clicRBS
Nova busca - outros
17 ago17:45

Missões terá 11 novos vereadores. O que você acha?

Zero Hora


46 Câmaras gaúchas já optaram por ampliar o número de vereadores. Ao todo, até o momento, serão 183 novas vagas em disputa no ano que vem.

No Rio Grande do Sul, se todas as Câmaras sujeitas à alteração adotassem o número máximo que a legislação permite, seriam eleitos 469 vereadores a mais do que em 2008.

O TSE ainda vai se pronunciar sobre o prazo final para mudanças nas Câmaras, se em outubro ou até o início do período eleitoral.

ZH fez um levantamento nas três Câmaras da região que, segundo a Confederação Nacional de Municípios – CNM, estão aptas a alterar o número de cadeiras.

O que você acha do aumento do número de vereadores na região das Missões? Deixe seu comentário, dê sua opinião.

No Jornal do Almoço desta quinta-feira você acompanha a repercussão do aumento das vagas em Santo Ângelo. O professor da URI Cênio Back Weyh analisa o contexto democrático dessa decisão.

Bookmark and Share

Por

14 Comentários »

  • Fabio disse:

    Mais inúteis

  • Leoveral Golzer Soares disse:

    Sou a favor do aumento. Acredito que o aumento representa a possibilidade de uma maior representação na camara de vereadores. O grande problema do debate na verdade está na questão financeira. Poderiamos discutir a diminuição do salários dos vereadore? Hoje com dez vereadores se elitizou a câmara com isso o poder economico de candidatos se sobre sai á democracia representativa, para alguns ser vereador é somente um bico. O negro, as mulheres, os lideres comunitários, os lideres estudantís, perderam espaço a partir da redução que houve. A discução deve partir pela lado da representatividade e não economica, até porque os valores orçamentários das câmaras de vereadores são constitucionais. È minha opinião, respeito qulaquer outro pensamento.

    Leoveral Golzer Soares
    Acadêmico de Serviço Social 6º Semestre – Uniderp

  • Nil Gomes disse:

    Acho vereadores demais sem necessidades! O que já está ta bom. Não mudara muita coisa aumentando, só dispesas do município.

  • Maris disse:

    Isso é um absurdo, ter mais vereador em Santo Angelo…. quem paga o salário é população pra eles não fazerem nada somento gastar diárias….povo tem acorda para esse tipo de coisa….vamos manifestar contra!!!!!

  • Remian disse:

    Olha se não for só pra acrescentar despesas até vai. Temos que fiscalizar a atuação deles. Olho neles.

  • Leoveral Golzer Soares disse:

    Olá!

    Acabei esquecendo de outro detalhe, a diminuição aumenta o coeficiente eleitoral. Por exemplo hoje é necessário um vereador se eleger com aproximadamente 1000 votos, quando era 21 vereadores se elegia com 470 votos. Havia a possibilidades de um trabalhador, lider sindical etc…disputar a eleição e se eleger. Hoje temos uma elite na câmara que gastam 100, 200 mil reais em uma campanha. Quando uma pessoa sem grana vai se eleger? Nunca! Volto a dizer vamos discutir o aumento da representatividade da câmara, isso é democracia, quando todos as camadas sociais possam ter um representante na câmara. A discusão financeira é outra e sou favorável. Diminuição dos salários e aumento da representatividade!
    obrigado

  • Leoveral Golzer Soares disse:

    Correção da outra mensagem

    Olá!
    Acabei esquecendo de um outro detalhe, a diminuição aumenta o coeficiente eleitoral. Por exemplo: hoje é necessário para um vereador se eleger com aproximadamente 1000 votos, quando era 21 vereadores se elegia com 470 votos aproximadamente. Havia a possibilidade de um trabalhador, líder sindical etc…disputar a eleição e se eleger. Hoje temos uma elite na câmara que gastam 100, 200 mil reais em uma campanha. Quando uma pessoa sem grana vai se eleger? Nunca! Volto a dizer vamos discutir o aumento da representatividade da câmara, isso é democracia, quando todas as camadas sociais possam ter um representante na câmara. A discussão financeira é outra e sou favorável. Diminuição dos salários e aumento da representatividade! Eu acredito na política para melhorar a vidas das pessoas, agora quem faz a má política são os homens com suas ganâncias, orgulhos, preconceitos…. O Problema não está na política e sim na mudança de postura do ser humano.
    obrigado

  • Iara disse:

    Eu acredito que seria apenas mais despesas para o Municípios, já que os “eleitos” já estão trabalhando. O que faz a diferença não é esse amontoamento de vereadores mas sim o que cada um dos que estão atuando fazem pela nossa cidade. Eu seria a favor da contratação desses vereadores excedentes se fosse sem despesas, que atuassem voluntariamente pela sociedade já que demonstram tanta vontade de trabalhar pelo nosso Município e, na próxima eleição o povo vê se foi feito um bom trabalho por estes “voluntários” e elege merecidamente dentro das 10 vagas existentes.

  • huberto kaiser disse:

    teria que dividir a cidade en 11 partes e cada vereador e responsável pelo seu espaço, com o nome do vereador neste espaço, para todos verem. abraço.

  • Getulio disse:

    Prá que? para “matar” mais diárias, e para puxar saco de entidades fazendo sessões solenes de homenagens, bando de inúteis que não legislam e não fiscalizam, porque quer fcar de bem com o executivo pra ser convidados a ir par porto Alegre ou Brasília para ganhar diárias.

  • Luciana disse:

    Mais vereador em S.A. para que? No mínimo p ganhar mais diária, pois tem os palhaços p pagar q somos nós o povo. e Ainda tem gente q é favor, mas claro quem não quer ganha dinheiro fácil e uma das formas é ser político nesse Brasil, se até Tirica foi eleito, realmente é uma vergonha.

  • Giovani disse:

    Alguém sabe o que os vereadores de Santo Ângelo fazem?

  • Fábio disse:

    Para saber se é a favor ou contra basta cada um se perguntar: nesses anos todos q foi reduzido de 21 q era antes, para 10, vc sentiu falta dos outros 11 q caíram fora? Pensem…

  • rafa disse:

    QUEM SENTE FALTA DE 21 VEREADORES???? EU SEI OS QUE FICARAM NA SUPLENCIA, O POVO NEM SENTIU. É UMA VERGONHA STO ANGELO AUMENTAR O Nº DE VEREADORES. SÓ DEFENDE ISSO OS POLITICOS. PRÁ ELES É VANTAJOSO, TA NA HORA DO POVO ACORDAR. CHEGA DE VEREADORES, DEPUTADOS, SENADORES COMANDAR A VIDA DO POVO. EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO NÃO PODE SER GERIDA POR POLITICOS.

Comentários