Universidades e faculdades brasileiras não estão conseguindo formar profissionais de engenharia suficientes para atender à demanda atual de mercado, estimulada por investimentos públicos e privados no país.
Conforme levantamento feito pela consultoria Michael Page para o Jornal O Estado de São Paulo, o salário médio de engenheiros praticado no Brasil cresceu entre 15 e 20% só neste ano de 2011, sendo que um profissional recém formado chega a ser contratado com salários que variam entre R$ 4mil e R$ 5mil, já no primeiro emprego.
O número de vagas na área das engenharias aumentou de 20% a 30% em 2011, em relação ao ano anterior, confirma a Michael Page, e a quantidade de graduados não acompanha a evolução obrigando o mercado a disputar os profissionais, em todas as regiões brasileiras.
O vice-Diretor Acadêmico da Faculdade de Horizontina (FAHOR), Professor Cesar Antônio Mantovani, concorda com a informação.
- Aqui na FAHOR, praticamente todos os alunos se formam trabalhando na área, atuando em empresas de Horizontina, da região e também são requisitados em outras regiões brasileiras e até fora do país – destaca.
Ele complementa dizendo que “muitos acadêmicos acabam atuando na área ainda quando estão na graduação, como estagiários ou como efetivos, para atender a demanda local e regional.”
Segundo o professor Joel Tauchen, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Horizontina, “mais de 500 mil engenheiros para executar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) conforme a estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI)”. Dados de 2009 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), indicam que são formados no Brasil cerca de 35 mil engenheiros por ano, o que não atende a demanda.
A FAHOR – Faculdade Horizontina oferece anualmente 100 vagas para ingresso nos cursos de Engenharia, sendo 50 para Engenharia de Produção e as outras 50 de Engenharia Mecânica. O Vestibular 2012 acontecerá no dia 12 de dezembro e as inscrições podem ser efetivadas no site www.fahor.com.br ou na Secretaria da faculdade, nos turnos da tarde e da noite.
Informações: Assessoria de Comunicação da FAHOR
Por Deise Froelich