Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Como ter um rim sadio pra vida toda

24 de agosto de 2009 2


Os rins são órgãos nobres, responsáveis pelo equilíbrio de muitas funções no nosso organismo. Eles filtram o sangue muito rapidamente, e é aceito que todo o sangue no organismo (cerca de 4 a 5 litros) é filtrado nos rins a cada 5 minutos, eliminando uma série de substâncias nocivas na urina, conservando nosso corpo livre destas toxinas.
Também, é aceito que 1 em cada 7 brasileiros tem algum sinal de doença renal crônica e que 21 mil brasileiros terão uma doença renal terminal a cada ano, necessitando fazer diálise.

Também é função dos rins, regular a pressão sanguínea e a produção do próprio sangue, produzindo, naturalmente um hormônio chamado eritropoetina (muito usado em casos de dopping nos esportes, e provável incriminado nos casos de dopping de atletas brasileiros no mês passado, pois aumenta o número de glóbulos vermelhos no sangue o que resulta em uma maior capacidade do sangue em levar oxigênio para os músculos, aumentando a resistência física).

O perda de função renal é uma das principais causas de complicações em pacientes com doenças comuns na população, como pressão alta e diabetes.

Dicas para prevenir uma piora da função renal, são praticamente as mesmas para termos uma vida saudável e você pode reduzir os riscos de ter uma insuficiência renal seguindo a sugestão de escolher ter um estilo de vida saudável, beber ao menos 2,5 litros de líquidos por dia, mantendo um peso saudável, dieta equilibrada, não fumando…

Você tem maior risco de desenvolver um problema renal se, tiver algumas das doenças abaixo e não tratá-las adequadamente.
tiver pressão alta, tiver diabetes, for obeso, ter alguém na família com problema renal, for fumante, ter mais de 50 anos, abusar de bebidas alcóolicas e de medicamentos como aspirina, for fumante, trabalhar com solventes, metais pesados e outras substâncias tóxicas, ter problemas urinários como aumento benigno da próstata e pedra nos rins.

Postado por Flavio Heldwein, Florianópolis.

Comentários (2)

  • Vinicius Kirsch diz: 3 de setembro de 2009

    Muito interessante!

  • luciene marinho diz: 24 de novembro de 2009

    Muito bom este blog, maravilhosa as materias!!Tudo de bom!

Envie seu Comentário