clicRBS
Nova busca - outros
12 jul15:12

Com oportunidade de jogar no futebol europeu, Douglas descobre a cultura alemã em Santo Cristo

O Grupo de teatro Curto Arte mostrou aos atletas o bom humor da cultura alemã

Depois de uma campanha brilhante na Segundona Gaúcha pelo Juventus de Santa Rosa, o vice-artilheiro da competição Douglas recebeu o convite para um novo desafio: levar seu talento para o futebol alemão, na equipe do Kaiserslautern.

Com a diferença cultural e os idiomas bastante distintos não vai ser fácil. Ainda mais para um carioca. Douglas é natural de Volta Redonda, no Rio de Janeiro: local de muito calor, sotaque e hábitos muito diferentes.

No sul, ele está mais próximo da cultura que lhe espera do outro lado do oceano.

Para que o rapaz conhecesse um pouco dos costumes germânicos, ele foi levado pela equipe da RBS a um pedacinho da Alemanha no sul do Estado: Santo Cristo, a 23km de Santa Rosa.

Na entrada da cidade, o pórtico já sinalizava que estava chegando a um “quase solo europeu”. Em estilo germânico, o pórtico resgata a arquitetura trazida pelos colonizadores alemães, a partir de 1910.

Muitos aspectos desta cultura estão preservados até hoje, uma vez que até sua emancipação, em 1956, Santo Cristo era formado basicamente por imigrantes e descendentes de alemães. Atualmente, a situação não é muito diferente. É comum ouvir nas rodas de chimarrão, filas de banco, eventos, conversas entre vizinhos, o idioma alemão. Falar a língua alemã é um requisito desejável para trabalhar no comércio e agencias bancárias locais.

- Estou me sentindo como se estivesse num pedacinho da Alemanha mesmo. É bom ir se inteirando da cultura – comentou Douglas.

Na principal escola da cidade, a Leopoldo Ost, um grupo de alunos lhe aguardava. A criançada, trajada com roupas típicas, o recebeu com “Holla” (oi) e um “Guten Tag” (Boa tarde).

Juntamente com o amigo e parceiro de equipe, o zagueiro Carlão, o atacante foi conduzido à sala onde são ministradas diversasoficinas voltadas à cultura germânica: dança, curso de idioma, teatro e aulas de cultura e história alemã.

Nas paredes, cartazes que indicavam os primeiros passos para quem quer aprender o alemão, além de mapas de pontos turísticos da Alemanha. Inclusive de Stuttgart, lugar onde Douglas deve morar.

Mas como a turminha tinha muita coisa para mostrar partiu para uma das partes mais divertidas: a dança. Os pequenos que participam da categoria mirim do Grupo de Danças Blumengarten (“Jardim de Flores”) – que tem 120 integrantes e mais de 20 anos de história – apresentaram peculiaridades culturais da Alemanha, por meio de passos de dança sincronizados e detalhistas, características inerentes ao perfil germânico.

Atento, Douglas assistia e aplaudia o que via. Mais à vontade e integrado ao grupo, ele até arriscou alguns passos da “dança do Parquinho”. O companheiro Carlão também não resistiu e participou da dança. Ao final, aplausos para a dupla.

Os jogadores mostraram habilidade na dança do parquinho

Aplicado aprendeu algumas palavras. Claro, as que mais lhe interessaram.

- Ich viel wiele tors machen (eu quero fazer muitos gols). Essa é a minha frase favorita – comenta o atacante.

Após essa afirmação, ele ouviu um “Sehr gut” (muito bom) da professora de alemão Jacinta Ruedell.

O companheiro Carlão comemora o momento do amigo.

- Acho que é um momento feliz para o Douglas, aprendendo um pouco da cultura. Lá vai ser difícil, mas vai sair daqui já tendo uma noção do alemão. Dá vontade de ir junto, vou de segurança se for preciso – brinca o zagueiro.

Douglas deve acertar os últimos detalhes para embarcar para o novo desafio no segundo semestre. Para tanto, conta com a força de torcedores de nacionalidade brasileira e sangue alemão.

- Viel glück (boa sorte) – desejaram os pequenos santo-cristenses.

* Confira mais detalhes da visita a Santo Cristo e assista à reportagem de Guilherme Canal sobre o assunto, no Jornal do Almoço desta quinta-feira.

Bookmark and Share

Por

Um Comentário »

  • Jorge Viana disse:

    Gostei da matéria. Talento como jogador o Douglas tem de sobra e a Alemanha será um prato cheio pra este talento do Futebol Cariucho. Assim como nos deu orgulho vestindo a camisa do Juventus, tambem nos orgulhamos e desejamos sorte nesta nova temporada. Valeu Douglas. Os Alemães vão se render ao teu belo futebol e nós sentiremos saudades…

Comentários