Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Verão, água e câlculos renais.

04 de dezembro de 2012 0

Com a chegada do calor, precisamos nos hidratar mais, pois perdemos ainda mais água através do suor.

Na verdade, nosso corpo é constituido por cerca de 50-60% de água. Diariamente, perdemos água através da transpiração, suor, através da respiração (pois cada expirada do ar dos pulmões leva consigo micro-gotículas de água, que no final do dia representam cerca de 1 litro de água que se vai… E através da urina.

A doença da litíase urinária, isto é, pedra nos rins, pode ser causada por vários problemas.

Entretanto, as causas mais comuns, aqui no Brasil, são:

1 – baixa ingesta de líquidos

2 – citrato urinário baixo

3, 4, 5… Causas como familiares, hereditárias, infecções urinárias, medicamentos…

HIDRATE-SE = quem nunca teve câlculos renais, deve urinar pelo menos 1500 mL por dia. Pessoas que já tem história de litíase urinária, devem urinar mais de 2 litros por dia.

MUITOS pacientes, mesmo após sentirem as dores das cólicas reno-ureterais, não mudam o estilo de vida e continuam a se hidratar pouco, não prevenindo a formação de novas pedras.

A recorrência de pedras é comum e mais de 50% das pessoas terão um novo câlculo em 5 anos.

RECEITAS CASEIRAS = chá de quebra-pedra, coca-cola, abacaxi e todas as misturas que a vizinha, avó ensinam só tem uma certeza = a que beber líquidos ajuda na prevenção. Na verdade, água, sucos, chás, frutas são indicadas. Muitos pacientes não gostam de beber água, e não tem mais desculpas, só não é indicado refrigerante, que pode ser muito calórico e que tem sódio na sua composição. Portanto, refrigerante ajuda por um lado (aumentando o volume de urina produzida) e atrapalha por outro (pois o sódio faz com que o rim elimine mais cálcio na urina e o cálcio é o principal formador de pedras urinárias

A segunda causa mais frequente é a baixa de citrato urinário, a chamada hipocitratúria. O citrato precisa estar presente na urina de todos nós. A função dela é inibir o acúmulo, a ligação entre os cristais que formam a pedra nos rins. Quando o citrato está baixo, maior a chance dos cristais se unirem e formarem novas pedras. As frutas cítricas são ricas em citrato, por exemplo sucos de laranja e limão.


A litíase urinária é responsável por um grande número de idas às emergências e de internações hospitalares. Esta doença tem um grande impacto financeiro, pois ocorre, geralmente na faixa ativa da população, 3a a 5a década de vida, ocasionando faltas ao trabalho, gastos com equipamentos especializados…

A prevenção é o cuidado inicial… Beba bastante líquidos.

Cerveja? Bem, cerveja é diurética todos sabemos, porém beber com a desculpa de prevenir pedra nos rins não vai convencer ninguém… Ainda mais pelos outros efeitos do álcool.

Envie seu Comentário