Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pênis torto pode se endireitar, Doença de Peyronie

05 de junho de 2009 23

Provavelmente, o principal ”inimigo” do pênis é o seu próprio dono, que de uma forma ou de outra é o principal responsável por vários problemas. A principal causa de impotência abaixo dos 40 anos, por exemplo, é psicológica.

Depois desta idade, o homem ainda é mais responsável pela falta de saúde do seu pênis pois o sedentarismo, a uma alimentação rica em gordura, o diabetes, pressão alta e o fumo são causas relacionadas a impotência orgânica.

DOENçA DE PEYRONIE - curvatura peniana adquirida

Principalmente, nesta época da vida, após os 40, cerca de 9% dos homens refere que o pênis começa a entortar, é a chamada Doença de Peyronie.

A tortuosidade peniana tem este nome em homenagem ao cirurgião que primeiro descreveu esta doença, François de La Peyronie (médico do Rei Luis XIV da França).

A Doença de Peyronie é uma desordem comum que, geralmente, se apresenta com dor peniana, curvatura, placa palpável e disfunção erétil

Pênis Torto – hipótese dos microtraumatismos

A razão e como inicia esta doença ainda não é totalmente compreendida pelos médicos, porém algumas explicações parecem indicar uma causa traumática.

Provalvemente, justamente nesta idade, o pênis não tem mais aquela rigidez de quando mais jovem e a penetração com o pênis não 100% rígido poderia favorecer pequenas “dobras” internas, microtraumatismos, que favoreceriam pequenos hematomas por dentro.A cicatrização, mesmo que microscópica destes micro-hematomas pode resultar nestes homens em áreas endurecidas que não possuem a mesma elasticidade que outrora, resultando numa tortuosidade quando o pênis fica ereto e numa “placa” endurecida quando flácido.

Certamente esta hipótese funciona associada a outros fatores predisponentes, como algumas doenças reumatológicas, auto-imunes, genéticas e de cicatrização anormal e uso de alguns remédios.

Nódulo no pênis

Estes nódulos abaixo da pele, cujo nome correto é placa fibrosa, podem ser associados ou não a dor, principalmente na fase inicial da doença que pode levar até 1 ano e meio at€ 2 anos para estabilizar. E é por esta razão que o andrologista pode optar por observar inicialmente. Os pacientes devem procurar um bom andrologista para avaliação, já que muitos homens têm receio da placa endurecida ser um tumor por exemplo.A resolução espontânea, sem nenhum tratamento pode ocorrer em menos de 15% dos casos.Ultrassom, Rx e medicações que favorecem a ereção são medidas tomadas para melhor avaliação do ângulo e da placa

Complicações

A Doença de Peyronie pode ser frustrante para um casal, causando estresse emocional entre homem e sua companheira, causando relação com dor tanto para o homem quanto para a mulher, e, ás vezes, até impossibilitar a penetração dependendo do ângulo que se forma. Quanto atinge um formato de gancho até dificuldade para urinar pode surgir. Além de diminuir o tamanho do pênis em alguns centímetros. Em 20% dos casos a doença pode causar impotência.

Em alguns casos o pênis pode afinar da placa em direção a glande (cabeça do pênis) e dificultar a circulação sanguínea, resultando em uma área mais fria na ponta.

PREVENçÃO

Não se conhece um tipo de prevenção. Pequenos traumas durante o ato sexual podem iniciar o processo, mas certamente não explicam todos os casos

TRATAMENTOS

Como a evolução da doença pode variar de homem para homem, um período inicial de acompanhamento pode ser recomendado pelo seu andrologista.

Alguns tratamentos, tanto não-cirúrgicos quanto cirúrgicos podem resultar em piora da impotência.

Muitos tratamentos com comprimidos, injeções, vitaminas e até o tratamento com ondas de choque foram e são descritos. Porém, quando testados com maior rigor científico, poucos benefícios ficaram comprovados.

VITAMINA E – O papel de vitaminas como Vitamina E apesar de ser muito utilizada, e ser de baixo custo, carece de estudos mais objetivos e em altas doses pode ser prejudicial a saúde.

COLCHICINA e POTABA – Outras medicações que atuam na cicatrização e no depósito de colágeno têm sido utilizadas com resultados que diferem de pesquisador para pesquisador, por vezes não convincentes.

INJEçÕES DENTRO DAS PLACAS – também apresentam resultados que variam de bons a nenhum benefício. Interferon-alfa, corticóides e verapamil são alguns dos medicamentos injetados nas placas.

CIRURGIA

Quando a curvatura persistir por mais de 12 meses, tiver um ângulo que cause dor durante o ato sexual, um procedimento cirúrgico pode estar indicado.O tipo de técnica cirúrgica dependerá do tamanho do pênis, da ausência ou presença da disfunção erétil, da experiência e preferência do andrologista.

Cirurgias mais simples, geralmente, apresentam alguns resultados insatisfatórios como um pênis menor.

Cirurgias de alongamento do lado encurtado pela doença – Já cirurgias mais complexas, com uso de enxertos têm a finalidade de tentar preservar o tamanho do pênis sem tanta perda.

Se a placa estiver associada a impotência sexual que não responda bem ao uso de medicação, a colocação de uma prótese pode ser discutida detalhadamente entre o pciente e seu médico.

Postado por Flavio L Heldwein, Florianópolis, SC

Comentários (23)

  • arthur diz: 9 de agosto de 2009

    Dr Flavio tenho 16 anos e não sei dizer de fato se tenho a doença. Quando tenho uma ereção, até certo ponto ele fica normal, porém a medida que fico mais excitado ele fica mais rígido e mais encurvado, até que não seja possível fazer a penetração… Será que estou com a doença ou isso se deve ao fato de eu ser muito novo ainda e ter muita ereção?

    RESPOSTA ENVIADA POR EMAIL

    Quase todos os pênis tem uma certa curvatura para cima, baixo direita, esquerda não importa.
    Porém se a curvatura é tão importante que quando excitado fica como se fosse quase um gancho, dificultando a penetração ou causando algum disconforto a tua parceira, dái vale a pena tu consultares um urologista para te examinar para ver qual o problema.
    Na tua idade a causa mais comum de curvatura é a chamada curvatura peniana congênita e não doença de Peyronie que aparece em homens mais idosos.

    Flavio Heldwein

  • Rogério diz: 23 de março de 2010

    olá doutor Flávio, tenho 34 anos,…

    respondido por email

  • Jose Carvalhal diz: 8 de abril de 2010

    Dr. tenho 21 anos e possuo dois nodulos/fibrose no penis, ele é curvo um pouco para baixo e para esquerda, como um arco… meu caso acredito ser cirurgico, queria saber o preço, pelo menos de quanto varia, a cirurgia de peyronie com enxerto e se pode causar impotencia… e tambem sinto a pele abaixo da haste puxar e maxuca-la quando ereto, grato

  • thiago diz: 27 de abril de 2010

    olá doutor..
    tenho 26 anos e tenho uma grave problema. meu penis tem um angulo de curvatura de no minimo 90 graus para baixo. isso não interfere no ato sexual, mas me incomoda muito esteticamente sem contar que tenho ejaculação precoce. acredito que é porque o ponto de sensibilidade do penis fica mais facil de se excitar. não tenho dor nenhuma, mas assim que acabo de ejacular a cabeça do penis murcha e muito.gostaria de saber o porque e e isso pode ter alguma doença. isso tem tratamento ou ci

  • Gustavo diz: 2 de fevereiro de 2010

    ola doutor , eu tenho 15 anos e quando fico muito excitado , meu …

    respondido por email

  • TEIXEIRA diz: 28 de setembro de 2009

    DOUTOR, TENHO …

    respondido por email

  • andre tiago diz: 29 de março de 2010

    olá dr,meu caso é o seguinte,sempre tive uma curvatura para cima desde os 5 anos +ou- ,hoje tenho 26 anos,nunca senti dor no penis, mas devido a curvatura minha esposa sente muitas dores no pé da barriga,isso tem nos incomodado muito,eu nao queria passar por cirurgia,quero saber se algum desses tratamentos clinicos amenizaria um pouco essa curvatura,e tambem queria saber se aqueles alongadores de penis“penisplus“ ajudariam a diminuir a curvatura? por favor,preciso de uma orientação…

  • Rafa diz: 3 de julho de 2009

    “Cirurgias mais simples, geralmente, apresentam alguns resultados insatisfatórios como um pênis menor” Mas tem variação do médico ou na maioria das vezes pode ocorrer? Tenho 18 anos e não gosto disso, queria saber se a ciruria encurtaria o Pênis. E, como outras soluções citadas, também encurtam o membro? A cirurgia também pode ser prejudicial à saude? Grato… Rafa

    Cirurgias sem enxertos, somente com pontos podem encurtar mais o pênis, porém para pênis maiores estão indicadas sim.
    Toda a cirurgia é um trauma que gera uma resposta inflamatória, portanto, uma cicatrização não adequada pode sim ser prejudicial à saúde, principlamente, em locais como o pênis, com profissionais com pouca experiência ou ética.
    Flavio Heldwein

  • Elena diz: 28 de setembro de 2009

    Olá,dr, tenho 55 anos e meu namorado também,conhecemos em 2006, mas qdo conheci-o …

    respondido por email

  • vagner diz: 28 de setembro de 2009

    DR. FLAVIO TENHO 34 ANOS E TENHO O PENIS

    respondido por email

  • Gustavo Martm diz: 25 de fevereiro de 2010

    Dr. tenho uma …

    respondido por email

  • Jose diz: 23 de fevereiro de 2010

    Prezado Dr. Flavio,

    Tenho 45 anos e desde a juventude tinha um pequeno desvio peniano para a esquerda, a pouco mais de 6 meses, a curvatura aumentou significativamente, para o lado esquerdo e tambem para cima.

    Tenho o habito da masturbação todas as vezes que vou dormir (quando não faço sexo) seria este um fator desencadeante.

    Nunca senti dor nem percebo nenhum calo no penis.

    Obrigado por responder.
    José

  • Ana Soares Caramelo diz: 23 de junho de 2009

    Dr. Flávio, meu namorado tem …

    respondido por e-mail.

  • Fabiano diz: 11 de junho de 2009

    Dr. Flávio, gostaria de saber quais os possíveis efeitos nocivos da finasterida, especialmente quando utilizada 1mg diárias.

    Estimado Fabiano

    A dosagem diária de 1 mg de finasterida não foi extensamente estudada, porém, podemos acreditar que os efeitos colaterais podem ser, no máximo, semelhantes a dosagem de 5 mg, utilizada para melhora dos sintomas prostáticos em pacientes mais idosos.
    Tanto a finasterida quanto a dutasterida (drogas da mesma classe que “diminuem” um hormônio andrôgeno, a DHT) são relativamente bem toleradas. A principal queixa é a piora da função sexual, variando de estudo para estudo de <1 até 3%. Estudos recentes demonstraram que a finasterida pode previnir o aparecimento do câncer de próstata em até 30% dos usuários de 5 mg.
    Ginecomastia, aumento das mamas pode aparecer embora muito raramente.
    À disposição

    FLávio L Heldwein

  • Flavio diz: 21 de novembro de 2009

    Dr, Tenho apenas 14 anos, meu…
    Respondido por email

  • dagobertosouza@aol.com diz: 18 de outubro de 2009

    NA CURVATURA PENIANA, SEM DOR, E SENTIDA APENAS APOS OS 60 ANOS, SEM DIFICULDADES DE RELACAO SEXUAL, PODE SER AUXILIADO O TRATAMENTO COM COMPRIMIDOS DE VIAGRA? CONTINUO COM MUITA VITALIDADE E DESEJO, NESSES CASOS, A MASTURBACAO TAMBEM PODE AUXILIAR?


    Estimado Dagoberto
    Creio que tu tenhas a Doença de Peyronie, porém com manifestação clínica, sintomas leves sem comprometimento da função erétil. comprimidos como o viagra tem sua indicação quando a rigidez peniana já não é mais a mesma. Portanto, só é indicado se junto a tortuosidade tu tiveres perda de rigidez. Qunato a masturbação nenhum impacto positivo ou não é relacionado com a Doença de Peyronie
    À disposição
    Flavio Heldwein

  • luiz diz: 28 de outubro de 2009

    boa noite doutor um penis pequeno mole e duro normal resolve uma cirurgia pra mole fica no tamanho certo

     

    Estimado Luiz

    O que importa é o pênis ereto. No estado de flacidez, o pênis pode ficar maior ou menor de acordo com  o fluxo de sangue que está recebendo em determinado momento. Se estiver frio ele ficará menor. Portanto, a cirurgia não resolve, simplesmente porque não há nada para resolver, isso é normal

    À disposição

    Flavio Heldwein

  • alexandre diz: 11 de novembro de 2010

    no primeiro plano tive disfunção eretil, em seguida minha disfunção reverteu passei a ter uma ereção supreendente
    mas comecei a notar que meu penes se apresentava alguns nodulos camo se foce caroços e comesou a curvar-se para
    cima e a diminuir de tamanho, fis acompanhamente medico por tres a quatro onos,até que o mesmo optou por cirurgia
    com diminuição do penes, fiquei apavorado e desisti do tratamento.
    e tambem me alertou dos riscos pois eu sou diabetico a mais de 8 anos.
    quero saber do tratamento com encherto, procedimentos e valor, tambem dos riscos

    RESPOSTA DO BLOG
    Estimado Alexandre
    O tratamento cirúrgico da Doença de Peyronie com enxerto ou não tem as mesmas indicações. A potência deve estar sem disfunção, o ângulo da tortuosidade tão grande que impossibilite a penetração ou que cause dor a parceira. Caso contrário, tentativas cirúrgicas somente para alinhar o pênis trazem certamente resultados menos satisfatórios para o paciente,que tem suas expectativas frustradas pelas possíveis complicações da cirurgia e da evolução da própria Doença.
    Ou seja, possível diminuição de tamanho, perda parcial de sensibilidade, etc… Portanto, para ser submetido ao tratamento o paciente deve estar bem informado, esclarecido todas suas dúvidas com o urologista, pesar os riscos e benefícios e tomar uma decisão compartilhada com seu médico.
    À disposição Flavio

  • Gilmar diz: 12 de agosto de 2013

    Olá, tenho 57 anos e neste ultimo mês ….

    RESPOSTA DO BLOG SAÚDE DO HOMEM
    Sugiro que procures um urologista de tua confiança, preferencialmente com especialidade em andrologia para que possas ser orientado e ter tuas dúvidas esclarecidas.
    À disposição

  • SERGIO diz: 3 de setembro de 2013

    dr meu penis …

    RESPOSTA DO BLOG SAÚDE DO HOMEM
    Sugiro que procures um urologista de tua confiança, preferencialmente com especialidade em andrologia para que possas ser orientado e ter tuas dúvidas esclarecidas.
    À disposição

  • Udisom diz: 11 de setembro de 2013

    Dr. Tenho uma curvatura pra baixo no pênis. Não sinto dor na ereção, não senti caroço nenhum.. Ele fica como um arco. Pode ser que eu tenha a doença de Peyronie? Tenho 20 anos.

Envie seu Comentário