PERGUNTA DO LEITOR
“… Minha dúvida: a permanência do esperma na bexiga pode ocasionar algum mal?”
EJACULAÇÃO RETRÓGRADA
A ejaculação retrógrada é uma das disfunções sexuais, distúrbios da ejaculação.
Inicialmente, é importante dizer que EJACULAÇÃO é o ato de expulsar o líquido do ejaculado e ORGASMO é a sensação de prazer. São coisas diferentes. Um homem pode ejacular sem ter orgasmo e, outros podem ter orgasmo sem ejacular.
Por exemplo, um paciente que foi submetido a cirurgia da próstata por câncer, a chamada prostatectomia radical, não vai mais ejacular, pois a próstata foi removida. Entretanto, este mesmo homem pode ter orgasmo (sensação de prazer), o chamado orgasmo seco. A sensação é a mesma, mas não expulsa o ejaculado pelo canal da uretra.
Outros homens, submetidos a cirurgias como ressecção trans-uretral da próstata, a RTU de próstata, para melhorar os sintomas urinários por uma possível obstrução e outras cirurgias que removem a parte central da próstata que cresceu e obstrui a uretra destes homens, podem ocasionar a chamada Ejaculação retrógrada, que é basicamente a incapacidade de expulsar o ejaculado ao final da relação.
O motivo é apenas a abertura proposital da saída da bexiga, que é permanentemente aberta durante as cirurgias que citei acima, para facilitar a micção.
Por causa desta ampliação do canal entre a bexiga e a próstata, o líquido seminal não vai pra frente e sim retrocede, volta para dentro da bexiga. Não tem problema algum, a não ser o fato de não eliminar o ejaculado durante a relação, e, portanto, dificultar ou impossibilitar a fertilização na mulher. Depois da relação, quando este homem vai urinar o ejaculado sai misturado com a urina.
Também homens com alguns problemas, tipo paraplegia, também pode ter ejaculação retrógrada.
Com o envelhecimento, a quantidade de esperma produzido vai diminuindo na maioria dos homens. O que nano deveria provocar ansiedade, pois a quantidade de esperma importa mesmo é para ter filhos, e. geralmente, ap[os os 50-60 anos a maioria dos homens não estão preocupados em fertilidade.