Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE

08 de junho de 2008 2

A endometriose está presente em aproximadamente 40% da mulheres inférteis.

A presença de endometriose pode ser suspeitada em mulheres que apresentam dor em baixo ventre e lombar, dor nas relações sexuais e menstruações com muito desconforto. Entretanto, existem mulheres que, apesar de não terem nenhum sintoma, apresentam endometriose em grau avançado.

As alterações na anatomia devidas à endometriose podem causar distorção na forma das tubas uterinas e aderências entre estas e os ovários, dificultando o transporte dos espermatozóides e do embrião. Nas mulheres com pouca ou nenhuma alteração da anatomia, a associação com infertilidade pode estar relacionada a alterações na qualidade dos óvulos, dos embriões ou do local de implantação.

A indicação de reprodução assistida depende da extensão das lesões e da alteração anatômica, bem como da idade da paciente e da presença de outros fatores de infertilidade associados.

Postado por Eduardo Pandolfi Passos – Porto Alegre

Comentários (2)

  • Saude e Reprodução diz: 12 de junho de 2008

    Mônica,
    a endometriose, isoladamente, não causa essas alterações. O que pode ocorrer são outros distúrbios hormonais associados que levem ao aumento de peso e à retenção hídrica.

  • Mônica Mauricio diz: 10 de junho de 2008

    Gostaria de saber se a endometriose causa mudança de peso ou inchaço ?
    Obrigada
    Pesquisei vários sites e nenhum fala.

Envie seu Comentário