Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Será que o cafezinho faz mal para o estômago?

19 de agosto de 2009 0


Será que o cafezinho tão consumido no dia-a-dia realmente é o vilão causador de gastrites e úlceras no estômago?
Apesar de ser acusado como causador de gastrite, os estudos demonstram que o café não aumenta a secreção ácido do estômago  e, portanto, não provoca por si só gastrite.
Entretanto, o café pode deixar o músculo que impede o refluxo do ácido do estômago para cima, para o esôfago mais fraco (esôfago é a parte do tubo digestivo que leva os alimentos da boca até o estômago), favorecento que o ácido retorne para o esôfago e cause a queimação.

Gastrites
Os principais vilôes causadores da gastrite e das úlceras gástricas são: uma bactéria que habita muitos estômagos por aí, a chamada Helicobacter pylori, também o uso frequente de anti-inflmatórios e de aspirinas causam muitas úlceras.

E beber leite é bom pra amenizar a úlcera?
No século 19, começou uma das maiores lendas a respeito do tratamento das úlceras de estômago. Naquela época, se orientava os pacientes com queimação a tomar leite para “tranquilizar” a úlcera. Entretanto, o leite é uma rica fonte de proteínas, e o seu consumo até pode, nos primeiros minutos, amenizar o queimor, mas, por causa das proteínas, logo aumenta a produção de ácido pelo estômago, piorando a dor.

E quanto as famosas “úlceras nervosas”?
Desordens psicológicas não são causas de gastrites nem de úlceras. Porém, situações de estresse são fatores contribuintes para o surgimento de úlceras, principalmente em pacientes em cuidados pós-operatórios, em pacientes vítimas de queimaduras e traumatismos físicos.

E o cigarro?
Bem… O cigarro sim. A nicotina aumenta a produção de ácido, propiciando gastrites e úlceras. Também o cigarro dificulta a cura de úlceras em tratamento.

P.S.: até hoje não li em nenhum artigo científico um único benefício convincente do cigarro. Se colocarmos em uma balança as razões para parar de fumar versus os motivos para continuar a fumar, fica uma disputa meio injusta… Mas o brasileiro gosta de ficar do lado mais fraco né, deve ser por isso que algumas pessoas ainda insistem em fumar.

Postado por Flavio Lobo Heldwein, Florianópolis Santa Catarina

Envie seu Comentário