Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

PERGUNTA - laser em cirurgia de próstata

21 de setembro de 2010 1

“…meu pai será submetido a um procedimento de raspagem da próstata… Mas ainda não to informado que tipo de laser será utilizado… Não sei se já se trabalha com o GreenLight aqui no sul.”

RESPOSTA DO BLOG

A cirurgia de RTU da próstata (raspagem) é considerada a modalidade padrão de tratamento para melhora de sintomas prostáticos severos ou complicados. (cirurgia da próstata).
Esta cirurgia é realizada sem cortes, por via uretral (canal da urina). É um procedimento clássico com décadas de bons resultados.
Atualmente, pela mesma via, isto é, pela uretra sem cortes, novas modalidades de tratamento estão disponíveis. O uso de diferentes lasers de diferentes potências estão sendo comparados a RTU clássica, com alguns benefícios, como menor sangramento e menor taxa de complicações.
Entretanto, a RTU também evoluiu e novas tecnologias associadas a RTU ainda faz com que esta técnica seja a mais indicada.
Existe uma confusão entre vídeo-cirurgia, a chamada via laparoscópica e a cirurgia ser por LASER. Muitas vezes, o próprio paciente pede pela cirurgia a laser por desconhecimento. Provavelmente, o palavra LASER é associada com modernidade.
Porém, poucos centros no Brasil tem a tecnologia tipo green-light laser e Holmium laser para tratamentos da próstata.
Já laser para tratamentos de pedras nos rins, onde outro tipo de laser é utilizado, este é disponibilizado em centros de referência e clínicas bem equipadas em todos os Estados do Sul do país.
Flávio Heldwein

Comentários (1)

  • MARCIO diz: 2 de novembro de 2010

    HOMEM COM 81 ANOS, DIABETICO, COM PROSTATA EM TORNO DE 74 GRAMAS, COM RETENÇÃO URINARIA. É ACONSELHÁVEL A CIRURGIA A LASER, OU O TRATAMENTO VIA REMEDIOS. QUAIS HOSPITAIS OU CLINICAS ADOTAM ESTE PROCEDIMENTO ? CONVENIOS COBREM ? QUAL O CUSTO SE PARTICULAR?

    RESPOSTA DO BLOG

    Estimado Marcio

    Sugiro que tu esclareças estas e outras dúvidas com o médico assistente.
    Quando ocorre a RETENÇÃO URINÁRIA AGUDA, isto é um sinal que o problema prostático e da função da bexiga atingiram um ponto crítico. Durante anos a próstata foi obstruindo a saída da bexiga e sobrecarregando a bexiga. Mesmo assim, existe a alternativa de uso de medicamentos que podem ter sucesso, retirando a sonda da urina e permitindo que o paciente volte a ter micção espontânea. A taxa de sucesso é de cerca de 60%. Entretanto alguns pacientes voltam a precisar usar a sonda e então a cirurgia pode ser discutida dependendo da saúde do paciente e do seu desejo.
    Flávio Lobo HELDWEIN

Envie seu Comentário