MITO: Câncer de próstata afeta apenas homens velhos
FATO: Apesar do câncer de próstata estar relacionado ao envelhecimento masculino, homens adultos de todas as faixas etárias devem estar orientados a respeito da possibilidade de diagnóstico precoce. Quando o câncer é diagnosticado em homens jovens (ao redor dos 50 anos) existe uma maior possibilidade de ser um tumor mais agressivo do que em homens idosos.
MITO: Se não tenho sintomas urinários, não tenho câncer
FATO: Muitos homens estão enganados ao pensar que o câncer de próstata só deve ser suspeitado se tiver sintomas urinários. Atualmente, com o exame do PSA (exame de sangue) e o Toque retal a maioria dos tumores pode ser diagnosticado em uma fase precoce sem sintomas e com o câncer confinado à próstata, aumentando a chance de cura.
MITO: Câncer de próstata é comum, porém poucos brasileiros morrem dele
FATO: Na verdade, cerca de 15 a 20 mil homens morrem por ano do câncer de próstata no Brasil. O risco de ser diagnosticado com câncer de próstata na vida de um homem é de 1 a cada 6. Cerca de 1 a cada 36 homens com tumor irão morrer por complicações do tumor.
MITO: se meu PSA está normal eu não preciso fazer o toque retal.
FATO: Apesar do exame de sangue do PSA ter mudado o perfil da doença na população, cerca de 20% dos tumores de próstata não elevam o PSA e só são diagnosticados através do toque retal realizado pelo médico.
MITO: Se eu for diagnosticado com câncer de próstata vou ter que ser tratado e o tratamento vai acabar com a minha vida sexual
FATO: Cada vez mais se sabe que alguns tumores pouco agressivos podem ser rigorosamente acompanhados pelo urologista sem necessidade imediata de tratamento. Quanto a potência sexual, os resultados com cirurgia radical e radioterapia tem evoluido muito com novas tecnologias, e, atualmente, a maioria dos pacientes consegue manter relação sexual após o tratamento.
MITO: todo homem precisa fazer os testes para diagnóstico do câncer de próstata
FATO: Apenas os homens com expectativa de vida maior que 10 anos podem se beneficiar do diagnóstico. A maioria dos homens vai morrer de outro problema de saúde e com o tumor e não pelo tumor. Geralmente homens acima de 75 anos não se beneficiam da investigação rotineira.
MITO: o exame de próstata é 100% correto
FATO: Atualmente, ainda não conseguimos definir bem a agressividade dos tumores. Quem são os pacientes que precisam ser diagnosticados e tratados e quais homens o diagnóstico não necessitaria ser feito ainda é uma questão não respondida. Pois em muitos homens o tratamento não melhora em nada a qualidade de vida deles, além do fato de poder piorar devido a tratamento desnecessários. A pesquisa de novos marcadores poderá no futuro ajudar a definir melhor quem são os homens em risco e quais não precisam se preocupar.