Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Verrugas no pênis e outras lesões

09 de maio de 2011 0

O câncer de pênis é uma doença muito rara e é encontrado em regiões mais pobres do planeta, onde as condições de higiene são precárias. No Norte e Nordeste do Brasil, é estimado que 16% dos tumores dos homens sejam de pênis. Já em países europeus a taxa é tão baixa quanto 1%.

Uma estratégia simples para prevenção é lavar o pênis com água e sabão mesmo entre a glande (cabeça do pênis) e prepúcio (pele que cobre a glande), sendo o câncer de pênis um câncer que pode ser prevenido com higiene local. A fimose pode dificultar a limpeza e atrasar um diagnóstico já que o tumor pode crescer abaixo da fimose.

Algumas lesões no pênis são consideradas como fator de risco para evoluirem para um tumor maligno de pênis.

VERRUGAS E LESÕES VERRUCOSAS

O vírus HPV é o vírus mais comumente transmitido pelo sexo no mundo, cerca de 5% dos homens de 16 a 35 anos terão verrugas penianas genitais. Elas podem ser únicas geralmente localizadas no prepúcio ou multiplas em todo região genital.

A associação entre o HPV vírus e o câncer de pênis ainda não é um consenso entre os pesquisadores, porém alguns subtipos de HPV parecem estar relacionados.


Outros tipos de lesões planas, papulosas (elevadas), com colorações variadas, avermelhadas também podem ser de difícil diagnóstico.

Portanto, alterações da pele que recobre a glande ou o restante do pênis e da genitália, devem ser examinadas por um médico especialista para esclarecer a natureza da lesão e fazer as recomendações necessárias.


O uso de camisinha previne a transmissão de HPV e vacinas contra o HPV parecem ser uma boa estratégia de prevenção.


Envie seu Comentário