O SUJEITO: HOMEM
Em geral, o homem brasileiro tem medo de ir ao médico, tem complexo de herói e acha que nunca vai adoecer, tem a idéia que esporte é ficar em frente a TV vendo futebol, não se cuida no trabalho, nem no trânsito, vive de forma sedentária, fuma, bebe e usa mais drogas que as mulheres.
A CULPA NÃO É SÓ DELES
Nós, como sociedade, contribuimos a séculos para este tipo de perfil masculino. Ainda hoje, os brinquedos masculinos são armas de plástico e carros velozes. Quanto crescem, não queremos mais que usem armas nem ultrapassem o limite de velocidade nas ruas. Já na infância, o pai presente e a mãe cuidadosa podem colaborar com a mudança desta formação. Cada vez mais, as bolachas recheadas, comidas ricas em gordura estão sendo substituídas por frutas e legumes por pais conscientes que uma alimentação saudável começa em casa.
ATIVIDADE FÍSICA e ALIMENTAÇÃO (PROBLEMAS CARDIOVASCULARES)
A obesidade está associada aos problemas cardiovasculares e aparecimento de tumores. O tecido gorduroso em excesso, produz substâncias inflamatórias que provocam alterações nos vasos sanguíneos (obstrução ao fluxo de sangue pelo corpo todo, seja no pênis (disfunção erétil), no coração (infartos), cérebro (AVC, derrames)… Além de lesar as células e contribuir para o início de um tumor, seja no rim, tireóide…
CAUSAS EXTERNAS
A saúde do homem não se cuida apenas com médicos. Políticas públicas que contribuam para amenizar as taxas de acidentes de trabalho, de trânsito, homicídios, as chamadas causas externas, são a principal causa de morte precoce de tantos homens, justamente na faixa etária (abaixo dos 40 anos) que eles estão contribuindo ativamente para sua família e para o país.
SAÚDE MENTAL
A política contra o tabagismo é bem estabelecida, aumentaram os impostos, deixando o cigarro mais caro; ao final das propagandas tem um aviso do Ministério da Saúde advertindo sobre os reais malefícios do fumo, etc. Porém, o alcoolismo e as propagandas de cerveja ainda exaltam o glamur do futebol e das mulheres bonitas, justamente ao contrário. Se o atleta bebe em excesso, sua carreira vai e mal a pior, se o homem bebe em excesso também vai ser difícil de ficar com o físico em dia, com a chamada barriguinha de cerveja. O fumo, o álcool e outras drogas trazem prejuízos enormes para a saúde. Não é raro, pacientes buscarem o urologista porque os testículos atrofiaram (diminuiram de tamanho) devido ao uso de bebidas alcoolicas. Os problemas psiquiátricos também são masi comuns em homens que em mulheres.
UROLOGIA
As doenças urológicas são associadas ao envelhecimento e a nossa população tem aumentado a expectativa de vida. Os homens ainda vivem, em média, 7,6 anos a menos que as mulheres. São 4 milhões de mulheres a mais que homens aqui no Brasil.
São mulheres que perdem seus parceiros precocemente. Perdas que poderiam ser evitadas se os homens se cuidassem melhor.
CORRERIA DA VIDA
Infelizmente, a correria da vida acidental faz com que o homem se dedique mais ao trabalho e ao dimdim do que a sua saúde. A corrida saudável é aquela que a gente vê nas ruas com tênis no pé. Felizmente, nos últimos anos a população está se envolvendo mais em atividades como corridas rústicas de rua, ciclismo, academias… A cada nova corrida de final de semana vemos mais inscritos que correm para se sentirem saudáveis, melhorando seus próprios limites, competindo para viver mais alegres, aliviar o estresse, emagrecer, enfim cuidar do corpo, pois nós sótemos um.