Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Eu, covarde?

25 de outubro de 2013 19

Dida defendeu três pênaltis e junto com seus companheiros garantiu a passagem do Grêmio para as semifinais da Copa do Brasil.

Dida, Dida, Dida foi o título de minha coluna de ontem, enviado às pressas da minha casa para a Redação.

*

Pois bem, mas agora vou transcrever duas, apenas, de dezenas de opiniões que recebi anteontem, antes de o Dida ter defendido os três pênaltis em um só jogo contra o Corinthians.

Vejam o que me escreveu o leitor Márcio Alves (alves.m.marcio@gmail.com): “Boa noite, Sant’Ana covarde. Vai defender teu goleirinho (Dida) frangueiro amanhã? Medíocre, tu e tuas opiniões e quem acredita em ti. Quatro falhas primordiais do teu goleiro. Me responde um e-mail, por favor, responde, covarde. Te escondes atrás de um microfone”.

Senhor Márcio Alves, conforme seu pedido, estou lhe respondendo.

E daqui por diante vá chatear outro.

*

Outro livre opinador me atacou anteontem pela internet: “Nenhuma palavrinha sobre o FRANGO do Dida em tua coluna, chute de um volante lá da intermediária, bem, se fosse o Marcelo Grohe… E a indicação de Barcos? Vai entender de centroavante assim, hein?”.

O leitor que mandou essa crítica a mim foi Fernando Torres (fgtorrens@hotmail.com). Em breve ele estará chorando de arrependimento por criticar o Barcos.

E assim foram dezenas de leitores que me espinafraram violentamente sobre minha indicação de Dida para o Grêmio.

Quero responder que é natural esse desnível de opinião entre mim e os leitores que me baixam o pau: eles são amadores e chutadores de opinião. E eu tenho a responsabilidade de editar esta coluna há 43 anos.

Ou seja, é um prevalecimento meu querer cotejar minha opinião com esses neófitos.

Mas como eles enchem o saco!

*

Futebol é uma ciência que parece fácil, mas seu conhecimento completo tem de ser fruto de muita experiência.

Não é qualquer um que pode sair por aí dando opinião a torto e a direito, sem responsabilidade.

Termina nessa tragédia que os leitores estão lendo nesta coluna.

*

Uma coisa é o opinador profissional, com quase meio século de experiência. Outra coisa são pessoas completamente alienadas do futebol querendo contrariar o profissional.

Terminam sempre se quebrando.

Eu sou pago para dar opinião. Esses pífios opinadores eventuais tinham de ser multados pelas bobagens que escrevem.

Mas os legítimos e verdadeiros leitores, estes sabem qual opinião vão respeitar.

Comentários (19)

  • nelcimar diz: 25 de outubro de 2013

    ola

    paulo santana gostaria que vc falasse sobre nossos cobradores de falta e escanteio.
    qual foi a ultima vez que o gremio vez um gol de escanteio? e as faltas? é só o elano?.
    alex telles, e o para terão que ficar depois dos treinos para aprimorarem os lançamentos

  • Sergio Borba diz: 25 de outubro de 2013

    As pessoas que fazem coisas erradas ou mal feitas durante 50 anos se engrandecem por sua experiência, tempo passado não reflete conhecimento ou capacidade. Sua continuidade na mídia certamente se dá pela necessidade que existe da polêmica e da controvérsia para vender notícia e não por sua capacidade futebolística que em nada serve ao nosso glorioso Gremio, não fosse assim nos últimos anos já teríamos tido algum sucesso com títulos. Sua opiniões são descabidas, sua figura é repugnante e sua voz irritante, por vezes se falam no teu nome nem digo que sou gremista por vergonha.

  • Marcos Silva diz: 25 de outubro de 2013

    Isso ai Sant’ana, mostra pra essa gurizada que contigo poste não urina em cachorro hehehehe
    Abraço irmão Gremista!

  • Dinasir Zanotelli diz: 25 de outubro de 2013

    Sr. Santana
    Não da bola pera estes malucos sem noção….
    Grande DIDA…. e o Barcos atacando de zagueiro, volante e avante … é fácil ficar plantado la na frente esperando a bola… concordo com voçe e com o Renato… o Barcos é e vai ficar ainda melhor quando começar a fazer gggggooooolllllllll……

  • Marcio Tavares diz: 25 de outubro de 2013

    O Dida toma seus frangos sim, mas qual goleiro não toma? até mesmo o grande Vitor tomava, mas foi fenomenal defendendo os 3 penaltis, o Barcos é centro avante, vive de gols, não tem cumprido seu papel por que a bola não chega redonda pra ele, com esse esquema de 3 volantes, a única forma de ligação da defesa com o ataque é na base do chutão, olha o Rodolpho, analisa ele em campo, a bola chega nele, e ele manda um chutão pra frente, devolvendo a bola para o adversário, quando muito consegue uma lateral.
    Com esse esquema é dificil fazer gol no GRÊMIO , mas é difícil do GRÊMIO fazer gol no adversário, se o adversário consegue 1 gol apenas, complica tudo !
    Sou a favor do time agressivo, para frente, fazendo gols, e cuidando para sofrer menos do que faz.
    Mas se não formos campeões dessa copa do Brasil, não seremos mais, o GRÊMIO é muito mais time que os adversários.
    Vamo Grêmio !!

  • Eduardo Dorneles de Amador diz: 25 de outubro de 2013

    Uma coisa é certa. Se o Barcos não fizer mais nada além do que não anda fazendo. Um cara que não ganha uma do zagueiro, se esconde atrás da marcação, tropeça na bola. Mas tem sempre os que vão defender até a morte como o Renato e o senhor. Chamais vão dizer que estão errados. O leitor apenas tem esta chance de dizer o que pensa, o senhor querendo ou não publica, mas também o leitor não tem direito a resposta. Não interessa se opinas a 43 anos e é pago para isso, interessa que nos últimos tempos o senhor vem dizendo cada bobagem como esta de ter indicado Dida e Barcos. Convenhamos, ahhh o sala fica melhor sem o senhor não deixando os outros falarem. Acho que eles por respeito ainda lhe aguentam. Outra coisa que chamais alguém vai saber. Por que de ainda o senhor está no sala de redação.

  • adriano GREMISTA diz: 25 de outubro de 2013

    Santana, até te admirava décadas atrás, quando liquidavas o imbecil do Kenny PRAGA no sala. Mas acho que já esta mais do que na hora de te aposentar. Teu egocentrismo, arrogância e soberba estão isuportáveis. Te achas o dono da verdade, pena que teus colegas de sala de Redação não te contestam, lamento que não surjam mais Davids Coimbras prá contestar algumas asneiras que defendes.

  • Nereu diz: 25 de outubro de 2013

    Caro Paulo.
    Vou repetir meu comentário de ontem no face: Quando o Grêmio estava por baixo você sumiu, como agora surgiu uma luz no fim do túnel, você reapareceu revindicando as benesses. Para mim és um verdadeiro oportunista de plantão. Como você mesmo disse que escreve sua coluna á 43 anos, não precisaria de se auto-elogiar, ou você desconhece aquela parábola que diz; que a mão esquerda não veja o que á mão direita faz. Há 59 anos leio e ouço futebol, acompanho seu comentário, do Vianey, do Lauro do Ruy, desde que começaram a comentar futebol. Portanto devo ter adquirido algum conhecimento sobre futebol, ouço sempre a mesmisse, comentaristas dando nota alta para jogadores como D’Alessandro, Forlan, Juan, Barcos Kleber, que as vezes passam uma partida inteira sem ver a bola, mais se fazem um gol são eleito os melhores do jogo. Creio que fazer média com esses mercenários deve dar algum dividendo para os comentarista, costumo comentar o que vejo e não a cor do meu time. Para que saibas sou colorado, mais sou solidário com a verdade, doa em quem doer. Creio também que os master da mídia deveriam se aposentar, para dar oportunidade a os jovens com idéias novas e que ainda não tenham eleito seus bruxinhos.

  • Onesio diz: 25 de outubro de 2013

    Sujeitos como o Santana fazem parte do folclore.

    Vamos combinar que tudo bem, tornam o assunto futebol até mais interessante, engraçado.

    Sugiro as pessoas que o ouvem não fiquem irritados. Riam. Juro, se vocês se desarmarem vocês verão que o Santana é engraçado.

    O que causa um pouco de dó é saber que ele não está fazendo um personagem. Mas daí a vida pessoal de cada um pouco importa.

    Agora, não pode vir reclamar que o chateiam. Ele os chateia há mais de 40 anos. Está em dívida.

  • Sandro Silva diz: 25 de outubro de 2013

    Santana (não entendo essa bobagem de Sant’Anna), tu erras e fala asneiras aos montes. Dida é bom goleiro, mas falha e falha muito, e quando isto acontece tu fica bem quietinho. Barcos não amarra a chuteira esquerda do Marcelo Moreno. Tua prepotência é que enchem o saco. Só porque tu envelheceu, tu não virou o homem mais sábio do planeta.

  • Liuz Pablo diz: 25 de outubro de 2013

    Sant’ana, sou de Pato Branco – Pr e leio tuas colunas à tempos.

    Quanto ao DIDA \o/
    No início não gostei da vinda dele para o Grêmio, apesar dele ser um grande goleiro, na época fiquei meio que cabisbaixo com a contratação. Hoje vejo que o trabalho desempenhado por ele é mais do que de grande importância, não conheço outro goleiro que pegou 3 pênaltis num mesmo jogo valendo uma classificação. Dida é sim um grande goleiro.

    Quanto ao Bracos <o/
    Esse me faz lembrar um certo Jonas que em um ano saiu do Pior Atacante do Brasil para artilheiro do Brasileirão, lembro que muitos apedrejaram o jovem rapaz e hoje o veneram, o Barcos praticamente está sendo a mesma coisa, Portaluppi é esperto, sabe o que faz, foi jogador e já esteve na mesma situação que Barcos. Se for ver, hoje estamos com a vice-liderança no Brasileirão e vaga garantida na semifinal da Copa do Brasil jogando dessa forma.

    P.S: Acredito que antes quem precisava de binóculos para nos ver, hoje precise de um telescópio e algumas aspirinas para aguentar a dor de cabeça.

    Abraços do Maior e Melhor time do RS… Grêmio.

  • Rubens diz: 25 de outubro de 2013

    Santana, o Dida está sendo considerado o herói da classificação do Grêmio! Mas, analisando os fatos, os três pênaltis que ele defendeu foram …um.O do Danilo que chutou péssimamente telegrafando o chute.O outro de Edenilson ele se adiantou dois passos antes do chute e o pênalti do Pato, bem, esse…. até minha vó pegava. Ele deveria ter defendido o chute do Willians no GRENAL e o pênalti do Dalessandro. O resto, é só conversa para enaltecer uma situação que não tem nada de heróico, ao contrário, é bem comum. Abs.

  • Cristian Correa diz: 25 de outubro de 2013

    Caro Santana,
    realmente não consigo compreender…Se alguns te odeiam tanto, como insistem em ler o que tu escreve? Isso sim deve ser engrandecedor…Parabéns…Na minha humilde opinião, sinal de sucesso absoluto. Eu, particularmente, me divirto com seus comentários e com a polêmica gerada por eles. Os Colorados que me perdoem, mas quem tem Kenny Braga, tem mais é que reclamar do Santana…

  • Jotacê diz: 25 de outubro de 2013

    Será que entende de centro-avante quem indicou Alcino, a Estrela de Belém, Bira, do Brasil de Pelotas e, agora, Barcos? Ou quem tendo visto por anos a fio o desempenho de Alcindo Marta de Freitas, aponta como o melhor centro-avante que o Grêmio já teve o jogador André Catimba?

  • paulo diz: 25 de outubro de 2013

    Nossa Santana!

    O Sr. ganhou o sorteio do leitão…

  • Israel diz: 25 de outubro de 2013

    Torço para o São Paulo, moro em Santa Catarina…mas Paulo Sant’Ana é nacional. Parabéns

  • Antonio Rodrigues diz: 26 de outubro de 2013

    É a Mãe Diná dos Pampas, cfe. escrevi ontem aqui…Faz previsão de 10 e acerta 1..Uma figura Folclórica como Saci, Mula sem cabeça, Lobisomem, etc…Talvez, um dos culpados pelo Jejum do Grêmio de Titulos, mas o Renato parece que não escuta muito Ele.

  • Roberto diz: 26 de outubro de 2013

    Tu é oportunista e dissimulado. Só fala quando te convém. Em dia de frango tu nem toca no assunto futebol. Estás ultrapassando os limites (todos). Você prejudica pessoas de bem (como o goleiro Marcelo, por exemplo) de forma injusta e egoísta, apenas em benefício próprio. E faz isso sem o menor constrangimento. Mas a vida cobra e certamente você já está pagando.

  • Aléxis diz: 30 de outubro de 2013

    Uma coisa é não concordar com a opinião do colunista. Outra é ATACAR com ofensas e acusações, coisa q boa parte dos torcedores histéricos fazem. E 90% o faz virtualmente, pq pessoalmente não teria coragem de fazê-lo. Atrás da tela de um computador, todo mundo vira galo de briga e sabichão.

    Não concordam com o Sant’Ana, com o David, etc? Ok…então tenham opinião própria e confrontem a deles com educação.

Envie seu Comentário