clicRBS
Nova busca - outros
21 jun14:09

Uso do radar móvel é proibido nas ruas de Santa Rosa

Luma Leão, RBS TV Santa Rosa


Desde o início do mês, o radar móvel está proibido na cidade. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores e encaminhado para o Executivo Municipal.

O prefeito vetou a Lei, mas os vereadores acabaram aprovando na sessão por nove votos a um. A Lei nº 4816 que proíbe o uso do radar móvel em Santa Rosa foi sancionada pelo Presidente da Câmara, Valdecir Hemsing. O autor do projeto, vereador Osório Antunes dos Santos é contra a utilização do equipamento, por defender que há outras formas mais interessantes de controle de velocidade.

- Nós temos que em primeiro lugar educar nosso povo, nossos filhos e não partir para o radical, ir logo direto ao bolso – argumenta o vereador.

Num período aleatório de sete meses, o valor das multas aplicadas passa dos R$ 178 mil. A lei vigente pode ser vetada, caso a prefeitura entre com uma ação de inconstitucionalidade, o que ainda não aconteceu.

Avenidas movimentadas como a Expedicionário Weber são os principais locais de atuação do radar móvel. Segundo a Brigada Militar, em cada turno de seis horas de trabalho, cerca de 12 motoristas são autuados por excesso de velocidade.

Para o Comandante do 4º Batalhão da Brigada Militar, Tenente Coronel Sérgio Flores de Campos, isso demonstra que é preciso ter o equipamento para evitar acidentes.

- Eu acredito que a comunidade acaba perdendo com a desativação do radar, uma vez que é um meio preventivo de acidentes de trânsito – afirma Campos.

A Brigada Militar deve receber um comunicado oficial da prefeitura. Enquanto isso, os radares irão continuar nas avenidas.

Segundo o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Ramão Moreira, o município irá entrar na Justiça com uma ação para vetar a Lei. Para ele, o radar é fundamental para o controle do trânsito.

* Clique aqui para assistir à reportagem de Luma Leão sobre o assunto para o RBS Notícias.

Bookmark and Share

Por

Comentários