clicRBS
Nova busca - outros
18 nov09:36

Hospital de Três de Maio comemora o baixo índice de infecção hospitalar

É considerada infecção hospitalar aquela adquirida após a admissão do paciente, que se manifesta durante a internação ou após 72 horas da alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

De outubro de 2010 a outubro de 2011, o índice de infecção hospitalar no Hospital São Vicente de Paulo foi de apenas 0,96%. O índice é comemorado pelo de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da instituição tresmaiense, uma vez que o indicador recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 3%.

Porém, mesmo tendo esse índice abaixo do recomendado, é necessário que os visitantes dos pacientes também colaborem na manutenção deste indicador. Segundo a enfermeira responsável pelo SCIH, Mariliane Moura de Oliveira, os visitantes podem contribuir para que esse índice fique cada vez melhor, evitando assim problemas para os pacientes.

_Há uma preocupação constante em proteger os pacientes e familiares de infecções, de conservar o hospital limpo, organizado e manter o silêncio necessário para a rápida recuperação do paciente_ comenta Mariliane.

Em média, circulam no HSVP cerca de 5 mil pessoas por semana. Caso não houver os cuidados necessários, poderá ocorrer o aumento do índice de infecção no hospital, o que irá comprometer principalmente a qualidade do atendimento e a melhora dos pacientes internados.

Como a comunidade pode colaborar para ajudar a diminuir os riscos de infecção hospitalar

  • Não fumar, não falar em voz alta, não sentar nas camas;
  • Lavar as mãos ou usar álcool antes e depois do contato com qualquer paciente;
  • Evitar contato físico com o paciente;
  • Não fazer visitas hospitalares quando estiver com qualquer infecção (gripe, dor de garganta, doença respiratória aguda, doenças de pele, entre outros);
  • Evitar compartilhar alimentos, bebidas e objetos pessoais;
  • Não deixar refrigerantes e doces nos quartos;
  • O acompanhante deve fazer o lanche na cafetaria do hospital, auxiliando com a limpeza e controle de insetos;
  • Não levar chimarrão, colchões, televisão, aquecedores, cobertores e alimentos.

Informações: Assessoria de Comunicação do HSVP

Bookmark and Share

Por

Comentários