um oportunista de plantão, digno dos aproveitadores de oportunidades, ele indicou o Barcos e o Dida, que nunca fizeram falta alguma no Gremio, nota-se tb claramente que o Renato que como treinador de futebol, se revela um belo jogador de futevolei gosta de auto promover-se, o que ele já ganhou como técnico? Um jogaodr que não pode ficar fora é o Elano se ele estivesse no Grenal teríamos ganho por uns 3 gols de diferença (falta que tivemos qua se na risca d’area) meio gol c/ Elano, ontem do meio da rua quase que ele decide o jogo. Quem inventou que Alex bate falta, quantas ele treina por dia após os treinos (o Ceni cobrava até 200 faltas e penlatis após os treinos, o Alex pelo jeito só treina cobrança nas partidas pois não acreta uma, com Elano Zé roberto (mesmo capenga e o Maxi, não precisamos de centro avante) para ganharmos do furacão.

  • Getulio diz: 24 de outubro de 2013

    E quando liderou o “fica luxa” que deu um prejuízo terrível para o Grêmio? e olha que nem vou lembra o Barcos…….

  • Cintia Silveira diz: 24 de outubro de 2013

    Sou gremista e prefiro o Marcelo no gol. Dida não se mexe muito p/ defender. E no jogo de ontem, contou com a preguiça do Pato, que chutou no meio.
    Assim…do jeito que o Dida gosta.
    Sem muito esforço.
    Ele defendeu.
    Ainda temos outro jogos pela frente, então, pé no chão gremistas.

  • Ben-Hur Brasil diz: 24 de outubro de 2013

    Pelo que observei nos comentários, creio que a maioria são de colorados magoados com a desclassificação. Cuidem do time de vocês, deixem o Grêmio em paz. Ah, já vou avisando: dessa vez não adianta secar, a Copa vai ser nossa. E o Cruzeiro que não invente de perder duas das próximas cinco partidas, porque ainda não desistimos. Abraço!

  • Eduardo_SC diz: 24 de outubro de 2013

    Sr. Valci Canabarro por favor, vá procurar a sua turma.

  • BORGES JC. diz: 24 de outubro de 2013

    O Dida é um goleiro que já jogou, até, na seleção, hoje ele é um bom goleiro como Marcelo Groeh. Agora tu devias era ficar quieta quando te gabas ter indicado jogador, este Barcos que tambem indicastes, vou embrulhar em papel de presente e te enviar, faço bom proveito dele.

  • Helder Hartmann diz: 24 de outubro de 2013

    O Dida não fez mais do que a obrigação, coisa que não fizeram o Pará, Barcos e Alex Telles, que cobraram os pênaltis de forma ridícula. Todos os três pênaltis que o Dida defendeu, o primeiro deles foi o mais difícil, mas que o Grohe também defenderia, os outros dois, qualquer goleiro que se preze, também defenderia, o do Pato então, foi um presente do amigo dos tempos de Milan.

  • Frederico diz: 24 de outubro de 2013

    Sant’Ana, você até escreve bem, mas a tua arrogância é muito maior que teu talento. Se fossemos comparar, você seria o Neto (do Corinthians) aqui do RS. Faz o seguinte, vai concorrer a alguma coisa, como teus colegas Ana Amélia e Lasier, esses sim, jornalistas.

  • Marcelo diz: 24 de outubro de 2013

    Santana, o mau-caráter e os seus discípulos não reconhecem a grande atuação do Dida por pura birra. Não querem dar o braço a torcer, pois perderam TODAS as discussões que tiveram contigo. E vão continuar perdendo por muito tempo, principalmente o mau-caráter, esse é uma fonte inesgotável de asneiras. A última pérola dele foi que o Alex Telles cruza muito. Precisa comentar mais alguma coisa? Como tu já bem disseste a crônica gaúcha não entende absolutamente nada de futebol. Lembro que quando o Dida foi contratado falaram no Sala que a Portuguesa quase caiu pra segundona por causa dele. Pouco tempo depois vi uma entrevista do presidente da Portuguesa agradecendo ao Dida (foi o único jogador a ser citado nominalmente na entrevista) por ter ajudado a manter a Lusa na primeira divisão.
    Também vale lembrar o caso do Barcos, outro perseguidíssimo pelos “gênios” da crônica, chego a sentir pena do cara, o time joga sem nenhum meia/articulador, os laterais, que nesse esquema de três volantes são fundamentais para que o ataque seja abastecido, não sabem cruzar, não sabem bater falta e, pasmem, também não sabem bater escanteio. Daí fica muito difícil, pode colocar o melhor centroavante do mundo nesse time que ele também não fará gols. Nesse esquema infelizmente os atacantes são penalizados. O Renato sabe disso e Graças a Deus não cai nas loucuras e bobagens que a torcida pede ( Ex: tirar Barcos e Dida do time). Pois se seguisse a idéia de torcedores e comentaristas nunca o Grêmio seria semifinalista da Copa do Brasil e segundo no Brasileirão. O torcedor tem que entender que o Grêmio é um time fraco, limitadíssimo e muito pesado. Por isso o Renato passou a tranca lá atrás e faz o time jogar por uma bola. E está dando resultado, o resto é bobagem. Parabéns pra ele. Esse cara está fazendo milagre no Grêmio

  • Otálio Camargo diz: 24 de outubro de 2013

    Nas próxima semana, quando retornar dois parentes próximos, vou cancelar assinatura diária de Zero Hora. Não dá mais pra aturar a soberba do Paulo/Pablo. Além disso, suas crônicas, na maioria, só informam suas dezenas de doenças, bem chega. Pretendo respirar ar puro do jornalismo.

  • Paulo diz: 24 de outubro de 2013

    Estou apavorado com as noticias de q o Renato quer o Douglas no ano q vem no Grêmio, é melhor jogar c/ 10 q com este cara totalmente desinteressado p/ nao dizer outra coisa, sem vontade alguma, pouco caso fazia da instituição, ganhando ou perdendo os jogos mostra se indiferente, aguentar este cara de novo ainda junto com barcos, pará sem chanche, gremistas manifestem contra esta contratação antes q seja oficializada!!!!

  • adriana pereira diz: 27 de outubro de 2013

    boa tarde meu amigo, quero te pedir um humilde favor… Da um recado para o Renato Gaucho… O grêmio não é propriedade dele… o Grêmio é dos torcedores…estou decepcionada com ele,e com o Fabio Koff. Eles não pensam nos torcedores.o Grêmio é nosso,e não um brinquedinho desses dois. desculpe… mas estou muito revoltada..e não é só eu ,somos nós torcedores.

Envie seu Comentário