Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dor pélvica pode ser sintoma da próstata

12 de maio de 2009 2




Queixa principal: "Dor nas partes"

Em qualquer faixa etária, dos 20 aos 80 anos, cerca de 10% dos homens procuram assistência urológica devida a dores, fisgadas e desconfortos na região púbica, peniana, testicular, escrotal, retal e perineal (entre a bolsa escrotal e o ânus), bem como sintomas urinários e ejaculatórios.

 

Muitos homens temem que tais sintomas possam ser sinal de uma doença mais grave, por exemplo um câncer de próstata e o simples fato de serem investigados, orientados e terem suas dúvidas esclarecidas já é o suficiente para obterem um “alívio” parcial dos sintomas.

 

O certo é que estes sintomas são muito mais freqüentes em doenças benignas como aumento da próstata e “inflamações” do que sintomas relacionados a tumores. Porém, mesmo sendo doenças benignas, o impacto negativo que causam na qualidade de vida destes pacientes e seus familiares é tão grande quanto restrições causadas por infartos do coração. A necessidade de estar perto de banheiros, o acordar várias vezes a noite, a urgência para urinar, perturbam também a qualidade de sono da companheira e aumentando o risco destes senhores a quedas e fraturas.

 

Já vimos que o PSA (exame de sangue da próstata) pode estar alterado por vários motivos (vide texto anexo). Uma destas razões podem ser as prostatites.

Inflamação versus Infecção da próstata

Há poucas décadas atrás, o termo “prostatite” era muito relacionado com doenças infecciosas, transmissíveis sexualmente, como uretrites (infecção do canal da uretra) gonorréia e por clamídias.

Hoje, a palavra “prostatite” refere muito mais a uma Síndrome dolorosa pélvica crônica onde a presença de infecção ou de uma inflamação na próstata não é uma certeza. Portanto, outras causas seriam responsáveis por tais sintomas e muitas vezes, apesar de investigação apropriada, acaba-se por não se encontrar uma causa definida.

 

Muitas teorias têm sido investigadas e propostas por estudos recentes. Porém, a ou as causas associadas ainda são desconhecidas. Até mesmo o envolvimento da inflamação prostática está sendo questionada, pois estudos de diversos autores demonstram que em apenas 30% dos casos a próstata é diagnosticada com focos de inflamação.

Outros estudos apontam como causas dos sintomas infecções, fatores neurológicos, psicológicos, resposta ao estresse, genética, disfunções androgênicas e associação com outras doenças como síndrome do intestino irritável e fibromialgia, além de traumas repetidos, como andar a cavalo e motos.

 

A avaliação deve ser feita por um profissional capacitado que investigue adequadamente os sintomas, julgando quando necessário a realização ou não de exames opcionais.

 

Existe tratamento com boa resposta?

Tratamentos são limitados devida a natureza ainda não totalmente esclarecida da Síndrome dolorosa. Porém, alguns medicamentos e fitoterápicos tem sido utilizados com certo sucesso. Também exercícios pélvicos e acupuntura foram sugeridos. Por se tratar de uma síndrome que engloba diferentes sintomas (dor, urinários e de qualidade de vida geral) uma abordagem combinada biopsicosocial terá, possivelmente melhores resultados que somente a prescrição de um remédio.

 

 

"Dicionário"

INFECçÃO = o termo infecção diz respeito a presença de um micro-organismo infectando um hospedeiro. Exemplos = pneumonia pelo vírus da gripe, intoxicação alimentar, conjuntivites bacterianas, infecção urinária (cistite por bactéria), infecção por HIV, hepatites virais...

 

INFLAMAÇÃO = apesar de ser frequentemente usado como sinônimo, o termo inflamação indica uma resposta de um indivíduo a uma possível “agressão” que pode ser a resposta a uma infecção, mas também pode ser uma doença auto-imune ou crônica, etc. Exemplos = bronquite crônica pelo cigarro, intolerâncias alimentares, queimaduras, cistite intersticial, tireoidites auto-imune, cirrose pelo acúmulo de gordura no fígado...

 

 

Postado por Flavio L Heldwein, Florianópolis, SC

Comentários (2)

  • Reginaldo da Rocha Oliveira diz: 1 de setembro de 2016

    Bom dia gostaria saber do medico o seguinte, estou sentindo um desconforto sempre quando urino, não posso segurar a urina que fica com desconforto agora fica dolorido as partes intima parece uma íngua dolorida , e quando da uma crise vou ao banheiros varias vezes.Já tive no medico nefrologista para sabe se era pedra nos rins mas nos exame que ele me pediu não teve nada os exame tudo ok nem infeção urinaria era, me pediu até o PSA e deu normal.Ele me pediu par ir em um Urologista sera que esse sintomas pode ser inflamação na próstata prostatite !!!! Obrigado aguardo suas resposta por gentileza.

  • flavio_heldwein diz: 10 de setembro de 2016

    Olá Reginaldo
    Concordo com teu médico. Deves consultar um urologista que confies

Envie seu Comentário