Como diria o clássico narrador: “Olho no lance”. Ou como diria o professor treinador: “Mantenha os olhos fixos na bola”.
Bem, o post de hoje é um alerta para o auto-exame. Como as mulheres são orientadas a realizar a palpação, auto-exame das mamas, os homens jovens também deveriam dedicar mais atenção os testículos.
O câncer de testículo é o tumor maligno mais frequente em homens de 15 a 35 anos.
O exame consiste em 1x por mês apalpar gentilmente os dois testículos durante o banho por exemplo. Percebendo algum nódulo procure um urologista para investigação.
O câncer de testículo já foi um dos tumores mais letais. Atualmente, o tratamento do câncer de testículo é uma das histórias mais bem sucedidas na área oncológica médica com taxas de cura de até 98% quando diagnosticado precocemente.
Mesmo quando o tumor é considerado de pobre prognóstico, isto é, inicialmente diagnosticado de forma disseminada, as chamadas metástases, “raiz” em outros locais do organismo, ou com as formas mais agressivas, o tratamento tem boas respostas em pelo menos 50% dos homens.
Uma das grandes biografia do esporte mundial, o super ciclista americano Lance Armstrong teve um tumor de testículo disseminado e hoje é uma das principais figuras no combate ao cancer no Mundo. Lance está de volta após 3 anos aposentado e carrega em sua bicicleta o número 27.5, representando o número de 27,5 milhões de pessoas que perderam a vida durante esses 3 anos que esteve aposentado devido ao câncer.
Portanto, “olho no Lance”, um feliz exemplo de superação. E esteja atento para nodulações nos testículos, qualquer dúvida procure um urologista oncológico.
Postado por Flavio Heldwein, Florianópolis.