O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum no homem, após os tumores de pele. A cada 6 homens, 1 será diagnosticado com um câncer de próstata.
Nas últimas dêcadas, exames médicos periódicos e uma conscientização por parte dos homens, que começaram a cuidar melhor da sua saúde, resultaram em um maior aumento da doença em fases precoces quando a taxa de cura é alta.
Desde 2009, estudos médicos demonstraram que exames periódicos conseguem prevenir a morte relacionada ao tumor. Entretanto, por outro lado, muitos tumores pouco agressivos também foram diagnosticados e talvez desnecessariamente, pois a maioria dos pacientes morre de outro problema de saúde sem relação a estes tumores pouco agressivos.
Hoje, apesar de muitos avanços, ainda temos um pouco de dificuldade de determinar a agressividade destes tumores. Porém, avanços são feitos a cada ano.
Este mês, no Congresso anual da Associação Européia de Urologia realizado emViena, novas informações quanto à detecção precoce do tumor de próstata foram apresentadas.
E, de acordo com uma das instituições mais respeitadas em oncologia, a NCCN dos Estados Uindos, provavelmente a idade de início para o primeiro exame de próstata deveria ser aos 40 anos.
Após esclarecimento de dúvidas entre o paciente e o seu urologista de confiança o PSA (exame de sangue da próstata) poderia ser oferecido aos 40 anos, o que poderia ajudar os médicos a manter um acompanhamento mais seguro destes homens. E se o PSA estiver abaixo de 1, provavelmente um segundo exame poderia ser feito aos 45 anos. Porém se o PSA estiver acima de 1 aos 40 anos de idade, um seguimento anual poderia ser oferecido.
Certo é que a melhor conduta deve ser individualizada entre o médico e o paciente.