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23 out12:37

Procon de Giruá orienta consumidores há um ano

Criado para oferecer aos giruaenses acesso gratuito aos serviços de educação e orientação às relações de consumo, o Proconde Giruá completou um ano de atendimento esta semana. Devidamente equipado pelo Governo Municipal, o setor, localizado em frente à Prefeitura, atende esclarecimentos de dúvidas, orienta, recebe, analisa e encaminha reclamações, consultas e denúncias de consumidores, fiscaliza previamente os direitos dos consumidores e aplica sanções, quando for o caso.

Conforme o seu coordenador, Milton Rosa, somente nestes 12 meses de funcionamento foram 173 atendimentos preliminares, 21 cartas de investigação preliminar e 4 processos administrativos encaminhados.

Atividades executadas pelo Procon

Simples Consulta – Quando a orientação dada ao consumidor pode esclarecer ou resolver o seu problema.

Atendimento Preliminar – Quando o Procon intervém junto ao fornecedor para resolver o problema via contato telefônico.

Carta de Investigação Preliminar – CIP – É o documento enviado ao fornecedor solicitando providências quando o Procon não consegue solução amistosa no atendimento preliminar.

Processo Administrativo – Encerrado os contatos mediando o conflito e cientificado o consumidor de que não foi possível solucionar seu problema, o Procon, convencido de que o fornecedor cometeu infração protegida pelo CDC, abre-se o procedimento sancionatório administrativo. O consumidor terá que buscar sua solução via judicial.

Atendimento

O Procon está localizado na Rua Independência, nº45-, em frente à Prefeitura. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. O interessado no atendimento deve portar documento de identificação pessoal e nota fiscal ou documento comprobatório da relação negocial havida. O telefone para contato é o 3361-1030 e o e-mail procon@girua.rs.gov.br.

Informações: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Giruá

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