Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Quando a gravidez não acontece...

24 de abril de 2008 14


Chega um momento na vida de muitas mulheres em que a vontade de ter filhos vem à tona. Não existe data marcada para isto, nem um momento ideal. E, sem dúvida, também não é um desejo universal que acompanha o sexo feminino. Se neste momento a mulher tem um parceiro que compartilha desta mesma vontade, o que acontece? Usualmente ela vai a seu ginecologista, realiza exames de rotina para ver se está tudo bem com sua saúde, inicia com suplementação de vitamina (ácido fólico), suspende o método anticoncepcional que vinha usando e dá início aos trabalhos. Claro, sempre tem aquele casal de vizinhos que engravida logo no primeiro mês, mas isto não é o mais comum!

Então, o que é normal? Até quando se deve esperar? Quantos meses são necessários para que a gravidez aconteça? Sabemos que 85% dos casais vão engravidar em até 12 meses de tentativa. Para aqueles que fecharam um ano e não engravidaram, o ideal é fazer uma consulta médica para iniciar a investigação. Muitos destes casais não têm nenhum problema e logo, logo, estarão grávidos. Outros terão causas leves, mas vários terão de realizar algum tipo de tratamento para obter sua gestação.

Resumindo, o importante é estar atento. Não precisa se estressar caso não engravide de cara, mas também não é aconselhável deixar o tempo correr solto sem procurar orientação.

Postado por Isabel de Almeida-Porto Alegre

Comentários (14)

  • Aline diz: 24 de abril de 2008

    Parabenizamos pela iniciativa dessa equipe e temos certeza que todas as dúvidas serão esclarecidas a contento, pois estamos diante de excelentes profissionais.

  • Saúde e Reprodução diz: 28 de abril de 2008

    Juliana,
    geralmente não investigamos a fertilidade do casal, mas sim a infertilidade, ou seja, caso o casal não obtenha gestação espontaneamente em um prazo de até 12 meses, indica-se uma investigação de ambos.

  • francieli battisti dal-prá diz: 27 de abril de 2008

    parabéns, ótima idéia. Eu e meu esposo estamos esperando a gestação, já passamos pela cirurgia de endometriose com ótimo resultado, porém a gestação ainda não ocorreu. Se puderem falem sobre mulheres que engravidaram após diagnosticar endometriose.

  • Dinorá Oscar Adami diz: 25 de abril de 2008

    Parabéns e bem vindos ao mundo virtual! Assim todos ficam sabendo da competencia da equipe.
    Gostaria que tratassem de endometriose e FIV.
    Grata

  • Juliana diz: 27 de abril de 2008

    Olá, parabéns pela iniciativa. Pergunta: Quais os exames clinicos laboratotias necessários p avaliação qunatidade e qualidade do sistema reprodutor feminino?
    Isso é mt importante p minha decisão em pensar em ter filhos. É um das poucas informações que me faltam p tomar uma decisão.
    obrigada
    Ju

  • Cássia diz: 26 de abril de 2008

    É bom alertar também para que se tome cuidado com médicos que desconsiderem a individualidade das pacientes. Porque alguns médicos chegam inclusive a, antes mesmo de aprofundar os exames necessários e a descobrir o que exatamente a paciente quer, dar OS VALORES dos tratamentos existentes, como se fossem uma simples mercadoria. Aconteceu comigo. E com um médico bastante reconhecido. É importante buscar um médico que a trate como UMA PESSOA, e não simplesmente como MAIS UM CASO MÉDICO.

  • walcyr diz: 26 de abril de 2008

    Prezados Doutores e agora vizinhos virtuais. Parabéns.
    Num momento que vivemos nas “mídias” tantas notícias que findam a esperança, temos agora um espaço sério e competente que visa ir diretamente ao contrário desta “maré”. Através do profissionalismo e da capacidade de comunicação que vocês apresentam, despontam para o sucesso e para um maior reconhecimento, agora mais amplo. Viva.

  • Nilson Rodrigues Filho diz: 27 de abril de 2008

    Boa noite doutores. Após reversão de vasectomia, meu último espermograma apresentou, em 2ml, o total de 12milhões, sendo 10% do tipoA 10% do tipoB. Com esta concentração de espermatozóides de motilidade rápida, apenas com controle de ovulação (sem medicamento) há boa possibilidade de gravidez natural, considerando que minha esposa tem 35 anos? ou é necessário partir para métodos artificiais e, neste caso, qual o mais indicado? Desde já agradeço e parabenizo a iniciativa do

  • Saúde e Reprodução diz: 28 de abril de 2008

    Nilson.
    seu espermograma encontra-se com parâmetros de concentração e motilidade abaixo da normalidade, o que torna a obtenção de gestação mais difícil. É importante manter acompanhamento para ver se estes valores se mantêm estáveis e, caso não obtenha gestação em alguns meses, é de se considerar auxílio com técnicas de reprodução assistida.

  • Márcia diz: 26 de abril de 2008

    Olá, doutores! Parabéns pelo espaço. Eu estou exatamente nesta fase de tentar engravidar. Fiz vários exames que apresentam bom resultados, mas a irregularidade do meu ciclo menstrual leva minha doutora a concluir que eu tenha ovários policísticos. Então, fica aqui uma dica de tema para abordarem no blog. Um abraço, Márcia.

  • Sergio diz: 27 de abril de 2008

    Parabéns que bom estar sempre informado,sobre asuntos atuais na medicina e saude boa sorte na nova etapa

  • Marina diz: 4 de setembro de 2008

    Meu marido tem varicocele… já estamos a quase 2 anos tentando engravidar. Vocês podem abordar este assunto melhor, falando do quanto isso é prejudicial e o que deve ser feito? Muito obrigada.

  • Barbara Anne diz: 1 de junho de 2008

    ola
    gostaria primeiro de parabeniza-los pela iniciativa é bom termos informção ao nosso alcançe.
    ate quando devo esperar?
    tenho endometriose e descobri em novembro do ano passado, de dezembro fiz uma videolaparoscopia para retirada (ela estava em meu ovario ) porem depois da cirurgia ainda sintia muitas colicas então meu medico optou por fazer uso de Zoladex 10.8 duas doses, vou tomar a segunda dia 11/06 e gostaria de saber ate quanto mais esperar para ser mãe ? ja espero a 09 anos
    bjs obr

  • Bianca Mesquita Fiala diz: 31 de julho de 2008

    Oi! adorei ler as informações, descobri por acaso o site, já tem quase 1 ano q parei c/ metodos anticoncepcionais,fiz o exame preventivo e não deu nada anormal + minha gineco pediu uma colposcopia c/ biopsia, gostaria de + informações sobre este assunto será que posso ter cancer de colo de utero, estou preocupadissima se puderem me esclarecer algo agradeço muito, bjs e parabens pelo trabalho.

Envie seu Comentário