clicRBS
Nova busca - outros
31 jul14:02

Curiosidades e fatos marcantes esquecidos em livros de atas começam a ser resgatados

Quais revelações, curiosidades, fatos determinantes de nossa história podem estar esquecidos em letras escritas a punho? Algumas dessas respostas passam a ser descobertas com a análise dos primeiros livros de atas que registram a vida política e administrativa do município.

Com a consciência da importância de conhecermos o passado para traçarmos projetos futuros, a assessoria de comunicação social da Câmara de Vereadores de Santa Rosa iniciou o trabalho de transcrição de documentos históricos nesta semana.

Por determinação do Presidente da Câmara, Vereador Valdecir Hemsing (PMDB), dois dos principais documentos oficiais do município serão analisados por um grupo de servidores do Legislativo.

Uma dessas preciosidades é o livro de atas de 9 de agosto de 1931. Nele, as revelações da instalação oficial do município de Santa Rosa. A redação, na época, ficou a cargo do cidadão Fernando Albino da Rosa.

Miguel Oliveira, que responde pela Assessoria de Comunicação Social, destaca que o objetivo é desvendar fatos e acontecimento registrados nos livros de atas, contados a partir dos documentos oficiais da administração.

Fatos curiosos dos 80 anos de Santa Rosa começam a ser revelados.

- Os primeiros livros de atas, escritos a próprio punho, são ricos em detalhes, fruto do formalismo da época. Cada palavra tem que ser cuidadosamente interpretada, respeitando a grafia utilizada no período – conta Miguel.

Neste primeiro livro foi registrada a posse de todos os prefeitos municipais até 1967, assim como a inauguração do Palácio Municipal em 16 de maio de 1946.

O segundo documento que será analisado e transcrito será o livro das primeiras legislações do novo município, datado de 1937. Sua redação ficou a cargo do então Presidente, Vereador Alfredo Leandro Carlson.

Além da transcrição do conteúdo, as atas também serão digitalizadas para garantir sua integridade.

Bookmark and Share

Por

Comentários