Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

LIGADURA DE TROMPAS E FERTILIZAÇÃO IN VITRO

12 de janeiro de 2009 3

 

A realização de ligadura de trompas em mulheres jovens, usualmente abaixo dos 30 anos, ou a formação de novas famílias, faz com que muitas destas mulheres solicitem a realização de cirurgia visando à reconstituição de sua anatomia. Entretanto, sempre surge o questionamento: seria melhor tentar a cirurgia ou realizar direto uma fertilização in vitro?

 

Para responder esta pergunta, é interessante saber quais as chances de gravidez após cada um destes procedimentos. A cirurgia de recanalização tubária nem sempre consegue reconstituir a anatomia normal, mas, quando consegue, as taxas de gestação se equiparam às da natureza, que variam de 10 a 30%, dependendo da idade da mulher. Já com a fertilização, temos a média de gestação de 30% . A diferença é que, uma vez reconstituída a anatomia tubária, estamos na dependência do que as sucessivas tentativas podem gerar. Já a fertilização in vitro nos dá uma chance mais imediata e, havendo embriões excedentes que possam ser congelados, a taxa de gestação pode ser aumentada com a transferência dos mesmos.

 

Por isto, usualmente utilizamos a idade da mulher como marcador para definir se faremos cirurgia ou fertilização in vitro. Em mulheres  até 35 anos, a cirurgia seria interessante, pois, mesmo sem sucesso em um ano,  teríamos a possibilidade de realizar a fertilização posteriormente. É sempre bom lembrar que a chance de reconstituição das trompas depende da técnica utilizada para ligadura, pois em casos nos quais foram retiradas as trompas ou a parte distal da mesmas, é impossível a sua reconstituição.

Já em mulheres acima de 35 anos, a realização de cirurgia pode levar a um período de espera  maior antes da fertilização, o que faz com que a indicação de fertilização seja mais recomendada, pois a chance de gestação começa a diminuir após os 35 anos da mulher.

Postado por Eduardo Pandolfi Passos – Porto Alegre

Comentários (3)

  • janaina diz: 25 de janeiro de 2009

    preciso saber se alguem sabe onde eu posso conseguir um médico para me ajudar a engravidar novamente pois fiz a cirurgia de trompas por favor preciso de ajuda e n ão seu nem por onde começar

  • Aldine Ramos diz: 20 de junho de 2009

    Gostaria de saber onde posso conseguir um médico que possa me ajudar,pois fiz laqueadura,e gostaria de engravidar novamente,mas não sei por onde começar..

  • isabel_almeida diz: 21 de novembro de 2010

    olá
    se você fez a retirada de ambas as tubas, a fertilização in vitro é a alternativa mais viável. Para isto, após exames do casal, você terá seus ovérios estimulados com medicação e os óvulos serão retirados e fertilizados fora do organismo, sendo colocados os embriões dentro do útero alguns dias depois.

Envie seu Comentário