clicRBS
Nova busca - outros
20 nov09:54

Polêmica no fechamento do lixão de Tuparendi deve ter desfecho nesta semana

Maristani Weiand, RBS TV Santa Rosa

Quatro horas depois de ser interditado pela prefeitura na tarde da quinta-feira, a empresa responsável garantiu na Justiça, a reabertura do lixão de Tuparendi.

Na sexta-feira, o trabalho funcionou normalmente no aterro sanitário, que recebe resíduos dos municípios de Santa Rosa, Tucunduva, Entre-Ijuís, São Luiz Gonzaga, Tuparendi, Pirapó e Doutor Maurício Cardoso.

O prefeito Olavo Pawlak afirma que houve um erro de interpretação na decisão judicial.

_ No entendimento da juíza, a decisão e a sentença só poderiam ser interditado a partir do dia 19. Criou uma situação até complicada para nós e para a comunidade, porque nós estávamos em cima de uma sentença judicial que dizia que em dez dias nós tínhamos que fazer a interdição e informar o Poder Judiciário sobre as medidas adotadas_ declara o prefeito.

Neste domingo pela manhã, a pretensão da administração é voltar a fechar o lixão.

_ Domingo iremos interditar novamente, porque senão não estaremos cumprindo a decisão judicial_acrescentou o prefeito.

Por fax, a empresa informou à administração municipal que encerraria as atividades às 23h deste sábado , conforme decisão judicial.

Santa Rosa, que é um dos cinco municípios que depositava o lixo no aterro, está levando os resíduos para Giruá. O município produz cerca de 60 toneladas de lixo por dia.

_Nós não podemos aceitar que o nosso lixo vá para um luga, onde vai nos causar problema _destaca o secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Rosa, Luís Girardon.

Na próxima quinta-feira, depois de uma reunião com a empresa e os representantes do município de Tuparendi e Tucunduva, proprietários da área, o ministério Público define de como forma a área será recuperada, já que o acordo de reciclagem não foi cumprido.

Bookmark and Share

Por

Comentários