clicRBS
Nova busca - outros
29 jun13:55

Pedro Ortaça é homenageado no Jornal do Almoço

Deise Froelich, clicRBS Santa Rosa


Há 69 anos, nascia no Pontão de Santa Maria em São Luiz Gonzaga, o cantor e compositor integrante de um marco da cultura missioneira. Pedro Ortaça é o último dos quatro troncos da cultura missioneira  vivo. Com Noel Guarani, Jaime Caetano Braun e Cenair Maicá, criou um legado musical único e admirado por artistas de toda região.

O grupo se reuniu em meados de 1966 e decidiu que iria criar um novo modo de cantar e tocar. O título de “Os quatros troncos da cultura missioneira”, refere-se à forma como cada qual com seu estilo, conseguiu criar uma nova identidade na cultura musical gaúcha.

Letras que denunciam, protestam,  registram e trazem para o presente, o passado de um povo esquecido, explorado, mas cheio de encantos e essências.

Pedro Ortaça é reconhecido como Mestre das Culturas Populares Brasileira, por meio do Prêmio Humberto Maracanã do Ministério da Cultura.

Pela sua  contribuição para a cultura local foi homenageado nesta quarta-feira pelo Jornal do Almoço , onde esteve ao vivo, com a família: a esposa Rose e filhos Marianita, Gabriel e Alberto.

Bookmark and Share

Por

Comentários