Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Problemas que podem deixar o saco cheio

21 de maio de 2009 19


A maioria dos problemas que fazem a bolsa escrotal aumentar de volume são doenças benignas. Entretanto, alguns problemas necessitam de tratamento imediato com menos de 4 horas de evolução de preferência.

 

CANCÊR DE TESTÍCULO

Mesmo a maioria dos problemas sendo benigno, o câncer de testículo pode ser diagnosticado como um auto-exame comum. Basta apalpar os testículo 1 vez por mês e se notar algum nódulo endurecido procure um especialista para avaliação.

 

DOENçAS BENIGNAS

 

Torção do testículo ESCROTO AGUDO

ATENçÃO

A torção do testículo é uma emergência urológica. Acontece quando o testículo gira o cordão por onde passam veias e artérias. O resultado é que o sangue não chega mais no testículo. É fácil de imaginar que isso dá uma dor muito forte e a dor costuma aparecer de uma hora para outra.

NÃO FIQUEM EM CASAO principal motivo para a perda do testículo é o atraso em procurar assistência médica. As seqüelas começam a ficar irreversíveis já com 4 horas, porém a maioria dos “machos” só procura a Emergência depois de 20 horas a 2 dias. O diagnóstico é feito com ultrassom e no exame físico (diferenciar de uma epididimite por exemplo) e o tratamento é a “distorção” e fixação do testículo, se este ainda estiver vivo.

 

Hidroceles e espermatoceles

Em frente a cada testículo existe uma espécie de saco que produz um líquido claro em pouca quantidade que permite uma maior mobilidade do testículo dentro da bolsa escrotal. Um dos problemas mais comuns que podem acometer a bolsa escrotal é a Hidrocele. A hidrocele acontece quando por algum motivo a absorção deste líquido é prejudicada e acontece um acúmulo deste líquido dentro desta bolsa.

Quando pequenas e não causam nenhum problema estético podem ser somente acompanhadas. Geralmente demoram meses a anos para crescer e algumas chegam a conter quase um litro de líquido dentro, fazendo com que a bolsa escrotal chegue até a metade da coxa em alguns casos. O tratamento das hidroceles grandes é cirúrgico.

Problema parecido acontece quando uma parte do epidídimo (local onde os espermatozóides são armazenadas e amadurecidos depois que saem dos testículos) obstrui e forma um cisto (CISTO benigno = “bolha” cheia de líquido dentro) esta é a cuasa da espermatocele. A diferença para a hidrocele é que neste líquido é possível encontrar espermatozóides mortos. Devem ser operados, somente se trazem algum problema como sensação de peso ou estético.

 

Varicocele

A varicocele pode ser facilmente reconhecida, muitas vezes somente olhando já é possível fazer o disgnóstico. Geralmente ocorre acima do testículo esquerdo e parece um novelo de lá abaixo da pele. São veias varicosas, semelhantes as que ocorrem nas pernas. Podem causar dor, desconforto e infertilidade. A varicocele é a principal causa de infertilidade masculina e pode ser corrigida com técnica micro-cirúrgica de preferência.

 

Infecções e inflamações

Tanto os epidídimos quanto os testículos podem ser locais de infecções. As chamadas epididimites e orquites podem acontecer em qualquer idade (ex: caxumba recolhida na infância e DST – doenças sexualmente transmissíveis na idade adulta). Os sinais são dor progressiva, inchaço, calor e vermelhidão local. Deve ser feito diagnóstico diferencial com a torção do testículo e o tratamento das epididimites é feito com antibióticos específicos.  

Postado por Flávio Lobo Heldwein, Florianópolis / SC

Comentários (19)

  • Elisangela diz: 21 de maio de 2009

    Gostaria de saber mais sobre os males que a clamida pode causar,se tem cura.
    Obrigado

  • Jorge diz: 28 de setembro de 2009

    Ola` Doutor, Gostaria de saber onde e` possivel realizar microcirurgia de varicocele em Florianopolis. Muito obrigado

    RESPOSTA:
    A cirurgia da varicocele tem indicações muito restritas, principalmente em homens que estejam com problemas de fertilidade, com exames como o espermograma alterados.
    O ambulatório de urologia / andrologia do Hospital regional de São José é um local que realiza a técnica microcirúrgica pelo SUS.
    À disposição
    FLAVIO HELDWEIN

  • elisangela diz: 28 de maio de 2009

    gostaria de saber mais sobre clamidia. obrigado

    SAUDE DO HOMEM

    HAVIA ENVIADO UM E-MAIL DIA 23 DE MAIO PARA O E-MAIL QUE HAVIAS INFORMADO

    SEGUE ABAIXO

    Estimada Elisangela

    As infecções por clamídia estão entre as mais prevalentes causas de DST (doenças sexualmente transmissíveis).
    A infecção é mais comum em mulheres que em homens (3 mulheres para cada homem)
    Na mulher a infecção por clamídea é geralmente assintomática, mas pode ser causa de várias sindromes, entre elas a dor pélvica crônica, cervicites (infecções do colo do útero), salpingites (infecções das trompas uterinas)… Também são causas de infertilidade.
    No homem, a infecção geralmente dá sintomas, como uretrites (infecção do canal da urina), epididimites (bolsa escrotal)
    O tratamento é feito como antibióticos, e ao contrário dos virus, tipo o virus da herpes e do papiloma (verrugas genitais) a clamídia tem cura sim, a pessoa pode eliminar a infecção com antibióticos, n ão fica portadora pra sempre, porém cicatrizes, sequelas, como infertilidade pode permanecer, mesmo após tratamento.
    À disposição

  • bruna diz: 4 de dezembro de 2012

    Queria saber se o cisto no saco escrotal pode deixar o homem estéril?

    Obrigada!

    RESPOSTA DO BLOG

    Estimada Bruna

    Diferentes cistos, nódulos, tumorações podem acometer a bolsa escrotal.
    Cisto de epidídimo, as espermatoceles, são coleções que não trazem prejuízo. A retirada cirúrgica, apenas por estética, por exemplo, pode sim ocasionar uma dificuldade de circulação de sangue no testículo e dificultar a produção, transporte dos espermatozóides

  • Alexandre diz: 16 de maio de 2013

    Eu tenho …
    Estimado Alexandre
    Sugiro que esclareças tuas dúvidas em uma consulta com teu urologista de confiança.

  • marcelo souza diz: 29 de maio de 2013

    boa tarde dr.
    estou com
    respondido por email

  • flavio_heldwein diz: 29 de julho de 2013

    Estimado Marcelo
    O blog foi encerrado, pois eram muitos os emails e eu não estava com disponibilidade de respondê-los.
    certamente, deves ir (se já não fostes) ao teu urologista de confiança com certa urgência, pois existe câncer de testículo.

  • Mônica Inácio diz: 5 de setembro de 2013

    Doutor, gostaria muito que o senhor me respondesse! Meu filho de 12 anos está com muita dor na bolsa escrotal, acompanhados de vômitos constantes há mais de 10 dias, já estamos no segundo urologista e terceiro médico, mas nada descobrem! Já fizemos ultrassonografia dos rins, da bexiga, do saco duas vezes e da tudo normal! Todas as taxas do exame de sangue dão normais! Sou uma mãe desesperada, impotente que não suporta mais ver o sofrimento do filho! Queria que o senhor me desse um norte, o que investigar e como fazer?! Não tenho ideia do que meu filho tem, os sintomas são apenas os dois que relato acima, dor e vômitos que param apenas com o medicamento Vonau! Me responda, por favor!

  • flavio_heldwein diz: 11 de setembro de 2013

    Estimada Mônica
    A finalidade do Blog é esclarecer aspectos relacionados à saúde do homem. Sugiro que procures um urologista de tua confiança para que possa avaliar a possibilidade de um quadro agudo do escroto, podendo ser inflamação, infecção ou falta de circulação. Apenas uma consulta médica tem a finalidade de definir o diagnóstico e a melhor conduta.
    À disposição

  • Jorge Jose diz: 25 de março de 2014

    Estive num urologista em

    RESPOSTA DO BLOG
    Sugiro que consultes um médico de tua confiança para esclarecer estas dúvidas.

  • Edgar Allan Poe diz: 11 de março de 2015

    Cirurgia de varicocele aberta (Palomo) tem péssimo custo benefício. Pode causar Hidrocele Iatrogênica de 11,9 a 29% dos casos (necessidade de novo procedimento doloroso), falência testicular em 5%, recidiva da doença em 29%. Todos as morbidades para um único benefício de evitar uma suposta infertilidade que pode aparecer em 10 anos. É feita desordenadamente e sem muitos critérios. Geralmente na modalidade bilateral, onde a incidência de sequelas é altíssima. Deveria ser banida.

  • flavio_heldwein diz: 12 de maio de 2015

    Estimado Edgar. É isso mesmo. Atualmente, a varicocelectomia deve ser realizada, preferencialmente, por técnica microcirúrgica e não por via aberta como apontastes. Quanto a indicação. A literatura sugeri benefício em infertilidade e em assimetria testicular, isto é, quando o testículo acometido, tem tamanho menor que o outro.

  • jonas diz: 2 de maio de 2016

    Dr gostaria de saber quando o saco começa a crescer de uma hora pra outra e com muita dor, poderia ser o que?

  • Mateus diz: 2 de junho de 2016

    se uma pessoa estiver com hidrocele, ela pode pegar peso?

  • ivan barbosa diz: 4 de setembro de 2016

    boa noite Dr.
    o meu pai fez uma cirurgia na prostata e notei q o saco escrotal dele aumentou oq poderia ser???

  • Sandra Cunha diz: 6 de setembro de 2016

    Meu sobrinho teve uma epididimite q foi resolvida com uma cirurgia de emergência, a retirada do epididimo pode causar infertilidade, quando estiver adulto?

    SIM PODE. Porém, a retirada do epididimo é muita rara. Sugiro que vocês perguntem ao urologista de confiança de vocês se realmente foi esta a cirurgia.

  • flavio_heldwein diz: 10 de setembro de 2016

    SIM PODE. Hidrocele não é hérnia. NO hidrocele ocorre um acúmulo anormal de líquido em frente ao testículo e, portanto, não tem problema fazer força, pois não há problemas, defeitos nos músculos

  • flavio_heldwein diz: 10 de setembro de 2016

    O calor local, inchaço e dor pode ser tanto uma orquite (que pode ocorrer após a cachumba (parotidite) por exemplo, pode ser uma epididimite aguda por alguma bactéria que desceu até o testículo e, até, um quadro mais grave, que é a torção de testículo, que é uma emergência e o paciente TEM que ser operado com urgência.

  • flavio_heldwein diz: 10 de setembro de 2016

    O saco pode inchar no pós-operatório por vários motivos. Desde, por causa da quantidade do soro recebido, até uma infecção bacteriana, que é comum em pacientes que precisam operar a próstata depois dos 50 anos.

Envie seu Comentário